A importância da Atividade física na Saúde do trabalhador

É comum ouvirmos de diversos profissionais da saúde sobre a importância da atividade física na prevenção de doenças e na aquisição de maior qualidade de vida, mas mesmo sabendo disso, muitos de nós ainda vivem um estilo de vida repleto de maus hábitos, um deles é a falta de atividade física.

Por outro lado, as pessoas que se alimentam bem e praticam atividade física regularmente são pessoas menos predispostas a desenvolver doenças de diversos tipos e principalmente, são pessoas mais ativas, mais bem-humoradas, mais dispostas, mais produtivas e com certeza, mais felizes. E por isso, estas pessoas são excelentes capitais humanos nas empresas.

Tipos de Atividade Física

Esportes, modalidades funcionais, aeróbicas, danças, enfim, são várias as categorias que atendem a importância da atividade física e que melhoram a qualidade de vida de quem pratica. Cada pessoa é motivada de uma maneira diferente, por isso é importante identificar o tipo de atividade mais prazerosa para cada um. Veja alguns dos inúmeros exemplos de atividade física:

  • Artes marciais e lutas (boxe, muay thai, judô, jiu jitsu, capoeira, caratê, etc);
  • Caminhada;
  • Ciclismo;
  • Corrida/cooper;
  • Crossfit;
  • Danças (zumba, dança de salão, streetdance, balé fitness, mistura de ritmos, dança do ventre, jazz, etc);
  • Ginástica laboral;
  • Musculação;
  • Natação;
  • Pilates;
  • Triatlo;
  • Yoga.

Pode-se perceber que há uma gama de opções e nem todas são de alto custo, algumas – inclusive – são gratuitas, custam apenas força de vontade e disposição, isto é, para caminhar ou correr na rua não é preciso pagar um personal trainner e para pedalar o investimento é apenas uma bicicleta boa e segura.

Vale dizer, que quando não há tempo ou recurso para investimento, a pessoa pode se dedicar à ginastica laboral da própria empresa, pois por mais que seja uma modalidade de curta duração, a importância da atividade física dentro do ambiente de trabalho está na contribuição em evitar o sedentarismo e fornecer diversos benefícios à saúde e à segurança.

Importância da Atividade Física na Saúde e Segurança

A saúde e a segurança do trabalhador deve ser uma das preocupações prioritárias da empresa, pois são inúmeros os benefícios diretos e indiretos que a empresa e o trabalhador ganham, desta forma, os gestores possuem várias possibilidades para garantir a saúde e a segurança do trabalhador através de medidas preventivas, informativas e terapêuticas.

As medidas que uma empresa pode tomar para que seu colaborador se mantenha ou recupere sua saúde incluem palestras, orientações sobre doenças ocupacionais, informações sobre riscos de acidentes de trabalho, melhora nas condições do ambiente laboral, investimento em ergonomia, investimento em oferta de ginástica laboral, entre outras.

Como já foi mencionado, a ginástica laboral é uma atividade física que a empresa pode oferecer, mas o que não falamos ainda é como esta modalidade melhora a saúde e a segurança. Além de promover alongamento dos músculos e ligamentos, esta modalidade melhora a circulação sanguínea, proporciona certo nível de fortalecimento de alguns grupos musculares, previne estresse, alivia tensões, previne e alivia dores articulares, lombalgia e outras.

Em relação à segurança do trabalhador, por sua vez, os gestores conseguem atender a importância da atividade física também através da ginástica laboral, pois esta modalidade garante que mesmo os colaboradores que não praticam outros exercícios fora do trabalho, tenham a oportunidade de terem a atenção e concentração melhoradas, bem como receberem mais estímulos nos hemisférios do cérebro, aspectos os quais contribuem com a redução dos riscos de acidentes de trabalho.

Por outro lado, a empresa também pode incentivar a prática de exercícios fora do trabalho, este incentivo é importante para que a pessoa adquira um maior potencial físico e mental:

  • Físico: Porque atividades regulares com maior intensidade agregam mais força, mais flexibilidade e condicionamento físico, evitando várias doenças cardiovasculares, respiratórias, ortopédicas, entre outras, o que contribui com melhora no desempenho no trabalho.
  • Mental: Porque atividade física fora do trabalho proporciona a oferta de um novo ambiente, o que estimula processos cognitivos, aumentando o desempenho e melhorando a atenção e concentração, o que já sabemos que evita acidentes, além de que contribui ao evitar doenças como Alzheimer e por fim, melhora o humor, evita o estresse e diversos transtornos mentais.

A importância da atividade física, seja ela dentro ou fora do ambiente de trabalho, se resume na preservação da saúde e da segurança, na obtenção de maior qualidade de vida, longevidade e os benefícios secundários estão no aumento da produtividade, na melhora do desempenho, aprimoramento da autoestima e da força de vontade, no crescimento profissional e na prevenção de despesas com tratamentos e reabilitações.

Compartilhe o texto:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais