DDS Esmeril

O esmeril é uma ferramenta muito utilizada em oficinas mecânicas para serviços de desbastes e corte em materiais ferrosos e não ferrosos. Disponíveis nas versões de propulsão elétrica e ar comprimido, o esmeril utiliza um disco de material abrasivo.

Um dos perigos do esmeril é o estilhaçamento do rebolo quando em alta rotação. A explosão dessa peça pode espalhar pedaços no ar com muita rapidez. Por isso, o uso de equipamentos de proteção é indispensável. Rosto, olhos e mãos devem estar sempre protegidos para esmerilhar.

Mas há outros riscos para os quais se devem ficar atentos: choque elétrico, ruídos, postura corporal desfavorável, vibração e poeira.

Uso Correto do Esmeril

Todo trabalho realizado com esmeril deve ser executado por pessoas treinadas e qualificadas, sempre utilizando EPIs. Cuidado para não aproximar demais as mãos do equipamento em operação. Há risco de ferimento por atrito e aprisionamento dos dedos, gerando esmagamento ou mutilação.

Não utilize o esmeril sem a capa de proteção. Ela que evita contato acidental e restringe a projeção de fagulhas. Também vale lembrar que é proibido usar a esmerilhadeira com a face de operação voltada para cima. Verifique se não há folga excessiva entre o furo do disco e o eixo da ferramenta. Outro cuidado importante é em relação ao cabo. Se o cabo de rede estiver danificado ou for cortado durante o trabalho, desligue imediatamente o plug da tomada e não toque na ferramenta. Nunca utilize a ferramenta com cabo danificado.

⇒ Leia também: DDS Furadeira e Parafusadeira.

Os discos do esmeril devem ser armazenados na própria embalagem, em local seco e onde não haja mudança de temperatura. Nunca utilize disco de corte para desbaste ou vice-versa. Discos com defeito devem ser descartados. Devem ser guardados em pé, apoiados com material macio para não danificá-los e para que não deslizem.

Os acessórios do esmeril devem ser protegidos contra golpes, trepidações e produtos lubrificantes. O esmeril deve ser usado sempre para serviços a seco. Nunca trabalhe com materiais que contenham amianto por causa do pó.

Esmeril e EPIs

  • Mantenha o limite seguro de velocidade da pedra. Excesso de velocidade é um dos principais causadores de acidentes.
  • Quando for utilizar o esmeril, não use roupas soltas, acessórios e outros itens que possam enroscar no esmeril em movimento.
  • Cuidado com o uso de luvas para que não sejam puxadas.
  • Sempre utilize protetor auricular, avental, óculos de proteção e máscara.
  • Utilize somente a superfície plana do esmeril e não permita que faíscas entrem em contato com combustível ou materiais inflamáveis como solventes, combustíveis, lubrificantes.
  • Não faça força desnecessária sobre o rebolo.
  • Quando for trocar os rebolos, certifique-se de que o esmeril está desligado e que o rebolo não está rodando. Quando desligar a ferramenta, não saia até que o rebolo pare de rodar.
  • Importante lembrar que os auxiliares também devem utilizar EPIs.

Dica: Um trabalho só pode ser seguro quando o operador está preparado para operar o equipamento e conhece as instruções de serviço. Por isso, investir em qualificação é fundamental.

Compartilhe o texto:

1 Comentário

  1. Poderia acrescentar que o Esmeril deve ter três proteções básicas, aterramento adequado, botão de emergência (exigido pela NR12) e capa de proteção, que não só evita a aproximação acidental ao disco ou fagulhas, mas também que em caso de rompimento do mesmo, ocorra projeção de particulas pesadas com energia suficiente para provocar acidentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais