Como calcular PPP para aposentadoria

Hoje, o texto é sobre como calcular PPP para aposentadoria. Veja como é calculado o tempo de PPP para fins de aposentadoria.

A sigla PPP refere-se ao Perfil Profissiográfico Previdenciário, é um documento que contém o histórico laboral do trabalhador. A própria palavra “profissiográfico” tem esse significado; nos termos do dicionário ela significa “relativo ao registro de tudo o que é relativo à atividade profissional”.

O PPP contém informações básicas como os dados administrativos e cadastrais da empresa e do empregado, os registros ambientais, os resultados das monitorações biológicas e as informações sobre os responsáveis pelos dados.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) utiliza o PPP para analisar o exercício de atividade sob condições especiais e verificar seu cômputo nas aposentadorias especiais ou aposentadorias comuns com utilização de tempo especial.

De acordo com a Instrução Normativa nº 77 PRES/INSS, de 2015, a concessão da aposentadoria especial dependerá de caracterização da atividade exercida em condições especiais que prejudiquem a saúde ou a integridade física, durante o período de 15, 20 ou 25 anos.

Essa caracterização pode ser realizada de acordo com a categoria profissional, desde que respeitado o limite até 28/04/1995 ou por exposição a agentes nocivos químicos, físicos, biológicos ou a associação de agentes prejudiciais à saúde ou à integridade física, sem limite de data estabelecido pela legislação.

Se as informações do PPP estiverem de acordo com o disposto, será verificado qual o benefício requerido pelo trabalhador. Se o requerimento se refere à aposentadoria especial, será necessário verificar em qual das faixas o segurado se encaixa de acordo com a exposição sofrida, podendo ser 15, 20 ou 25 anos.

Feito isto, para que os requisitos sejam cumpridos e haja, de fato, direito à aposentadoria especial, será necessário que todo o período tenha sido trabalhado sob condições especiais, ou seja, se a aposentadoria especial pleiteada é a aposentadoria de 15 anos, é obrigatório que o trabalhador comprove 15 anos de trabalho submetido aos agentes nocivos correspondentes.

Quando um trabalhador tem um período trabalhado com exposição a agentes que assegurem o direito à aposentadoria especial, mas não possui o tempo suficiente para caracterizar a aposentadoria especial, esse tempo não será descartado, mas, sim, convertido e somado ao tempo comum. Conforme a tabela abaixo, veja como calcular o PPP para a aposentadoria:

como calcular ppp para aposentadoria

Essa tabela apresenta os índices de conversão de tempo especial para tempo comum, de acordo com a aposentadoria que o segurado teria direito caso tivesse completado todo o período como especial.

Para facilitar, suponha que um trabalhador deseje se aposentar por tempo de contribuição, cujo tempo exigido é 35 anos. Contudo, por um período de 9 anos ele exerceu atividade em condições de trabalho que prejudiquem a saúde ou a integridade física. Essa atividade, se tivesse sido exercida continuamente, daria o direito a uma aposentadoria especial de 20 anos, logo, o trabalhador tem direito à conversão desse tempo.

Dessa forma, o cálculo do tempo de contribuição referente a esse período se daria da seguinte forma:

9 (tempo de atividade especial) x 1,75 (índice correspondente aos benefícios envolvidos) = 15,75

Assim, em razão de ter trabalhado 9 anos em condições especiais, o segurado teria direito ao cômputo de 15,75 anos a serem considerados num benefício de aposentadoria por tempo de contribuição comum.

Veja também

Gostou do texto? Então, não deixe de compartilhá-lo:

Avalie esta publicação:

(Ainda sem avaliações)
Loading...

Comentários

  1. Marivaldo mendo

    Estou tentando a aposentadoria por tempo de serviço ou de contribuiçao mais nao consigo nem uma nem outra o que acontece com a previdencia social que nega todos os direitos que temos posso saber

    Responder
  2. Flavio guilherme mello silva

    Tenho 33 anos de contribuição e 52 de idade.desses 33 anos de contribuição, 23 sao insalubres. Já tenho o ppp em maos,fornecido pela cia. em que trabalho atualmente (cedae).quanto tempo seria acrescido,para aposentadoria por tempo de contribuição comum?
    Obs:sao 23 anos seguidos de atividade insalubre.

    Responder
    1. Paula Regina Braga

      Boa tarde Flavio!

      Vai depender do grau de insalubridade.
      Mas, ainda que seja no grau mínimo, que é de 25 anos, o Senhor já tem tempo suficiente para dar entrada em seu requerimento, considerando as informações dadas.
      Conversão de tempo especial (25) para comum (35) – 23 (tempo de atividade especial) x 1,40 (índice de conversão) = 32,2 anos a serem preenchidos para concessão da aposentadoria.
      Sugiro contratar um advogado para analisar os documentos para verificar a viabilidade do Senhor aposentar neste momento, pois algumas vezes é necessário contribuir mais um pouco para compensar o valor do benefício.

      Responder
    2. Paulo

      Tenho 34 anos de contribuição, 27 anos de insalubre e 56 anos de idade.
      Possuo ppp em mãos fornecido pela Cia (CEDAE).
      Quanto tempo seria convertido para aposentadoria comum? Já tenho tempo suficiente?

      Responder
    3. Maria Jose Felix da silva

      Eu tenho 59 e tem pop mais quando eu vou no inns eles disse que ainda não tenho tempo, e eu tenho 59+ 40 de contribuição+ pop ?

      Responder
  3. Marcio Cordeiro

    Bom dia; tenho de contribuição pagos 31 anos de serviço e minha idade 54 anos. trabalhei na Companhia Telefônica 1989 a 1999 como Cabista subterrâneo ; manutenção em luvas de chumbo,
    apos 02 de dezembro de 1999 passei para cargo de técnico telecom e depois inicio 2000 Técnico LP
    de Dados, o serviço somente na rede aérea exposto em alguns instante próximo a rede elétrica da
    Eletropaulo .Eu consigo complementar 35 anos de serviço usando o PPP.

    Responder
    1. Paula Regina Braga

      Boa tarde Senhor Marcio!

      Para trabalhadores em atividade insalubre e/ou perigosa o tempo é reduzido, conforme o caso em 15, 20 ou 25 anos, o que muito provavelmente se aplica no teu caso, pela descrição de suas atividades, mas é necessário analisar o PPP.
      Sugiro que procure um advogado para que ele possa te assessorar a juntar todos os documentos necessários para fazer esta análise, e se for o caso, dar entrada em seu requerimento.

      Responder
  4. João Marcondes de Castro Netto

    Boa noite sou João tenho 27 anos e 2 meses de registro em carteira, sendo 09 anos e 09 meses em trabalho insalubre, continuo contribuindo porém através do carnê .Já entrei em contato com as empresas para encaminhar o PPP dos 09 anos e 09 meses. Esse período quando eu for m aposentar por tempo trabalhado conta como especial?

    Responder
  5. ANTONIO JOSE R DOS SANTOS

    Bom dia sou Antonio trabalhei por 29 anos 3 més em metalugica como manutenção mecanica eletrica hidralhica e pneumatica quando pedi o ppp veio com um valor de 80 deserbes gostaria de saber se isso esta certo obrigado

    Responder
  6. Graciela

    boa noite, tenho 45 anos e trabalhei no Exercito Brasileiro por 7 anos e 16 anos na assistencia farmaceutica de prefeitura em ambiente insalubre. Sendo que 3 anos destes trabalhados coencidiram entre os dois locais de trabalho. Gostaria de saber se soma os anos que coencidem ou eu perco. E também se tenho direito a aposentadora especial.

    Responder
  7. Roberto

    Bom dia!
    Trabalhei de 89 a 2002 na construção de canais de esgoto como técnico. executava revisão de projetos, acompanhava escavações, concretagem , montagem da ferragem e demais serviços da função. favor se possível informar se tenho direito a tempo adicional.
    Grato,

    Responder
  8. Evangelista Pereira Vieira

    Boa tarde, Sou o Evangelista, tenho 48 anos, 32 anos trabalhados e 16 insalubres como ficaria meu calculo?

    Responder
  9. zilda ribeiro pales

    boa noite tenho 63 anos trablho na vacina desde de 1997 tenho direito de aposentar por tempo de serviço pelo o ppp

    Responder
  10. vanilda silva santos

    Boa noite, tenho 20 anos que trabalho em fábrica de sapatos, exposto a ruídos e produtos químicos. Quando posso dá entrada a aposentadoria.Tenho 40 anos.

    Responder
  11. Alexandre de Andrade Leal

    Boa noite. Tenho 44 anos. Trabalhei durante 18 meses em refinaria de prata (sem insalubre) , 11 anos em manutenção hospitalar (insalubre) e 10 anos como operador de caldeira (periculosidade). Quando poderei dar entrada na minha aposentadoria. E posso tentar correr atrás dos 18 de insalubre?

    Responder
  12. Joelson Ferreira

    Bom dia ! Trabalho na área de saúde recebo insalubridade a 17 anos e trabalhei mais 05 em lugar não insalubre. nesse casso como seria esse calculo pela tabela do ppp.E quanto tempo restaria para minha aposentadoria.Desde ja agradeço.

    Responder
  13. Joelosn Ferreira da Silva

    Boa tarde! tenho 53 anos a 17 anos que trabalho na área de saúde recebo insalubridade e 05 não trabalhei em área insalubre, em total de 22 anos de contribuição. como ficaria nesse caso pela tabela do ppp, e quanto tempo eu me aposentadoria.

    Responder
  14. Robson

    Boa tarde , tenho 54 anos a a 24 anos trabalho como garagista e recebo insalubridade e total de 32 anos de contribuição, no meu caso como ficaria pela tabela do PPP e quanto tempo eu me aposentaria? obrigado .

    Responder
  15. JOSE CARLOS DO NASCIMENTO

    TENHO 33 ANOS QUE TRABALHO COM INSALUBRE E TENHO 49 ANOS POSSO APOSENTAR TENHOS OS PPPS
    DA EMPRESA QUE TRABALHEI E DA ATUAL

    Responder
  16. Edimilson Nascimento

    Boa noite!! Trabalhei de 1989 até 2016 em hospital como tecnico de enfermagem, hoje enfermeiro há 03 anos, já estou com os meus ppps, minha idade 49 anos e 08 meses.

    Responder
  17. Ana claudia

    Boa noite .O meu Pai aposentou esse mes por tempo de contribuição, (ele tem 35 anos e 3 meses) .Porem a empresa que ele trabalha a esse tanto de anos nao deu o PPP para incluir no pedido da aposentadoria,sendo que o salario dele é de 1.200,e foi concedido a aposentadoria de apenas 954.00.Neste casa tem como recorrer e incluir o PPP?ele trabalha em fabrica com muito ruidos,e tem o PPP ja em maos.estamos sem saber como agir. Pois ele sempre contribuiu alem do valor do salario minimo.ele deu baixa ao longo dos anos e sua ultima assinatura na carteira foi no ano de 2001.
    Desde ja aguardo o retorno .obrigada

    Responder
  18. Claudio Sales

    Bom dia!
    Irei completar 25 anos de serviço público e recebo insalubridade desde quando eu entrei..
    Qual é o calculo que eu faço para saber se tenho direito a aposentadoria especial?
    Obs: eu recebo o limite maximo de insalubridade!!
    Grato!

    Responder
  19. Eliane

    Boa tarde trabalhei 9 anos em UTI recebia insalubridade. E mais 5 anos em outras atividades nao insalubre no momento trabalho em uma unidade de saude ja estou neste trabalho ha 12 anos como faco pra fazer a conversao? Eu tenhi direito nos 9 snos?? Obrigada

    Responder
  20. Valtair jose

    Tenho vinte nove anos contribuição inss e 58 anos de idade e tenho dez anos trabalho como lubrificador e frentista e mais PPP outras funçoes como motorista e aux serviços geral. qual possibilidade de conseguir aposentadoria tempo serviços

    Responder
  21. Andréia de Camargo

    Tenho 29 anos e cinco meses de contribuição tenho 49 anos de idade e insalubridade de 20% posso aposentar por tempo de contribuição e não pela a aposentadoria especial???

    Responder
  22. Clelia moreira

    Tenho 27 anos trabalhado, posso utilizar a ppp para completar a aposentadoria por tempo de contribuição, tenho 49 anos

    Responder
  23. Ivonete Santana

    Tenho 56 anos de idade e 28 anos e 5 meses de contribuição, porém trabalhei por 18 anos comprovados em carteira, em condições de exposição a produtos quimicos nocíveis a saúde e também a altos ruídos e poeiras, sem contar as máquinas perigosas que operava, na época,18 anos atrás a empresa não era obrigada a conceder o ppp, solicitei agora e me deram,o inss já me fez recorrer 2x, alegando documento incorreto,uma das empresas nega assinatura do médico, dizendo que tem proteção por lei de fornecer este dado. Será que é necessário resolver isto atraves de um advogado? Eu tenho direito a esta aposentadoria especial? Obrigada

    Responder
  24. Agnaldo LOPES da silva

    Tenho 53 anos de idade e 28 anos de contribuição sendo 23 em área insalubre gostaria de saber se posso apresentar

    Responder
  25. Rose Aparecida Pinheiro

    Boa tarde…tenho 48..anos…25 de contribuição. Sendo 9 anos em uma empresa de químicos…quanto tempo falta para me aposentar…A empressa fornece o ppp. .obrigada. ..Rose.

    Responder
  26. Rozelei

    olá, eu tenho quase 24 de contribuição, trabalhei em hospitais e ambulatório de empresas, recolhi todos os pps que eu pude, algumas não consegui encontrar, já deixei tudo no inss, vai esperar o perito analisar, será que consigo? obrigado,

    Responder
  27. Umberto

    Ola boa noite, tenho 54 anos e 33anos de contribuiçào porem, tenho Sb40 metalurgica durante 7 anos e 15 anos ppp offshore posso dar entrada aposentadoria especial

    Responder

Comentário

CAPTCHA