Higiene Pessoal no Trabalho

Saiba a importância da higiene pessoal no trabalho.

Higiene é um tema bastante comum, que todo mundo já ouviu falar. Porém é delicado quando envolve o ambiente de trabalho. A higiene engloba limpeza, conservação e cuidados com o corpo e o ambiente. São técnicas preventivas com objetivo de evitar doenças. Portanto, a higiene pessoal no trabalho faz parte das obrigações do trabalhador.

A boa aparência é um dos pré-requisitos em seleções de emprego na maioria das empresas. E mais do que isso, o candidato ou funcionário precisa estar atento ao local onde irá trabalhar. Precisa prestar atenção na cultura da empresa em relação ao vestuário, para que possa se adequar da melhor maneira. Mas boa aparência não é só isso. Inclui também a higiene no trabalho.

O que é higiene pessoal no trabalho?

A higiene inclui não só cuidado com o corpo, limpeza dos cabelos, das unhas. É adotar comportamentos que melhoram a saúde. E saúde envolve bem-estar físico, mental e social. Nossas atitudes no dia a dia contribuem significativamente para nossa saúde e dos que convivem conosco.

Higiene pessoal no trabalho inclui roupas limpas, unhas aparadas e limpas, barba feita. Para as mulheres, o cuidado com cabelos e a pele são indispensáveis. Cuidados básicos como lavar bem as mãos, manter a área de trabalho organizada, o refeitório limpo também fazem parte. Manter a higiene é um sinal de respeito consigo e com os outros.

Importância da higiene pessoal no trabalho

Além do cuidado com a saúde, a higiene pessoal no trabalho é uma aliada importante para o crescimento profissional. Uma imagem de sucesso precisa de mais do que boas roupas e bons modos, o cuidado com a aparência é fundamental. Cabelos limpos e arrumados, barba feita, unhas limpas, dentes bem cuidados, roupas limpas e alinhadas. Tudo isso conta para uma boa impressão.

A higiene também diminui o risco de doenças e contaminações, além de reduzir o estresse. O cuidado com o ambiente de trabalho é uma atitude em benefício de todos. No dia a dia convivemos com tantas pessoas no ambiente de trabalho, que aumenta o contato com bactérias, vírus e outros contaminantes. Agora imagina se não mantivermos bons hábitos de higiene. Todos esses contaminantes indo e vindo conosco, de casa para o trabalho e do trabalho para casa. Quantas pessoas podemos contaminar ou o quanto podemos favorecer a dissipação de doenças.

Cuidar da higiene é cuidar de nós e dos outros, especialmente daqueles que amamos.

⇒ Veja também: DDS Higiene Pessoal.

Dicas de higiene pessoal no trabalho

A primeira grande dica de higiene é o cuidado com as mãos. Lavar bem as mãos é fundamental. Para higienizar corretamente as mãos, é preciso seguir alguns passos:

  1. Umedeça as mãos e antebraços com água.
  2. Lave com sabonete bactericida.
  3. Importante massagear bem as mãos e antebraços.
  4. Enxague bem.
  5. Seque bem as mãos e os antebraços.
  6. Tomar banho diariamente é outra recomendação importante para manter a higiene em dia.
  7. Evitar andar descalço.
  8. Manter os cabelos presos ou protegidos sempre que necessário.
  9. Barba e bigode devem ser bem cuidados ou removidos diariamente, principalmente no caso de empresas médicas e alimentícias.
  10. Beber água filtrada ou fervida.
  11. Usar desodorante e perfume com cheiro suave.
  12. Não exagerar na maquiagem, se o local permitir.
  13. Escovar os dentes ao levantar e após as refeições.
  14. Cuidar da higiene íntima, com odores nas axilas e nos pés.
  15. Não leve uniforme para higienizar em casa. Isso pode levar doenças para sua casa.

Cuidados básicos, mas que devem ser lembrados todos os dias. Além de manter a autoestima, irão contribuir muito com sua saúde.

Como abordar higiene pessoal no trabalho

Quando for necessário realizar abordagem sobre o assunto, é importante ter muito cuidado e bom senso, especialmente para não expor o funcionário. O primeiro passo é manter de forma pública uma cópia da política da empresa sobre vestuário e higiene. Caso a empresa não tenha, é bom elaborar de forma detalhada, incluindo as consequências em caso de descumprimento.

Sempre que realizar a abordagem, faça de forma cordial com foco na utilidade. Ofereça-se para ajudar, procure entender o problema que tem motivado aquela atitude. Se não resolver, é a hora de falar com ele de forma mais séria. Chame-o à sua sala ou outro local apropriado e converse sobre as políticas da empresa. A partir desse momento, é bom ter sempre mais uma pessoa (supervisor) na sala.

A próxima abordagem, caso não haja retorno do empregado, é uma advertência verbal apontando o que deve ser melhorado. Esse passo deve ser documentado e guardado nos registros do funcionário. Caso não seja respeitado, a advertência deve ser escrita e incluir um plano de ação em relação ao problema. Esse documento deve ser assinado pelo funcionário, pelo supervisor e você que está aplicando a advertência.

Nesse momento, se as medidas não forem cumpridas, é hora de medidas específicas como demissão, suspensão ou outras previstas na política da empresa.

A higiene pessoal é uma arma contra doenças e a favor da saúde. Melhorar a higiene é melhorar a qualidade de vida no trabalho, em geral.

Compartilhe o texto:

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais