DDS Gentileza Gera Gentileza

É muito comum, no dia-a-dia, a gente se deparar com pessoas pouco gentis, seja sendo atendido no caixa de um supermercado, em uma loja, seja logo pela manhã sem receber a resposta de um bom dia autêntico.

Qual será o motivo pelo qual as pessoas não cumprimentam adequadamente um conhecido, um colega? Pode-se imaginar que as pessoas têm a autoestima tão afetada, isto é, tão elevada ou tão baixa, que deixam de ser gentis por acreditar que a outra pessoa não seja ou se sinta digna do seu “olá”, do seu “bom dia”, do seu sorriso, etc.

O ser humano é um ser social, por isso, seja na academia, na escola, na faculdade, no ambiente de trabalho, na rua, não importa a classe social, o nível de escolaridade, a cor ou a opção sexual, é sempre essencial que haja gentileza entre as pessoas, pois gentileza gera gentileza.

Gentileza gera gentileza

Se a pessoa não é gentil por si mesma, ela pode aprender com o exemplo. Da mesma forma, a grosseria de alguém pode influenciar uma resposta também grosseira, no entanto cabe a você decidir qual exemplo você pretende dar. Pode ser difícil, mas responder com gentileza à uma grosseria educa a pessoa a longo prazo, fazê-la refletir e assim, passar a ser mais leve e gentil.

É nesse sentido que a gentileza gera gentileza, ou seja, pelo exemplo. O problema é que pode ser mais difícil despertar a gentileza no próximo do que despertar grosseria, por isso, é preciso paciência, no primeiro bom dia, talvez a pessoa irá responder ainda com um tom inesperado, mas com o tempo o bom dia gentil será retribuído, pois trata-se de um comportamento condicionado.

É importante dizer que gentileza começa com os pequenos gestos, como o bom dia exemplificado antes, mas alguns gestos são mais impactantes e muito importantes no convívio social. Por exemplo, ceder um assento para alguém que esteja em pé há mais tempo do que você, oferecer água ou café a um colega ou cliente, oferecer ajuda a um colega que está muito atarefado, abrir a porta para alguém, deixar que a pessoa ao seu lado passe primeiro que você em determinado local, segurar o elevador para um colega.

Além disso, comportamentos gentis envolvem também a maneira como você se porta nos lugares, isto é, a pontualidade, o vocabulário, o modo como pede e agradece favores, ser atencioso com o próximo, etc.

⇒ Leia também: A importância de respeitar as diferenças no ambiente de trabalho.

Porque as pessoas não são gentis?

Realmente o mundo hoje está muito acelerado, a falta de tempo é algo que está nas nossas justificativas sempre. Porém o real motivo de cada vez haver menos pessoas gentis é justamente pelo motivo de que gentileza gera gentileza, ou seja, quanto menos pessoas derem o exemplo, menos pessoas serão contagiadas e terão o hábito de ser gentis, é uma bola de neve.

Além disso, a sociedade contemporânea tem enaltecido o individualismo, de forma que todos se voltam para si, ignorando o próximo, diminuindo a importância e as necessidades do colega, todos esperam um ato gentil, mas nem todos dão o exemplo, pois se acham dignos de receber gentileza, mas não consideram o próximo digno de receber sua gentileza.

Gentileza no trabalho

Gentileza gera gentileza também no trabalho, afinal, as pessoas passam a maior parte do seu dia no ambiente de trabalho, é geralmente o lugar onde as pessoas iniciam seu dia, de forma que os colegas, os clientes e os chefes são umas das primeiras pessoas com as quais têm que se relacionar no dia-a-dia. Por isso, começar o dia com gentileza faz com que seu dia e o dia do próximo comece bem.

A gentileza no trabalho beneficia a si mesmo, as pessoas ao redor e à empresa. Todo mundo sai beneficiado, olha só:

  • Saúde: tratar as pessoas e ser tratado com respeito, gentileza, cordialidade faz com que o humor melhore, as respostas são em nível fisiológico, isto é, hormônios relacionados ao prazer e bem-estar entram na corrente sanguínea, melhorando as funções orgânicas e psicológicas, evitando problemas emocionais que poderiam desencadear diversas patologias;
  • Sucesso: é muito difícil ver pessoas bem-sucedidas sendo grosseiras, pois a maioria dos profissionais de sucesso são gentis, educados, generosos, ajudam o próximo a se erguer também. Além disso, a gentileza atrai mais clientes, mais oportunidades, mais aliados;
  • Produtividade: gentileza gera gentileza e gera também resultados, pois quando a pessoa está bem-humorada, aberta, espontânea, ela rende contribuindo no resultado da empresa e nas relações humanas;
  • Segurança: gentileza gera também notoriedade, você passa a ser conhecido, a ter amigos, as pessoas se importam com quem é gentil, por isso, contribui com a segurança no trabalho, isto é, os colegas se preocupam com seu bem-estar, auxiliando com situações de risco seja através de um diálogo, de um alerta ou mesmo em situações mais sérias, como acidentes.

Espero que tenham gostado do DDS. E lembre-se sempre, gentileza gera gentileza.

Veja também

Gostou do texto? Então, não deixe de compartilhá-lo:

Uma ideia sobre “DDS Gentileza Gera Gentileza

  1. ALJANI LOPES

    Boa tarde
    Os DDS são muito bons, porém não tenho como divulgar a minha equipe pois não consigo copiar devido a proteção contra cópia!

    Responder

Comentário

CAPTCHA