DDS Fim de Ano

A saúde e a segurança do trabalhador durante o período de férias não é menos importante do que em atividade laboral, sobretudo no final de ano, tendo em vista as festividades e os exageros frequentes nas comemorações de fim de ano, evidencia-se a importância de se aplicar um Diálogo Diário de Segurança (DDS) de fim de ano.

Esta preocupação se justifica no fato do fim de ano ser um período de descanso, momento para que o trabalhador renove suas energias e comece o ano com mais disposição, bem como estabeleça novas metas para sua vida.

Porém, ocorre que não são poucos os riscos que podem prejudicar esta renovação e consequentemente, possam prejudicar a sua saúde e integridade. Considerando tais riscos, citaremos alguns aspectos que não podem ficar de fora do DDS de fim de ano.

1) Abuso de álcool

O álcool é considerado a substância entorpecente mais utilizada do mundo. Embora o seu consumo seja permitido, os efeitos e os prejuízos ao organismo não devem ser desconsiderados.

O consumo excessivo de álcool pode causar até a morte, em caso de coma alcoólica. Em outras situações, pode ocasionar manifestações de agressividade e muita ressaca, acompanhada de episódios de depressão e ressentimento moral.

Portanto, para se prevenir destas consequências, é importante evitar o consumo de bebidas alcoólicas ou o seu uso exagerado.

Lembrando, que nem todas as empresas suspendem as suas atividades durante o fim de ano, em alguns casos, a produção e a contratação de mão de obra até aumentam neste período. Portanto, se você trabalha durante esse período, mas um motivo para evitar a ingestão de bebidas alcoólicas.

Vale destacar, que conforme ao Art. 482 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), a embriaguez habitual ou em serviço configura-se falta grave, permissível de demissão por justa causa.

⇒ Leia também: DDS Dezembro Vermelho.

Além disso, segundo o Art. 165 da Lei nº 9.503/1997 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa é infração gravíssima.

2) Estradas

É comum as pessoas viajarem durante o fim de ano. Porém, é importante respeitar os limites de velocidade e em viagens de longo percurso, recomenda-se revezar de motorista. Pois, o cansaço é um fator que recorrentemente vem causando acidentes nas estradas brasileiras.

É importante mencionar no DDS fim de ano, que o trabalhador não deve se esquecer de revisar o veículo, conferindo o funcionamento de todos os seus componentes antes de viajar.

3) Intoxicações alimentares ou Distúrbios Intestinais

Geralmente, as festividades de fim de ano vêm acompanhadas de muita comida, por isso é muito comum ocorrer episódios de intoxicação alimentar e distúrbio intestinal.

Em vista disso, a importância de se verificar a higiene dos alimentos, das instalações e dos utensílios utilizados na preparação das comidas. Bem como, evitar consumir alimentos que ficaram muito tempo armazenados.

4) Fogos de artifício

No fim de ano tem sempre a queima de fogos de artifício. Porém, é importante seguir algumas dicas:

  • Os fogos de artificio devem ser adquiridos em lojas autorizadas;
  • Deve-se ler e seguir as instruções descritas pelo fabricante no rótulo da embalagem;
  • Não soltar fogos de artificio após ingerir bebida alcoólica;
  • Soltar fogos de artificio somente em ambientes abertos, afastado das pessoas e de redes elétricas.

5) Cuidados com a pandemia

O fim de ano é uma época de comemorar com a família e amigos, porém é preciso ter alguns cuidados para evitar a contaminação e a propagação entre os participantes.

Entre os principais cuidados que devemos ter ao comemorar o ano novo durante a pandemia, destacam-se:

  • Estar vacinado contra a Covid-19;
  • Dar preferência a ambientes abertos;
  • Usar álcool em gel e máscara de proteção;
  • Pratos, copos e talheres devem ser de uso individual;
  • Não comparecer à festa se estiver com sintomas gripais;
  • Higienizar as mãos com frequência, usando sabão ou álcool gel;
  • Manter o uso de máscara, retirando-a somente para comer e beber.

Por fim, convém desejar a todos um feliz ano novo! Que tenham um merecido descanso e possam encerrar esta etapa e iniciar a que está por vir, com muita paz, saúde e segurança.

Compartilhe o texto:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais