A importância dos Protetores Auriculares

O ouvido é uma região muito sensível do corpo humano, portanto deve ser protegido quando exposto há algum agente que possa lhe causar danos, parciais ou irreversíveis.

Para essa região do corpo o dispositivo correto para a devida proteção e prevenção, são os protetores auriculares. Há alguns tipos de protetores auriculares, cada um de acordo com o nível de ruído ao qual o indivíduo está exposto.

Porém, não basta apenas o seu fornecimento por parte do empregador ou o seu simples uso, é necessário adquirir o equipamento adequado para atenuação eficaz do ruído presente no ambiente, decorrente de uma atividade laboral ou ambiental que se está exposto.

O interessante e é válido ressaltar que, o protetor auricular, como muito se fala, não é apenas para ruído, o mesmo pode e deve ser usado para indivíduo exposto à ventos excessivos e também friagem, pois como foi dito, o ouvido é uma região muito sensível e deve ser protegido para evitar futuras doenças ocupacionais ou maiores prejuízos à saúde.

O que são Protetores Auriculares?

Protetor auricular é um equipamento de proteção individual (EPI), conceituado pela norma regulamentadora nº 06, como sendo todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho (NR 6.1). Protetores auriculares, portanto, são dispositivos individuais com a finalidade de atenuar ruídos, com o objeto de minimizar danos à saúde do indivíduo.

Assim como qualquer EPI, o protetor auricular deve conter o certificado de aprovação (CA), caso contrário, não poderá ser comercializado e muito menos utilizado, para assim garantir sua veracidade e eficácia.

Bem como qualquer outro EPI, o indivíduo deverá receber o devido treinamento ao adquirir o equipamento, dessa feita, o seu uso deverá ser correto, garantindo sua eficácia e conservação.

Objetivo dos Protetores Auriculares

Os protetores auriculares tem por objetivo atenuar níveis de ruídos que estejam acima do limite de tolerância que a norma determina, amenizar desconfortos acústicos, proteger contra frio, chuva e ventos fortes e também é usado por músicos e esportes ou atividades aquáticas, este não para ruído, mas para a simples proteção do canal auditivo contra demais agentes.

Tipos de Protetores Auriculares

No mercado há vários tipos de protetores auriculares, porém é importante adquirir o dispositivo correto para cada atividade e nível de ruído. Os principais são, tipo silicone, espuma e concha.

  • Silicone ou plug – é duradouro, dependendo da higienização e preservação do mesmo, é confeccionado de 100% silicone, totalmente lavável, e higiênico, é possível encontrar de diversas cores.
  • Espuma – é do tipo inserção moldável, ou seja, por ser fabricado de espuma, com formato de cone, é possível ser totalmente moldável, sendo ajustado à todos os canais auditivos, tem sua base plana e topo arredondado, proporcionando conforto total. Esse protetor é confeccionado em tamanho único e é descartável, indicado para visitantes, inspeções ou quando o uso se faz num curto espaço de tempo, pois sua eficácia é não tão garantida no que tange o ruído.
  • Concha – chama-se concha em virtude de seu formato, confeccionado em material plástico e bordas almofadadas com espuma, proporciona ótimo conforto e arco tensor com ajuste de alta resistência.
A Importância dos Protetores Auriculares

O uso correto dos protetores auriculares promove a preservação da saúde, a curto, médio e longo prazo, evitando as doenças ocupacionais, porém faz-se indispensável a realização de exames médicos periódicos para mensurar a saúde da audição.

Vale ressaltar a importância do uso correto, mas também de sua higienização e forma de guardar. Para evitar a contaminação, não utilizar na rua e misturar com roupas sujas no armário do trabalho, utilizar conforme orientações fornecidas no treinamento e como precaução, adotar um método para evitar a mistura do uso do plug, ou seja, fazer um nó em um dos lados para não utilizar na outra orelha. No mercado há protetores com cores diferentes para usar sempre no mesmo canal auditivo.

Compartilhe o texto:

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais