Aplicativos de Segurança do Trabalho

Conheça os principais aplicativos de segurança do trabalho que podem auxiliar no dia a dia de trabalho dos profissionais da área de Segurança e Saúde do Trabalho.

segurança do trabalho é um campo de atuação muito dinâmico, que exige dos profissionais da área uma constante atualização das práticas funcionais. A cada dia há um novo fator de risco detectado, uma nova norma a ser cumprida ou um novo procedimento de segurança a ser seguido.

Diante disso, os profissionais de SST devem tirar proveito de todo auxílio possível e a tecnologia é um deles. Existem, hoje, diversos aplicativos que tornam a rotina de quem trabalha com SST mais simples, tornando as informações necessárias a um melhor desempenho de suas funções mais acessíveis.

Abaixo estão listados aplicativos que tratam do tema. Todos foram desenvolvidos em português, são gratuitos e para o sistema operacional Android. Confira:

SST Fácil

Este aplicativo foi desenvolvido pela Fundacentro, que é uma fundação de direito público que trabalha em conjunto com o Ministério do Trabalho.

Ele disponibiliza diversos conteúdos da área de Segurança e Saúde no Trabalho, possibilitando que o usuário adquira conhecimentos na área por meio de perguntas e respostas, seguindo os ditames do ensino dirigido.

O intuito do aplicativo é difundir conhecimento sobre SST. Há conteúdo sobre transportes, educação, ergonomia, entre outros.

  • Para realizar o download do aplicativo, acesse: SST Fácil.

Monitor IBUTG

O aplicativo Monitor IBUTG também foi desenvolvido pela Fundacentro e fez do Brasil o único país do mundo a disponibilizar uma ferramenta para monitorar a exposição do trabalhador ao calor intenso nas atividades realizadas a céu aberto em todo o seu território.

A exposição ao calor no exercício da atividade é medida pelo Índice de Bulbo Úmido Termômetro de Globo (IBUTG) e é regulamentada pela NR-15. Assim, este aplicativo permite que as empresas monitorem o grau de calor ao qual seus trabalhadores estão expostos e tomem providências para diminuir os impactos dessa exposição.

Segurança do Trabalho

Neste aplicativo é possível ter acesso à CLT, às Normas Regulamentadoras, a notícias relacionadas à SST, vídeos afetos ao tema e até busca de empregos e concursos.

Além disso, ele disponibiliza dicionário de termos técnicos da segurança do trabalho, abreviações e de termos da saúde. Importante pontuar que nem todo seu conteúdo está disponível offline.

Segurança do Trabalho

Apesar de ter o mesmo nome do aplicativo anterior, tratam-se de ferramentas distintas. Este aplicativo possui a normativa relacionada à SST, como as Normas Regulamentadoras; a legenda de cores referente à segurança, temas para Diálogo Diário de Segurança (DDS), entre outras funcionalidades.

Diálogo de Segurança – SENAI

Este aplicativo foi desenvolvido por alunos das turmas do Curso Técnico em Informática 2014-2015 (noturno) do SENAI e tem como objetivo tornar o Diálogo Semanal de Segurança (DSS) mais versátil e atrativo.

Como o DSS tem como objetivo estimular a discussão e aprimorar as ações que reduzem os índices de acidentes de trabalho e suas consequências, o aplicativo disponibiliza as últimas notícias sobre segurança de trabalho, os cuidados necessários com os Equipamentos de Proteção Individual, as classes de incêndio e extintores, entre outras funcionalidades.

CheckList – Segurança do Trabalho

Como se infere do próprio nome, este aplicativo disponibiliza um checklist para apoio na realização das inspeções de segurança do trabalho, separado por norma regulamentadora, no qual consta, de acordo com cada NR, os requisitos a serem cumpridos.

Após lançadas todas as informações, é disponibilizado um relatório com os dados relativos a adequação ou inadequação em relação à NR selecionada.

Apesar de a avaliação se dar individualizada, de acordo com cada NR, pode ser uma importante ferramenta para que as empresas verifiquem o cumprimento das normas de SST e procurem aprimorar seus procedimentos de segurança.

Saúde e Segurança do Trabalho

Este aplicativo reúne diversas informações sobre SST e atalhos para os principais sites de consulta sobre o tema, como Consulta CA. Há também funções destinadas a busca de emprego e aprimoramento profissional. Há ainda um catálogo de cursos, mas a maioria deles tem o acesso disponibilizado apenas mediante pagamento.

Segurança do Trabalho – RA

O Segurança do Trabalho – RA é oferecido pela Confederação Nacional da Indústria e trata-se de um aplicativo de realidade aumentada, que deve ser utilizado em conjunto com o material didático disponibilizado aos alunos do curso Técnico em Segurança do Trabalho, oferecido pelo SENAI.

O aplicativo permitirá que se acesse os objetos de aprendizagem relevantes para a construção das competências profissionais requeridas pela indústria no que concerne à atuação do Técnico em Segurança do Trabalho.

Produtos Perigosos

Este aplicativo destina-se à consulta de informações sobre rótulos e produtos químicos e biológicos, classificados como perigosos. É baseado no Regulamento de Transporte Terrestre de Produtos Perigosos, da ANTT; na NBR 7500, da ABNT e no Manual de Emergências da ANPC de Portugal.

Com este app é possível consultar Rótulos e Painéis, Classes de Risco, Números de Risco, Códigos de Infrações, Pesquisa de Produto e telefones úteis.

Bombeiros SP

Este aplicativo é um leitor de QR Code, que permite a qualquer cidadão consultar as licenças emitidas pelo Corpo de Bombeiros (AVCB e CLCB). A consulta disponibiliza a situação do documento, seu número, sua data de vigência e os dados do estabelecimento.

Pode ser utilizado também pelas empresas, para manter maior controle sobre as licenças emitidas pelo Corpo de Bombeiros, haja vista que esse tipo de documento atesta que a edificação atendeu às exigências de segurança contra incêndio.

Importante salientar que as consultas realizadas por este aplicativo se restringem ao Estado de São Paulo.

  • Para realizar o download do aplicativo, acesse: Bombeiros SP.

Consulta CA

O aplicativo permite a consulta do Certificado de Aprovação (CA) dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) fornecido pelo Ministério do Trabalho. Basta informar o número do CA e é possível ter acesso a dados como: situação, validade, número do processo de aprovação, laudo do Inmetro, dados do laboratório, tabela de atenuação, tipo de equipamento, descrição, fabricante e informações complementares.

A NR-06 trata dos EPI e determina que o mesmo, seja de fabricação nacional ou importado, só poderá ser posto à venda ou utilizado com a indicação do CA. Assim, este aplicativo facilita o dia a dia do profissional de SST.

  • Para realizar o download do aplicativo, acesse: Consulta CA.

Pardal MPT – Denúncias

O Pardal MPT – Denúncias é um aplicativo disponibilizado pelo Ministério Público do Trabalho, que é o órgão competente para defender os direitos coletivos dos trabalhadores.

É possível cadastrar denúncias como fraudes no contrato de trabalho, trabalho escravo, exposição a riscos de acidentes de trabalho ou doenças profissionais, exploração de trabalho infantil, discriminação contra trabalhadores, atos contra a liberdade sindical.

O aplicativo permite denúncias sob sigilo e pode ser uma importante ferramenta para a sociedade, pois qualquer um pode denunciar uma situação irregular.

CIPA Segurança do Trabalho

Este aplicativo tem enfoque nas matérias relacionadas à Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Nele é possível encontrar informações sobre a implementação, manutenção e gestão da CIPA.

O aplicativo disponibiliza ainda as informações referentes ao dimensionamento da CIPA de acordo com o número de funcionários, um glossário de termos técnicos, a NR-05 e até a consulta de CA.

Segurança do Trabalho Grátis

O aplicativo Segurança do Trabalho Grátis trata-se de um aplicativo bem completo, com consulta as normas regulamentadoras, a CLT e ao CA dos EPIs. Além disso, trata da implantação e formação da CIPA, tal como disponibiliza alguns modelos de documentos relacionados à área de segurança e saúde do trabalho.

O aplicativo disponibiliza também uma lista de concursos e vagas de emprego na areá Segurança e Saúde do Trabalho.

GRiscos NR-12

Este aplicativo disponibiliza um conjunto de funcionalidades que se unem num sistema para análise de riscos de acordo com a NR nº 12. O app surgiu da dificuldade para se fazer os relatórios técnicos, seja pela falta de informações ou desconhecimento da lei, assim o GRiscos NR-12 se propõe a aumentar a produtividade, assertividade e lucratividade no processo de análise de segurança de acordo com a norma NR-12.

OnSafety Segurança do Trabalho

Este aplicativo tem como proposta reduzir o tempo de inspeção do profissional de SST, por meio de comunicação direta com os responsáveis, redução do fluxo de papel e geração de relatório diretamente do aplicativo.

Além disso, ele fornece relatórios estatísticos sobre a evolução do nível de segurança e saúde no trabalho e o retorno dos custos das ações de prevenção de acidentes.

DTMCIPA

O DTMCIPA se propõe a tornar mais simples para a empresa o processo eleitoral da CIPA, previsto na NR-05, desde a divulgação do edital até o relatório final. O app possibilita a formalização da candidatura e o controle da eleição.

  • Para realizar o download do aplicativo, acesse: DTMCIPA.

CLT Leis Trabalhistas

O aplicativo disponibiliza para consulta, separado por títulos, todo o conteúdo da CLT, de forma a facilitar o acesso à legislação trabalhista.

É preciso alertar, contudo, para que sempre seja verificada a data da atualização dos aplicativos de reprodução de atos normativos, para que se tenha certeza de que a consulta está sendo realizada no texto legal atualizado.

Gostou das dicas de aplicativos de segurança do trabalho? Então, não deixe de acompanhar o Blog Segurança do Trabalho pelas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram e Google plus.

Veja também

Comentários

  1. Anderson Santos

    Parabéns, pelo excelente trabalho que a equipe do Blog presta, para nos deixar sempre a frente nas atualizações nas questões de Segurança do Trabalho. Muito obrigado!

    Responder

Comentário

CAPTCHA