O que é LMERT?

A sigla LMERT se refere às Lesões Músculo Esqueléticas Relacionadas com o Trabalho.

As lesões músculo esqueléticas relacionadas com o trabalho consistem em um grupo de doenças classificadas como inflamatórias que acometem o sistema locomotor devido a fatores presentes no ambiente laboral. Vale acrescentar que quando se fala em sistema locomotor, estamos apontando os músculos, os ossos, os ligamentos, cartilagem, nervos, tendões e vasos sanguíneos.

Durante a execução das atividades laborais, poderá ocorrer repetições, esforços, erros, má postura, enfim, estes fatores estão intimamente relacionados com o aparecimento de diversas lesões músculo esqueléticas.

As Lesões Músculo Esqueléticas Relacionadas com o Trabalho – LMERT afetam a saúde do trabalhador, prejudicando a qualidade de vida no trabalho, por isso são consideradas uma das maiores agravantes à saúde do trabalhador.

Quais são as LMERT?

As lesões músculo esqueléticas são variadas, porém as áreas mais afetadas são principalmente as articulações (cotovelo, pulso, mão, pescoço, ombro, joelho), os membros superiores e inferiores e a coluna. Veja abaixo quais são as principais LMERT:

  • Tendinopatias ou tendinites: inflamação em tendões ou ligamentos. As tendinites mais comuns são as do manguito rotator, de coifa, do supraespinhal e da patela;
  • Síndrome do túnel do carpo: é uma neuropatia, em que ocorre uma compressão no nervo mediano, quando próximo ao punho;
  • Síndrome do pronador redondo: também uma neuropatia compressiva do nervo mediano, próximo ao cotovelo;
  • Lombalgia: dor na região lombar da coluna;
  • Cervicalgia: dor na região cervical da coluna;
  • Epicondilite e Epitrocleíte: conhecida como cotovelo de tenista, também acomete trabalhadores e consiste em uma inflamação nos músculos e ligamentos do cotovelo.

Causas das LMERT

Já fora mencionado que as atividades repetitivas, a sobrecarga, o esforço e a má postura na execução das tarefas laborais estão relacionadas ao desenvolvimento das LMERT, porém cabe acrescentar que há diversos fatores de risco que contribuem na ocorrência desta condição. Então, confira a seguir alguns fatores de risco:

  • Fatores físicos: vibração de corpo inteiro ou da mão e braço, pressão causada pelo frequente uso de ferramentas, oscilação de temperatura (frio) e umidade, inadequação de vestimenta, falta do uso de EPI, forma de execução da tarefa, etc;
  • Fatores mecânicos: alto esforço físico, sobrecarga, quedas, arranhões, cortes ou pancadas, choques e impacto;
  • Fatores organizacionais que afetam psicologicamente: alta exigência, monotonia, pressão de prazo, excesso de horas extras, ritmo elevado, ausência ou escassez de apoio mútuo entre a equipe ou chefia, insatisfação no trabalho, falta de motivação, falta de segurança no trabalho, inadequação das condições de trabalho;
  • Fatores individuais: idade, predisposição genética, perfil subjetivo, falta de capacidade física ou condicionamento físico, condição de obesidade, tabagismo, alcoolismo, etc.

Sintomas das LMERT

Sabemos que LMERT não se trata apenas de um tipo de patologia, as várias lesões podem afetar diferentes áreas do corpo, diferentes sistemas, por isso os sintomas podem ser distintos em alguns aspectos. No entanto, há sintomas comuns basicamente em todas as lesões músculo esqueléticas, confira quais são:

  • Dor localizada e irradiada;
  • Formigamento ou dormência;
  • Fadiga;
  • Desconforto
  • Perda da força local;
  • Perda de flexibilidade ou amplitude do movimento.
Como prevenir as LMERT

Há algumas medidas de prevenção que podem ser adotadas pela empresa e outras pelo próprio trabalhador. Uma forma de prevenção das LMERT é investir em ações frente à conscientização e educação, isto é, os gestores através do SESMT ou parcerias profissionais, treinar os trabalhadores a como executarem as tarefas das melhores formas possíveis, para que haja menos impacto e esforço, bem como educar a postura, a movimentação e ainda, promover avaliações buscando estabelecer maneiras de reduzir o esforço muscular.

Além disso, a empresa consegue prevenir diversas lesões e acidentes quando proporciona qualidade de vida no trabalho e boas condições no ambiente, isto é, proporcionando organização, acessibilidade, mobília adequada, adequação nos equipamentos, higiene, iluminação adequada, umidade, entre outros.

O trabalhador pode fazer sua parte na prevenção contra LMERT ao adotar um estilo de vida saudável, o que inclui não fumar, alimentar-se bem, moderar no consumo de álcool, cuidar da saúde mental e praticar atividade física regularmente a fim de obter fortalecimento, flexibilidade e capacidade aeróbica.

Compartilhe o texto:

1 Comentário

  1. Qual a prevenção para fatores organizacionais que afetam psicologicamente os trabalhadores?
    (alta exigência, pressão de prazos, ritmo elevado, ausência ou escassez de apoio mútuo entre a equipe e a chefia, falta de motivação, metas ousadas ou inatingíveis e ……….)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais