Dicas de Ergonomia ao usar Celular ou Tablet

Confira algumas dicas de ergonomia ao usar celular ou tablet.

Hoje em dia, a utilização de celular e tablet é muito comum entre toda a população brasileira para trabalho, estudo e lazer. De acordo com uma pesquisa recente, as pessoas já estão acessando a internet mais por dispositivos móveis do que computadores de mesa, também conhecidos como desktops. Contudo, é preciso tomar alguns cuidados com a sua saúde e a ergonomia ao usar celular, notebook ou tablet.

Mas, como usar um tablet pode prejudicar a sua saúde? Um exemplo clássico é a postura errada que costumava acontecer diante do computador e agora ocorre com os equipamentos eletrônicos. Desta maneira, se posicionar inadequadamente pode trazer problemas de saúde, dores localizadas e até reduzir seu desempenho profissional.

Portanto, praticar a ergonomia ao usar celular e tablet é uma maneira simples, eficiente e segura de manter a sua integridade física, mental e a disposição para realizar todas as suas tarefas diárias.

Aprenda algumas dicas de ergonomia ao usar celular

O smartphone é uma ferramenta essencial para o cotidiano, realizar tarefas, trocas mensagens instantâneas, acessar a internet, adiantar compromissos, estudar, entre tantas outras possibilidades. Mas, é preciso tomar alguns cuidados para que tamanha utilidade não traga nenhum problema para sua saúde. Como:

  • Pare tudo o que você está fazendo para se concentrar no seu celular. Mesmo que seja uma troca de mensagens breve ou algo rápido, essa repetição pode trazer problemas para as mãos e os seus pulsos. Estabeleça pausas e realize exercícios de alongamento para os dedos e as mãos;
  • Mantenha sempre um dos seus braços sobre uma mesa. Esse suporte fixo ajuda a impedir que o seu pescoço inclinado e acabe por desenvolver alguma dor muscular e/ou desconforto.
  • Não abaixe o seu pescoço e nem curve demais os seus braços e ombros para enxergar a tela de seu smartphone. Essa é uma sugestão de ergonomia ao usar celular bem simples: traga o celular para perto de seus olhos e nunca o contrário.
  • Muita gente também tem a mania de sustentar o celular com o ombro. Evite isso. Com a utilização freqüente, as musculaturas dos ombros, dos braços e da sua coluna podem desenvolver lesões bastante sérias e comprometer o seu desempenho no trabalho ou nos estudos.
  • Não usar o celular enquanto dirige, além dessa prática ser proibida, pode resultar multa e até suspensão da CNH, dependendo de quantos pontos o motorista já tiver.

⇒ Veja também: Vídeo com Dicas de Ergonomia ao usar o Celular.

Aprenda algumas dicas de ergonomia ao usar o tablet

O uso do tablet também está crescendo pela sua leveza, dinâmica e praticidade. Você pode estar em qualquer lugar e tem uma estrutura maior do que a de seu smartphone para realizar seus afazeres ou se divertir. Mas, faça isso da maneira correta.

  • Não coloque o tablet no seu colo, uma vez que você se abaixa para obter uma visualização clara do aparelho. Mas, esse esforço pode lesionar os músculos da coluna, do ombro e da sua nuca.
  • Não adianta deixar o aparelho em um móvel muito baixo. Para obter uma visão adequada, você vai ter que se abaixar muito e pode sofrer com dores musculares nos ombros, nos pulsos, no pescoço e nos braços.
  • O ideal é fazer com que o seu pescoço e os braços fiquem em uma situação agradável durante a execução de suas tarefas para evitar dores musculares.
  • Se possível se sente em uma cadeira, já que as pernas precisam ficar perpendiculares ao seu corpo para servirem de sustentação. As mesas não foram feitas para apoiar o seu corpo. Portanto, se acomode apropriadamente em uma cadeira e faça as suas atividades.

Esses cuidados simples de ergonomia para usar o celular e tablet podem ser bastante úteis para evitar doenças laborais, dores de cabeça, lesões musculares e até mesmo a queda no seu desempenho no trabalho. Por isso, atente para sua postura e mantenha a disposição no seu cotidiano.

Compartilhe o texto:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais