DDS Carnaval

Este DDS carnaval é importante para orientar e conscientizar os colaboradores sobre tais riscos e perigos presentes no carnaval.

O povo brasileiro é muito festeiro e com certeza, o carnaval é a maior festa do Brasil. Sabemos que muitas pessoas preferem viajar para um local tranquilo, que não tenha festas e aproveitar o período festivo para descansar, por outro lado, a maioria das pessoas preferem ir às festas, onde sempre existe o consumo abusivo de substâncias, além de diversos riscos e perigos.

A primeira informação deste DDS carnaval é sobre os riscos que surgem no período carnavalesco, que envolvem principalmente o aumento do índice de acidentes de trânsito, brigas nas ruas, risco de doenças sexualmente transmissíveis (DST), aumento do número de assaltos e outros crimes.

Bem, os acidentes de trânsito no carnaval ocorrem devido ao aumento do fluxo de veículos nas estradas e nas vias de acesso aos locais de festa, devido também ao uso de bebidas alcoólicas na direção, pois no carnaval as pessoas costumam comportar-se como se as regras sociais ficassem suspensas durante este período e como se tudo se tornasse permitido.

As pessoas que viajam para locais de praia, clubes, resorts, fazendas, cachoeiras, enfim, também devem ter cautela, pois existem muitos riscos de acidentes como lesões devido a saltos em piscinas, afogamento, acidentes com animais, tromba d’água em cachoeiras, etc.

As brigas de rua, por sua vez, são muito comuns nas festas, onde há pessoas com diferentes formas de pensar e agir, além disso, infelizmente, há foliões que frequentam as festas carnavalescas apenas em busca de brigas e não por diversão. E por fim, outro fator que causa brigas é sem dúvida, o consumo de drogas e álcool.

As principais campanhas de carnaval envolvem a conscientização sobre as DST’s, pois no carnaval é comum que as pessoas se relacionem sexualmente, o que é muito válido se o sexo for seguro, pois além de gravidez indesejada, pode-se contrair AIDS/HIV, gonorreia, sífilis, herpes, HPV, entre outras.

Durante o período é comum também perceber nos noticiários que o índice de assaltos e outros crimes aumentam significativamente, pois aumenta-se a concentração de pessoas, que muitas vezes são alvos fáceis para os assaltantes, já que estão distraídas e muitas vezes alteradas devido ao consumo de álcool.

Dicas de como evitar alguns riscos

DDS Carnaval
Imagem de pikisuperstar no Freepik

Não é propósito deste DDS carnaval dizer que é preciso deixar de ir às festas de carnaval, mas mostrar que é possível divertir-se com cautela, atenção e responsabilidade.

Balancear o consumo de álcool é fundamental, isto significa beber com responsabilidade e não dirigir alcoolizado, beber com moderação, beber água e se alimentar bem. O uso e abuso de outras drogas também deve ser evitado, pois também alteram os processos mentais.

Para aproveitar as festas, escolha locais onde há policiamento, iluminação, múltiplas passagens em casos de emergência e evite lugares afastados.

Em relação às DST’s, é preciso evitar este risco usando preservativo, que pode ser adquirido em postos de saúde gratuitamente, guarde-o de forma adequada, pois pode ser danificado se guardado no bolso ou na carteira juntamente com outros objetos, além disso é preciso verificar a data de validade.

Já a respeito dos acidentes de trânsito, prefira usar um táxi ou Uber para evitar a direção sob efeito de álcool e evitar o transporte público, pois nesta data pode ser perigoso em termos de criminalidade. Ao preparar a viagem de carro ou de ônibus, escolha um dia e horário em que a estrada não esteja muito cheia, isto é, antes ou após o período mais intenso.

Para evitar acidentes em praias, cachoeiras, fazendas, piscinas é preciso orientar e supervisionar as crianças, jamais deixá-las brincar sozinhas, observar a presença de animais peçonhentos, ter cuidado ao andar de cavalo, não se aventurar em trilhas e caminhos sozinho, evitar cachoeiras durante período chuvoso, etc.

Outra atitude é levar para as festas apenas o dinheiro suficiente e o documento. Existem pequenas pochetes que são praticamente invisíveis, pois são utilizadas debaixo da roupa, mas você também pode evitar chamar atenção dos assaltantes guardando o dinheiro e o documento no calçado ou dentro da roupa.

Fazendo uma síntese deste DDS carnaval, podemos concluir que há como aproveitar o carnaval com segurança, responsabilidade, atenção e cautela. Dessa forma, possibilitando o descanso ou a diversão possível, sem desconfortos e fins trágicos.

Compartilhe o texto:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais