DDS Britadeira

Hoje, o Diálogo Diário de Segurança – DDS é sobre a britadeira e os procedimentos corretos de segurança do trabalho ao manuseá-la.

As britadeiras são ferramentas utilizadas para perfurar ou romper concreto, asfalto, cimento, cerâmica, especialmente para abertura de canaletas para passagem de tubulação e demolições. Há dois tipos de britadeiras disponíveis no mercado: elétrica (por motor elétrico) e pneumática (por ar comprimido).

Os modelos dependem do serviço a ser realizado. Há britadeiras com martelos leves (até 6 kg), que rompem espessuras de até 7 cm e atuam em pequenas demolições. Equipamentos com martelo médio (entre 7 e 30kg) são indicados para trabalhos em escavações, estradas e demolições. As britadeiras com martelo pesado (mais de 30 kg), são as ideais para longos períodos de funcionamento e velocidade maior, rompendo espessuras de até 15 cm.

Manuseio de Britadeira x Uso dos EPIs

O operador de britadeira deve, obrigatoriamente, fazer uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI) por estar exposto a vibrações e ruídos. Os equipamentos exigidos são:

  • Capacete de segurança para evitar ferimentos ocasionados por quedas ou impactos.
  • Máscara que evita aspirar poeira.
  • Protetor auricular devido à exposição por longos períodos a ruídos, que podem gerar lesões temporárias ou permanentes à audição.
  • Luvas antivibração que absorvem o impacto das vibrações da britadeira. De acordo com a ISO 10819:1996, as luvas de proteção devem ter na região dos dedos as mesmas propriedades que a região da palma da mão.

Manuseio da Britadeira x Saúde

Os principais riscos em relação à utilização da britadeira são a exposição às vibrações e ao ruído, que fazem parte do processo.

  • Britadeira e Ruído – A Norma Regulamentadora nº 15 (NR-15) determina que, para tempo de exposição de oito horas, o limite da tolerância para ruído é de 85dB. A britadeira emite ruído de 100dB, que limita o tempo de exposição em uma hora caso não sejam utilizados os equipamentos adequados. Quando não respeitadas as normas de segurança, a manipulação da britadeira pode gerar a PAIR (Perda Auditiva Induzida por Ruído). O cuidado deve ser redobrado com a audição, pois a PAIR não tem tratamento. Os danos são irreversíveis.
  • Britadeira e Vibração – Em relação à vibração, as consequências para o corpo dependem de quatro fatores: pontos de aplicação, frequência das oscilações, aceleração e duração da execução.

As britadeiras provocam as chamadas vibrações localizadas, atingindo mãos, braços e ombros. E quanto mais baixa a frequência (1 a 100hz), mais prejudicial ela se torna. Nessa faixa, ocorre ressonância em todo o corpo, podendo provocar dores abdominais e torácicas, náuseas, perda de equilíbrio, alteração da respiração e contrações musculares. Em longo prazo, os problemas podem se agravar ainda mais.

Uma das doenças mais graves é a chamada Síndrome de Raynold ou Síndrome da Mão Branca. A exposição contínua às vibrações, como na utilização da britadeira sem respeitar o tempo limite ou sem utilizar as luvas, causa a obstrução dos vasos e artérias, impedindo a irrigação sanguínea desses tecidos, causando a perda da capacidade de manipulação e o tato nos dedos.

A doença dá os primeiros sinais através do formigamento e adormecimento leve, branqueamento das pontas dos dedos e frio frequente nas mãos. Vai evoluindo para branqueamento mais duradouro, perda do tato e da sensibilidade à temperatura, além da perda da destreza. Um dos últimos estágios é a necrose nas pontas dos dedos.

Neutralize os Riscos na utilização da Britadeira

Os procedimentos para operação segura da britadeira são:

  • Não segure o equipamento com força maior do que a necessária.
  • Evite equipamento que o coloque em contato direto com a pele.
  • Massageie os dedos nos períodos de pausa.
  • Mantenha o equipamento com a manutenção em dia.
  • Mantenha o equipamento afiado para facilitar o corte e diminuir a força a ser aplicada.
  • Intercale outras atividades com a utilização da britadeira. Isso diminuirá os impactos da vibração.
  • Utilize sempre os equipamentos de segurança, especialmente as luvas antivibratórias.

Cuide da saúde, seu bem mais importante!

Compartilhe o texto:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais