Como conseguir estágio de Técnico em Segurança do Trabalho

Neste texto, daremos algumas dicas de como conseguir estágio de Técnico em Segurança do Trabalho. Se você encontra-se em busca de um estágio, confira!

O estágio obrigatório é um dos requisitos para a conclusão de qualquer curso técnico ou superior. Durante este período o estudante terá contato com a realidade da área de atuação, colocando em prática todo o aprendizado teórico do curso.

Da mesma forma, procede com o curso Técnico em Segurança do Trabalho, onde os estudantes deverão aprender na prática as suas futuras atribuições de quando estiverem diplomados, como a elaboração do PPRA, dimensionamento da CIPAanálise de risco, dimensionamento do SESMT, entre outras.

Tais incumbências, no entanto, não serão complicações para o estagiário, haja vista que tudo terá acompanhamento de um coordenador que orientará o estudante e esclarecerá todas as suas dúvidas.

Talvez, o passo mais dificultoso no estágio obrigatório esteja no seu ingresso, tendo em consideração a acirrada concorrência nesta área em expansão. Por isso, reunimos abaixo algumas dicas de como conseguir estágio de Técnico em Segurança do Trabalho.

1) Tenha um bom histórico:

Devido a enorme concorrência de candidatos à vaga de estágio nas empresas, um dos critérios comumente usados para a escolha do estagiário é o histórico do estudante no curso. Desta forma, é importante que o mesmo tenha boas notas para conseguir o estágio de Técnico em Segurança do Trabalho, mostrando ser um aluno dedicado e competente para exercer as atribuições que lhe forem dadas.

2) Faça cursos complementares:

Um diferencial para se destacar perante os demais candidatos é a formação em cursos complementares, como os que abordam a legislação específica e de áreas similares.

Ademais, destacam-se os cursos em idiomas estrangeiros, como o inglês e o espanhol, frequentemente exigidos na seleção para vagas de estágio em empresas de abrangência internacional.

É importante também que o estagiário tenha habilitação (CNH) para dirigir, pois algumas funções no estágio de técnico em segurança do trabalho podem necessitar do deslocamento do profissional.

3) Elabore um currículo claro e objetivo:

Um currículo para ter notoriedade, além de cursos complementares, deve ser claro e objetivo. Assim, recomenda-se que o estudante se atenha a área desejada para a citação de suas competências. Além do mais, é importante evitar erros ortográficos, pois um bom português é essencial para qualquer tipo de profissional. Leia também: Como fazer Currículo para Estágio.

4) Se informe acerca das regras de estágio na instituição:

As instituições de ensino podem possuir diferentes regras de estágio obrigatório. Por isso, leia atentamente a regulamentação da instituição onde realiza o curso para saber a partir de qual período pode ser realizado estágio e qual é a carga horária exigida.

5) Se atente aos processo seletivos nas grandes empresas:

O estágio em uma empresa renomada pode ser um grande diferencial na hora de se conquistar o seu emprego. Desta forma, fique atento aos processo seletivos destas empresas, verifique como é feita a seleção e se prepare antecipadamente, pois tenha certeza que a concorrência será acirrada.

6) Faça contatos:

Fazer contatos com pessoas da área possibilita maior conhecimento sobre as seleções de estágio que estejam acontecendo, bem como, uma possível recomendação pelo profissional na empresa em que deseja ingressar. Por isso, mantenha bom relacionamento com os professores do curso e participe de eventos para conhecer mais pessoas da área.

7) Se inscreva em sites de vagas para estágio:

Outra dica para conseguir estágio de Técnico em Segurança do Trabalho é se inscrever em sites que permitem o envio de currículos para empresas onde tenham vagas de estágio, como:

  • INDEED (www.indeed.com.br);
  • NUBE (www.nube.com.br);
  • CIEE (www.portal.ciee.org.br);
  • Portal Emprega Brasil (www.empregabrasil.mte.gov.br);
  • Careerjet (www.careerjet.com.br);
  • VAGAS (www.vagas.com.br);
  • Infojobs (www.infojobs.com.br);
  • Jooble (www.br.jooble.org);
  • HireApp (www.hire-app.com.br);
  • Trabalha Brasil (www.trabalhabrasil.com.br);
  • d’hire (www.dhire.com.br);
  • Adzuna (www.adzuna.com.br);
  • BURH (www.burh.com.br);
  • LinkedIn (www.linkedin.com) – Rede de relacionamento profissional e networking.

8) Prepare-se para entrevista:

Algumas empresas selecionam estagiários por meio de entrevistas. Se este for o caso, se prepare com antecedência para os possíveis questionamentos feitos pela equipe de seleção. Leia também: Como se comportar em uma entrevista de emprego.

Estude sobre a instituição que oferta a vaga. No dia da entrevista, é importante ser pontual e estar vestido adequadamente. Durante a entrevista, demonstre conhecimento na área, seja calmo e objetivo.

Gostou do texto? Então, não deixe de compartilhá-lo:

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA