A importância da ética profissional no ambiente de trabalho

Ética é um conceito discutido desde a Grécia antiga, o termo tem origem do grego “ethos”, que significa costume. A discussão sobre ética sempre aborda a questão da moral, da conduta e de valores.

Em todas as culturas, a ética está presente, principalmente quando se trata de questões profissionais. Entre a sociedade o que mais se comenta em relação à ética é sobre a conduta dos profissionais.

E é exatamente sobre este tema que se trata o presente texto, isto é, ética profissional e sua importância no ambiente de trabalho. Confira!

Conceito de ética profissional

Para ser um bom profissional não basta conhecimento acadêmico, técnico e experiência, é preciso que haja também a preocupação com a conduta no ambiente de trabalho.

Entende-se por ética profissional como o conjunto de regras e valores que devem ser seguidos e adotados na conduta do profissional em relação ao público, à sociedade, aos funcionários, aos superiores e à concorrência.

Geralmente, as profissões possuem seu próprio código de ética que condiz com a atuação do tal profissional. Dessa forma, cada profissional deve dominar o conteúdo do seu código para não transgredi-lo, pois – inclusive – a transgressão à ética é passível de penalidades.

Além da ética das profissões, mesmo os profissionais que não possuem um código de ética próprio a ser seguido devem ter seu próprio conjunto de valores e normas a manter no exercício da profissão, sempre buscando não transgredir a boa conduta no trabalho.

Valores universais da ética profissional

Mesmo cada profissão tendo seu próprio código de ética, há alguns valores que devem estar inscritos na própria pessoa profissional, são características valorizadas universalmente que todo profissional de qualquer nível deve ter em sua conduta. Confira quais são os tais valores:

  • Honestidade: em todo cargo é necessário que o trabalhador seja honesto, tanto na questão financeira, como na relação com seu trabalho e com as pessoas presentes;
  • Competência: é preciso que o profissional busque capacitação para oferecer o melhor serviço a seu público. Além disso, o profissional deve abdicar de tarefas pelas quais não possui competência, evitando assim prejudicar outras pessoas;
  • Responsabilidade: o profissional ético é o que trabalha sabendo que suas atividades afetam outras pessoas e a si mesmo, por isso é preciso trabalhar não somente com vista à recompensa, mas também com responsabilidade com o próximo;
  • Humildade: é importante saber que nenhum profissional, cliente ou outrem é superior ao outro, são todos humanos que desempenham diferentes funções importantes para a empresa;
  • Sigilo: no trabalho sempre surgem questões que exigem sigilo, seja em relação à clientela, aos colegas, aos chefes.

Cultura organizacional e ética profissional

A cultura organizacional inclui em seu espectro, assim como a ética, o conjunto de valores, a filosofia da empresa, referente ao padrão de relacionamento e interação pessoal no ambiente de trabalho.

É importante evidenciar que cultura organizacional e ética profissional não são sinônimos, mas estão intimamente relacionadas, pois a cultura de uma empresa abrange tanto os aspectos físicos como os aspectos subjacentes, estes últimos são os que se referem à ética da empresa.

A importância da ética profissional

Uma ética bem construída e com valores fortes faz com que a empresa apresente maior coesão entre os colaboradores, a sociedade e seu público, em outras palavras, uma empresa que não fortalece seus valores, que não faz com que as pessoas envolvidas sigam a mesma conduta de características bem valorizadas, ela enfraquece diante da sociedade.

Veja abaixo a importância da ética profissional no ambiente de trabalho:

  • Melhor relação entre os colegas e chefia;
  • Melhora no desempenho organizacional;
  • Efeito motivacional;
  • Redução de conflitos;
  • Redução de problemas de saúde;
  • Reconhecimento do público (clientes, pacientes, fornecedores);
  • Atração e retenção de recurso humano de qualidade.

Conclui-se que a ética profissional se faz importante em qualquer âmbito profissional e em qualquer nível e cargo, pois a empresa que segue boa conduta e de forma bem definida é uma empresa mais valorizada no mercado.

Gostou do texto? Então, não deixe de acompanhar o Blog Segurança do Trabalho pelas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram e Google plus.

Veja também

Comentário