Consultar CAT

Veja como consultar CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) pela internet ou diretamente em uma agência da Previdência Social. Confira!

Como consultar CAT pela Internet?

O procedimento para a consulta da CAT online é similar àquele realizado para o cadastramento da mesma.

No artigo Programa CAT do INSS – CAT online foi demonstrado como é possível fazer o cadastramento da CAT pela internet, por meio de download do aplicativo disponibilizado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em sua página na internet.

Esse mesmo aplicativo será utilizado para realizar a consulta da CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho).

O Programa CAT do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) disponibiliza a consulta sob a forma de reimpressão, possibilitando a consulta da CAT e da CAT parcial, conforme imagens abaixo:

Consultar CAT - INSS

Consultar CAT - INSS

⇒ Acesse: Programa CAT do INSS – CAT online.

Como pode ser verificado, em ambas as consultas há 2 (duas) opções de entrada de dados: o número da CAT ou da CAT parcial e os dados identificadores do documento emitido.

Para a consulta sem o número da CAT, é necessário informar todos os dados contidos no formulário. Para fins de esclarecimento, as informações solicitadas em cada campo são:

Emitente:

1 – Empregador;
2 – Sindicato;
3 – Médico;
4 – Segurado ou Dependente;
5 – Autoridade Pública.

Filiação do Acidentado:

1 – Empregado;
2 – Trabalhador Avulso;
3 – Segurado Especial;
4 – Médico Residente.

Observação: Apesar de aparentemente fora de ordem, a numeração informada está correta. Esses números identificam a categoria do trabalhador no sistema.

Tipo empregador:

1 – CGC;
2 – CEI;
3 – CPF;
4 – NIT (PIS/PASEP).

Caso seja feita tentativa de consulta e o sistema não retorne a CAT, é possível que no momento do cadastramento do documento alguma informação não tenha sido salva ou algum campo tenha sido deixado em branco. Nessa hipótese, é possível iniciar um novo cadastramento com os mesmos dados informados anteriormente, assim o sistema irá indicar que existe documento com aqueles dados e perguntar se quer continuar o preenchimento.

Como consultar CAT no INSS?

É também possível, consultar a CAT diretamente no INSS. Para isso, o representante da empresa deverá comparecer a uma Agência da Previdência Social, munido de documentos pessoais e de representação do estabelecimento, além do número da CAT ou o conjunto de informações citados acima.

Importante lembrar que esse não é um serviço agendado e que não existe no âmbito do INSS restrição de atendimento por abrangência, ou seja, a consulta pode ser realizada em qualquer agência.

Vale ainda pontuar, que o ponto focal do atendimento do INSS é o cidadão e não as empresas. Isso significa que a maioria dos sistemas da autarquia possui ferramenta de busca por critérios pessoais: nome, nome da mãe, data de nascimento, NIT, PIS, PASEP, etc.

Com a CAT não é diferente, a busca será realizada pelo número da CAT ou pelos dados informados referentes a um empregado específico. Não será possível, na agência do INSS, realizar uma consulta com base no CNPJ e extrair relatório gerencial de CATs emitidas por determinada empresa.

Compartilhe o texto:

5 Comentários

  1. Eu descobri q adquiri a Sindrome do Túnel do carpo a 1 ano informei a empresa fiz a cirurgia em setembro de 2017 tbm adqueri bursite e até hj a empresa não abriu a Cat.
    Falei com meu gerente ontem dia 09/02/2018
    E perguntei preciso levar folha do CAT na perícia 23/02/2018.
    Na primeira não me deram.
    O gerente responde:Essa não precisa!
    Eu disse a empresa até hj não abriu a CAT. Ele responde:Vou falar com a pessoa do RH e ja te retorno….Bom até agora ele não me retornou…
    Gostaria de saber se consigo descobrir se a empresa abriu ou não a minha CAT.
    Através de sistema On-line

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais