Prazo para sacar o FGTS após demissão

Saiba o prazo para sacar o FGTS após a demissão. Confira o texto!

Após a dispensa, o trabalhador tem direito ao saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS, que consiste em uma poupança acumulada decorrente de uma contribuição mensal obrigatória por parte do empregador, proporcional ao salário percebido e ao tempo de serviço do empregado cuja carteira é assinada.

Embora seja responsabilidade da empresa garantir o referido benefício, é importante que o trabalhador saiba o prazo para sacar o FGTS após a demissão, para que não perca seu direito devido a inércia.

Prazo para sacar o FGTS após demissão

A comunicação da rescisão do contrato à Caixa Econômica Federal deve ser feita pelo empregador, através do Canal Conectividade Social. No caso de omissão do responsável, o trabalhador demitido poderá solicitar o saque do benefício em até 5 dias úteis, comparecendo no banco, portando os documentos necessários.

A lista dos documentos a serem apresentados varia de acordo com o tipo de rescisão efetivada, podendo ser consultada no link: www.caixa.gov.br.

Se a comunicação for feita pela empresa, a mesma deverá fornecer ao empregado demitido, em 10 (dez), além de toda a documentação referente a rescisão, uma Chave de Identificação, cuja apresentação é obrigatória para o saque do benefício a partir da data constante na mesma. A Chave de Identificação tem o prazo de validade de 30 (trinta) dias, sendo necessária uma nova após o seu vencimento.

Assim, é de se afirmar que o prazo para sacar o FGTS após a demissão depende da validade da chave, frisando, desde já, a importância do saque no prazo, para que não seja necessária uma nova emissão e o trabalhador não tenha a efetivação do seu direito retardada.

Ressalta-se que se a empresa rescindente não respeitar os procedimentos, o trabalhador demitido terá até 5 (cinco) anos para reclamar as parcelas rescisórias junto a Justiça Trabalhista, entre elas o FGTS.

Leia também:

Hipóteses de saque antecipado

Em algumas hipóteses, é possível que o trabalhador faça o saque antes do contrato ser rescindido. Como exemplos, citamos:

  • A demissão sem justa causa;
  • Quando houver falência da empresa;
  • Saque para financiamento ou compra de casa nova, se o trabalhador possuir 3 anos de trabalho sob o regime celetista, ainda que em diferentes empresas;
  • Necessidade por desastre natural;
  • Quando houve falecimento do trabalhador;
  • Após os 70 (setenta) anos de idade;
  • Portadores de doenças graves (HIV, câncer) ou em estágio terminal.

Prazo para sacar o FGTS depois da homologação

Após a entrada em vigor da Reforma Trabalhista, a homologação pelo Sindicato ou MPT dos desligamentos dos contratos com duração acima de 1 (um) de trabalho deixou de ser obrigatória. Assim, não há que se esperar a validação da rescisão por parte dos citados órgãos para que o trabalhador compareça a Caixa Econômica Federal e efetue o Saque do FGTS.

Compartilhe o texto:

30 Comentários

    1. Sim, o abandono de emprego superior ao prazo de 30 dias enseja com que o empregador venha a rescindir o contrato de trabalho por justa causa. Dessa maneira você não terá direito ao saque do FGTS.

  1. Qual o prazo máximo para o saque do FGTS? Estava de licença não remunerada no exterior e no meio da viagem fui demitido sem justa causa, então os valores estão “liberados” no site do FGTS mas a chave já venceu.
    Poderei sacar este valor após 7 meses? Qual o prazo máximo para o saque ?

    1. Olá, João.
      Procure o consulado brasileiro no país em que está é se informe. Existe a possibilidade de realizar este saque através do consulado. Se informe no site da Caixa Econômica Federal

  2. Boa tarde minha situação foi pra justiça e fizemos acordo a empresa pagou o acordo e me deram as guias para sacar o fgts e dar entrada no seguro desemprego porém o prenchimento das guias estavam errado e não consegui sacar e ligo todos os dias nao me atende e quando atendem falam que vai retorna e nunca retornam ja mas de um mes sendo que o juiz determinou pra me entregarem a documentação ok no prazo de 10 dias oque devo fazer

  3. Eu pedi pra sair e fiz acordo mas no dia da homologação a minha patroa me pagou um valor constando como FGTS no papel não me deu a chave pra eu sacar e não me explicou mas nada por eu não entender achei que estava certo. Eu tinha 1 ano e 5 meses de carteira assinada e sai em novembro de 2017 já tem 7 meses que isso ocorreu. Eu consultei ontem pela internet meu FGTS e tem um valor lá como eu faço pra conseguir esse valor é como vou explicar toda essa situação a minha ex patroa de forma que eu consiga os meus direitos e a conseguir a minha chave?

  4. O bom dia entao fui demitida sem justa dia 08/06/18 porem tenho 2 fgts pra pega pq a empresa trocou o cnpj ja peguei a chave de uma, na homolagaçao e da outra eles falaram que ainda nao sabia o valor e iria entra em contato comigo pelo telefone ou email pra poder me enviar a outra chave mais ate agora nada ja vai fazer um mes dia 8 como proceder

  5. Boa tarde!
    Fiz a recisão de comum acordo com a empresa dia 04/07/2018,fui assinar hj os documentos e me deram a chave,com quantos dias posso ir sacar meu FGTS?
    To confusa

  6. Bom dia, fui demitido no dia 11 de julho e a empresa pagou a recisão no dia 20 de julho, ela tem o prazo de quantos dias para liberar a chave para que eu possa sacar o FGTS.

  7. Eu recebir minha folha do FGTS para está indo na Caixa econômica federal para estar sacando, eu gostaria de saber em até quantos dias eu posso ir na Caixa após a liberação do FGTS?? Por exemplo vai ser liberado dia 29/08 qual Prado eu tenho para estar indo ao banco??

  8. Boa tarde, o que fazer na seguinte situação.
    Contrato de trabalho encerrado, sem baixa na carteira, em virtude de “quebra”! da empresa. No dia posterior à rescisão, fui contratada por uma outra empresa. Na época não foi possível encontrar nem sinal de fumaça da empresa que não deu baixa e nem fez o acerto comigo. Isso foi em 31 de julho de 2016. Gostaria de saber como faço pra sacar o FGTS que deveria ter sacado em virtude daquela demissão sem justa causa.
    Desde já muito obrigada.

  9. Oi
    Fui demitido a 3 meses e ainda n recebi a chave FGTS, falei com o antigo empregador ele liberou a chave , tenho os documentos seguro desemprego em mãos ,… Será possível receber o FGTS e o seguro desemprego ?

  10. Fui demitida sem justa causa há quase 40 dias. Já foi pago a rescisão, porém até agora nada de liberarem o documento pra sacar meu FGTS. Eu tô desesperada. Tenho um bebê de 1 ano e tô sem dinheiro. Ligo pra empresa e só dá ocupado.

  11. Fui demitodo sem justa causa, homologuei no escritorio da empresa, me deram a chave do meu fgts com data marcada para sacar e do meu seguro desemprego. Alguns dias depois fui imformado que precisaria fazer um exame toxicologico. Eu queria saber se isso me empede de sacar meu fgts uma vez que eu já homologuei e foi dada baixa em minha carteira. Obs: não solicitaram de eu fazer exame admisional quando contratado e só me imformaram do exame toxicologico 1 dia antes de eu ir sacar o fgts coisa q eu não fiz por ter de ir até uma clinica fazer o exame o qual não consegui fazer por não ter pelos no corpo no comprimento exigido para fazer a coleta para o exame. O que eu posso fazer

  12. Fui mandado sem justa causa meu aviso previo acabou dia 23/11 e ja estamos no dia 4 de dezembro e a empresa nao me deu os papeis para dar entrada no seguro desemprego e tambem o fgts .. esta certo ou ela tem um prazo para me entregar esses papeis lembrando que ainda nao recebi nada nem a recisao

  13. Bom dia.
    Com relação a PERICULOSIDADE?
    Qual é o tempo para que tenha o reconhecimento pelo INSS para uma aposentadoria especial……?
    No caso do funcionário público a insalubridade é de 5 anos, digo a cada 5 anos contabiliza menos 1 e na periculosidade e verdadeiro o que se fala , a cada 3 diminui 1 ?

    Obrigado pela atenção.

  14. Boa tarde

    Fui demitida sem justa causa, depois de um ano de serviço e ja esta fazendo um mes que fui desligada da empresa e ainda nao liberaram a chave pra receber o fgts. Quanto tempo tenho pra receber ???

  15. Fui demitida e minha chave estava agendada para saque a partir do dia 28/12 fui na agencia e falaram que o governo nao liberou e que eu tinha que voltar dia 02/01/2019 cheguei na agencia da caixa e veio a mesma desculpa, o que fazer nesse caso?

  16. oi boa tarde ,fui dispensada antes de acabar a minha experiencia,portatanto guando minha patroa me dispensou falou que eu nao tenho direito aos 40% e fui dispensada sem justa causa e ela ainda nao deu baixa na dispensa da caixa.quero saber o que tenho que fazer pra receber esse dinheiro.sou empregada domestica.

  17. Boa noite meu irmão tem um fundo de garantia para pegar está liberado pra ele mais no momento ele não está preso por quanto tempo vai está disponível para ele receber

  18. Fui demitida sem justa causa . Dia 31.01 .2019. A empresa fez a homologação., mas ainda não deu baixa na carteira , inclusive esta com eles. E não recebemos a documentação pra saque do fgts, ja que nem foi dado baixa na carteira. O que fazer. Não nos dão satisfação nenhuma. Estamos sem pagamento. Sem poder da entrada no seguro desemprego. Sem poder receber fgts. Porque não enviam a chave.

  19. Minha mulher pediu demissão Já fez três ano fui na caixa recebe o dinheiro eles falou so vai poder recebe no mês do aniversário dela é verdade isso

  20. Boa tarde já faz 5 meses que eu saí da empresa sem justa causa ,e eu tinha um empréstimo do qual quero quitar para poder sacar o fgts ,posso usar a mesma chave que foi concedida pela empresa de quando fui desligado ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais