O que são Agentes Ambientais?

Os agentes ambientais são aqueles que em decorrência da natureza, intensidade ou concentração e tempo de exposição se tornam fontes geradoras de riscos à saúde e segurança do trabalhador. Dessa forma, necessitando serem eliminados ou neutralizados e constantemente, monitorados.

Quais são os agentes ambientais?

Os agentes ambientais podem ser classificados como:

  • Agentes físicos: São as diversas formas de energia que possam estar expostos os trabalhadores, tais como: ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, radiações não ionizantes, bem como o infra-som e o ultra-som.
  • Agentes químicos: São substâncias, produtos ou compostos químicos que possam penetrar o organismo pela via respiratória, o contato direto ou através da absorção pela pele ou por ingestão.
  • Agentes biológicos: São os microorganismos que podem contaminar os trabalhadores, como as bactérias, os fungos, os protozoários, vírus, entre outros. Esse tipo de agente ambiental são causadores de doenças, que dependendo da gravidade, podem incapacitar temporariamente o empregado para o trabalho ou até mesmo reduzir sua capacidade laboral.

Os agentes ambientais citados, são fundamentados pela Norma Regulamentadora nº 09. Conforme dispõe o subitem 9.1.5 da NR-09:

9.1.5 Para efeito desta NR, consideram-se riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador.

Por fim, mas não menos importante, existe também os agentes ergonômicos e mecânicos (acidentes), citados a seguir:

  • Agentes ergonômicos: Tratam-se de circunstâncias do ambiente de trabalho que possam ocasionar distúrbios físicos, psicológicos e fisiológicos no trabalhador.
  • Agentes mecânicos ou de acidentes: Tratam-se de circunstâncias do ambiente de trabalho que possam contribuir para a ocorrência de acidentes de trabalho.

Leia também:

Portanto, para miniminizar a probabilidade de exposição dos trabalhadores aos agentes ambientais e principalmente, de ultrapassar os limites de exposição, ações preventivas devem incluir o monitoramento periódico da exposição, a informação aos trabalhadores e o controle médico.

Compartilhe o texto:

1 Comentário

  1. Ótimo artigo, o site me ajuda com muitas dúvidas. Será que poderia fazer, uma publicação sobre equipamentos de medição e certificado de calibração?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais