O que é o Fator Previdenciário?

Poucos segurados entendem o que é o fator previdenciário e como ele funciona. Na publicação de hoje, tire todas as suas dúvidas sobre esse sistema e aprenda a calcular sua aposentadoria.

O que significa Fator Previdenciário?

O fator previdenciário é uma fórmula matemática criada para calcular o valor da aposentadoria por tempo de contribuição. Foi criado pela Lei nº 9.876/99 durante o governo do então Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, como uma alternativa ao famoso rombo nas contas da Previdência Social – que continua astronômico, mesmo tendo se passado 17 anos da sua criação. Em todo caso, estimativas apontam que a mordida na aposentadoria ajudou a economizar R$ 55 bilhões.

O objetivo do fator previdenciário é evitar que as pessoas se aposentem quando ainda têm capacidade para o trabalho. Na prática: embora não haja limite de idade para a aposentadoria por tempo de contribuição, quanto mais novo o segurado se aposentar, menor será o seu salário.

Cálculo Fator Previdenciário

O cálculo do fator previdenciário tem como base três fatores: a idade do segurado, o tempo de contribuição no requerimento da aposentadoria e a expectativa de sobrevida segundo a estimativa do IBGE. O resultado é multiplicado pela alíquota fixa de 0,31.

Para calcular o valor da aposentadoria com incidência de fator previdenciário, basta multiplicar o valor do salário de benefício por ele. O salário de benefício é a média dos 80% maiores salários de contribuição desde julho de 1994.

Tabela Fator Previdenciário

A tabela do fator previdenciário está disponível no site do Ministério do Trabalho e da Previdência Social, sendo atualizada a cada ano.

Fator Previdenciário e Regra 85/95

No ano de 2005, foi aprovada uma nova regra que elimina o fator previdenciário e paga o valor integral do salário de benefício para quem optar por ela. Para se aposentar pela nova regra, homens devem trabalhar até que a soma do tempo de contribuição com a idade seja 95, e mulheres, 85. A nova regra não é obrigatória, mas oferece um bônus para quem esperar mais pela aposentadoria.

Compartilhe o texto:

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais