Onde tirar Carteira de Trabalho

Confira a publicação de hoje sobre como e onde tirar carteira de trabalho.

Primeiramente, a Carteira de Trabalho ou CTPS – como também é conhecida – é um documento de extrema significância para qualquer profissional. Na Carteira de Trabalho é possível verificar todo o histórico de empregos e funções do trabalhador, bem como todas as anotações obtidas nos anos de trabalho exercidos.

É na Carteira de Trabalho onde constam detalhadamente os registros do trabalhador que comprovem seu direito ao recebimento de diversos benefícios e até mesmo ao seguro desemprego, em caso de perda do emprego. Mas, como e onde tirar Carteira de Trabalho?

Onde tirar Carteira de Trabalho Online

Como forma de desburocratizar a solicitação e emissão da Carteira de Trabalho aos trabalhadores e assim evitar enormes filas nos postos do Ministério do Trabalho, atualmente é possível realizar a solicitação de sua Carteira de Trabalho de forma online, através do site do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE de maneira bem simples e rápida, agendando o atendimento em sua cidade.

Para que seja possível o agendamento online da solicitação de sua Carteira de Trabalho, será necessário primeiramente acessar o link: www.saaweb.mte.gov.br/inter/saa/pages/agendamento/main.seam. Após esse passo, será necessário selecionar o seu Estado, Cidade e a unidade de Atendimento disponível na sua região.

Após esse passo, será necessário selecionar o Tipo de Atendimento que você deseja, neste caso, você deverá clicar em emissão de carteira de trabalho brasileiro, para que seja possível tirar sua Carteira de Trabalho. Após isso, você deverá clicar em prosseguir.

Fique atento que em seguida, para que sua solicitação de Carteira de Trabalho seja finalizada, você deverá informar alguns de seus dados pessoais, tais como: número de RG e CPF, sua data de nascimento e algum telefone para contato. O número de telefone do solicitante à Carteira de Trabalho deverá ser informado, na hipótese de ocorrer algum problema em seu agendamento.

Por fim, você notará que aparecerão algumas opções para que seja possível agendar data e hora para sua visita à unidade de atendimento e conseguir tirar sua Carteira de Trabalho.

Caso você agende e não possa comparecer no dia e horário marcados, é só acessar o mesmo link e clicar em reagendar, repetindo assim todo o processo de agendamento de nova data e horário. Bem simples!

⇒ Veja também: Registro Profissional do MTE.

Como tirar Carteira de Trabalho Online no site do Poupatempo

Também é possível agendar a solicitação de sua Carteira de Trabalho no site do Poupatempo do seu estado. Para isso, basta acessar o site do Poupatempo e verificar quais cidades do seu estado contam com o serviço de agendamento online (lembrando que não são todas) e assim, preencher seus dados. Tudo de maneira bem simples e prática!

Vale salientar que, caso não existam opções disponíveis na sua cidade para agendamento, isso significa que o serviço online de emissão de Carteira de Trabalho não pode ser agendado na sua região. Desta forma, você deverá se deslocar pessoalmente até o posto de atendimento e realizar a solicitação.

Importante frisar, que o processo online de solicitação de Carteira de Trabalho vale tanto para você que deseja tirar a primeira via da Carteira de Trabalho, quanto para quem já possuía e acabou perdendo, necessitando assim de uma segunda via. Lembrando que no dia de seu agendamento será necessário levar consigo seu RG original e uma foto 3×4.

Agora que você conferiu que é muito fácil solicitar sua CTPS, solicite a sua e se insira no mercado de trabalho.

Observação: Em muitos municípios do Brasil não é disponibilizado o agendamento online para tirar a carteira de trabalho. Por isso, para saber se esse serviço é disponível em sua cidade, por favor, acesse o link: www.saaweb.mte.gov.br/inter/saa/pages/agendamento/main.seam, selecione o seu estado e município, caso nada constar no sistema, significa que você não necessitará agendar o serviço em sua localidade.

Compartilhe o texto:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais