DDS Qualidade de Vida

Infelizmente, há muitas pessoas que levam uma vida sem qualidade. Quantas pessoas você conhece que apenas sobrevivem e deixam de viver verdadeiramente? O que isto quer dizer é que o dia a dia, os afazeres, as obrigações, os papeis desempenhados acabam fazendo com que muita gente “viva” no automático, esquecendo-se da saúde, do bem-estar, dos prazeres, das relações interpessoais.

Muita gente vive para trabalhar quando, na verdade, o trabalho deve ser uma fonte de realização pessoal e financeira que proporciona possibilidades, de forma que não deve prejudicar ou afetar a saúde e a segurança da pessoa.

O principal ponto deste DDS qualidade de vida é muito além de explanar do que se trata a qualidade de vida, demonstrar a maneira e a importância de uma vida de qualidade.

O que é qualidade de vida?

O termo qualidade de vida é usado no âmbito da administração de empresas, da psicologia do trabalho e é bastante conhecido pela sigla QVT que expressa “qualidade de vida no trabalho”, é definida como aquilo que possibilita o atendimento das necessidades e aspirações do ser humano a partir da sua atividade profissional.

Uma empresa é capaz de proporcionar qualidade de vida a seus trabalhadores através de um conjunto de ações e ideais que visam à melhora das condições de trabalho, tanto as físicas como as comportamentais, a fim de que a saúde, a segurança e o bem-estar do trabalhador sejam preservados.

Este DDS qualidade de vida se importa em destacar que a qualidade de vida nada tem a ver com luxo, conforto financeiro, bens materiais, viagens internacionais, enfim, mas sim a capacidade de viver plenamente, ou seja, da melhor maneira possível de acordo com os recursos que se possui.

Como viver com qualidade

Sabe-se que a correria do dia a dia e as prioridades dificultam a capacidade de a pessoa reservar um tempo para si. Por outro lado, todos sabemos que a frase popular “quem quer dá sempre um jeito” é totalmente verdade, ou seja, pessoas que vivem com qualidade sempre buscam maneiras de adequar a rotina para que haja tempo suficiente para cuidar da saúde. Veja abaixo algumas dicas de como fazer acontecer:

  • Acorde mais cedo: acordar duas horas antes do horário de trabalho para fazer uma caminhada, corrida ou pedalada, pode mudar a vida. Mas é importante que o horário de ir dormir também seja adequado;
  • Se possível, mude-se de endereço: muitas pessoas gastam horas no trânsito ou nos transportes públicos porque moram muito longe do local de trabalho, pode parecer que não, mas procurar uma moradia mais próxima ao trabalho pode trazer muito mais saúde e bem-estar;
  • Organize-se: a organização do tempo e do ambiente físico possibilita que várias atividades sejam executadas ao longo do dia, isto proporciona uma sensação de dever cumprido, evitando frustrações e elevando a autoestima;
  • Planeje-se: atrelado à organização, o planejamento das atividades diárias possibilita várias vantagens, uma delas é a alimentação balanceada, afinal sabemos que muita gente come mal pela “praticidade”;
  • Reflita: olhar para dentro de si deve ser um exercício diário, questionar-se sobre seus sentimentos, trabalhar suas emoções, resolver conflitos precocemente, tudo isso possibilita equilíbrio emocional. Uma dica é fazer meditação ou mesmo, tirar alguns minutos somente para o pensamento, sem interferência de ruídos;
  • Tenha momentos de lazer: cada pessoa se diverte de maneiras diferentes, descobrir o que traz prazer e realizar é essencial para ter qualidade de vida, por exemplo, ver séries ou filmes, ir ao cinema ou teatro, fazer um piquenique ao ar livre, ir a um show, sair para dançar, ir a festas, viajar, reunir a família e amigos, etc;
  • Tenha aspirações: o mau do século é acreditar que a qualidade de vida é “viver o hoje como se não houvesse amanhã”, este é um pensamento perigoso, pois pode colocar a vida em risco e descartar a possibilidade de sucesso e de cuidados com a saúde, portanto, é importante sonhar e ter planos futuros.

A importância da qualidade de vida

Como foi dito, este DDS qualidade de vida visa a mostrar a importância da qualidade de vida. De um modo geral, a qualidade de vida proporciona saúde e segurança ao trabalhador, bem como proporciona melhora nos resultados da empresa. Mas sob um olhar mais específico, os benefícios da qualidade de vida são:

  • Realização pessoal;
  • Qualidade nas relações com familiares, amigos, colegas, chefes e consigo mesmo;
  • Redução das doenças fisiológicas;
  • Redução do índice de obesidade;
  • Redução do índice de transtornos psicológicos como distimia e ansiedade;
  • Redução do índice de estresse;
  • Eliminação de sentimentos negativos, como inveja, ciúme, medo, frustração, culpa, autopunição;
  • Melhora da autoestima;
  • Plenitude no desempenho do trabalho;
  • Longevidade com qualidade;
  • Satisfação e motivação no trabalho;
  • Sucesso na vida pessoal e profissional.

Gostou do DDS Qualidade de Vida? Então, acompanhe o Blog Segurança do Trabalho pelas redes sociais: Twitter, Facebook, InstagramGoogle plus.

Veja também

Comentário

CAPTCHA