Como saber se a CAT foi registrada no INSS

Hoje, atendendo a uma pergunta do leitor, trataremos como saber se a CAT foi registrada no INSS.

É dever da empresa emitir a CAT (Comunicação de acidente de trabalho) sempre que acontecer um caso de acidente de trabalho, doença ocupacional ou morte.

A CAT é um documento importante tanto para o trabalhador quanto para a empresa, pois é com a emissão desse documento que o governo tomará conhecimento dos acidentes, doenças ou morte no ambiente de trabalho, ademais, é também através desse documento que o trabalhador poderá solicitar o beneficio previdenciário mais adequado para o seu caso.

Além da empresa, também estão autorizados a emitir a CAT o próprio trabalhador, seus dependentes, o sindicato, o médico que o assistiu e ainda, todos aquelas autoridades públicas mencionadas no Art. 22 da lei 8.213.91.

O registro da CAT deve ser feito preferencialmente online, no site do INSS, desde que preenchidos todos os campos obrigatórios. Todavia, na impossibilidade de enviar a CAT online, é possível imprimir no site o formulário em branco para ser preenchida manualmente.

Para saber se a CAT foi registrada no INSS basta acessar o aplicativo e inserir os dados informados quando da abertura da CAT, tais como:

  • Número da CAT;
  • Dados do emitente;
  • Dados do acidentado;
  • Dados do empregador.

Como verificar se a CAT foi registrada

Conforme mencionado, para verificar se a CAT foi registrada é preciso acessar o sistema da Previdência Social e o aplicativo disponibilizado online para emissão e consulta da CAT.

Feito isso, de posse dos documentos utilizados para fazer o registro, é necessário inserir no sistema os dados solicitados dos referidos documentos, por exemplo: dados da empresa, dados do segurado, número da CAT (se houver) ou número do PIS.

No entanto, caso a consulta online da CAT não apresente resultados, é possível comparecer diretamente no INSS e apresentar algum dos dados utilizados para a abertura da CAT, pois é através dessas informações que o funcionário da Previdência Social irá poder consultar no sistema se a CAT foi realmente registrada.

Contudo, no endereço eletrônico do INSS é possível obter todas as informações quanto a CAT registrada, basta para isso acessar o sistema e informar corretamente os dados solicitados.

Atentamos para o fato de que sempre ao proceder o registro da CAT online, sejam observados e preenchidos cuidadosamente cada campo solicitado, do contrário, qualquer erro ou informação equivocada ficará registrado no sistema da Previdência Social.

Caso exista alguma informação errada, ou algum dado registrado de forma equivocada no sistema da Previdência Social, a consulta ao registro da CAT será prejudicada e retornará negativa, com isso, será obrigatória a presença física nas agencias do INSS para verificar o ocorrido e informar os dados corretos.

Em suma, para verificar se a CAT foi registrada, basta acessar o aplicativo online do INSS e inserir nele os dados solicitados, ou ainda, caso não se obtenha sucesso na consulta online, comparecer pessoalmente nas agências do INSS, portando os documentos necessários para informar os dados corretamente ao atendente.

Veja também

Gostou do texto? Então, não deixe de compartilhá-lo:

Comentários

  1. Wellington

    Boa tarde. Tive um corte. No dedo… E tomei 5 pontos Na empresa fiquei 10 dias afastado do trabalho queria saber se eu tenho estabilidade ou não ….

    Responder
    1. EUMAR J. C. PESSETI

      BOA NOITE,
      NÃO, PARA FAZER JUS A ESTABILIDADE PROVISÓRIA O EMPREGADO DEVE PERMANECER AFASTADO POR MAIS DE 15 DIAS PELO INSS.

      Responder
  2. JOSE GONCALVES DE LIRA FILHO

    boa noite?
    o sindicato abriu mina cat e o médico assinou mais o sindicato não finalizou oq e que eu posso fazer ?

    Responder

Comentário

CAPTCHA