Treinamento de Integração – É obrigatório?

Confira a importância de oferecer um treinamento de integração aos novos colaboradores.

O que é Treinamento de Integração?

Quando uma empresa contrata um funcionário, deve facilitar ao máximo sua adaptação ao novo ambiente de trabalho e capacitá-lo para as tarefas que ele deve desenvolver.

O treinamento de integração é um treinamento inicial que visa apresentar ao novo colaborador as políticas da empresa, os afazeres da sua função e as particularidades do ambiente e da equipe de trabalho.

Objetivos do Treinamento de Integração

O treinamento de integração visa contextualizar a estrutura organizacional, os objetivos da empresa, o modelo de gestão, as políticas de recursos humanos, as especificidades do contrato de trabalho, o dia-a-dia da sua função, entre outros aspectos importantes.

Durante esse período, o gestor e o colaborador devem acertar de forma clara e transparente quais são as expectativas de ambos e qual será a forma de mensurar o desempenho durante o período de experiência.

Também é no treinamento de integração que o trabalhador tem contato com as normas de segurança do trabalho adotadas pela empresa. É uma ótima chance de mostrar ao trabalhador que assim como a empresa leva a sério a segurança de seus colaboradores, ele também deve fazê-lo.

O Treinamento de Integração é obrigatório?

A única norma que determina a obrigatoriedade do treinamento de integração é a NR-18, que disciplina as condições e o meio ambiente de trabalho na área da construção civil.

No entanto, é prudente estender esse treinamento a todos os trabalhadores, especialmente quando a atividade envolver riscos à saúde ou à integridade física dos funcionários.

⇒ Leia também: A importância do Treinamento Admissional.

Como elaborar um Treinamento de Integração

Confira quais são os requisitos essenciais de um bom treinamento de integração:

  1. Apresentação da visão, missão e valores da empresa;
  2. Apresentação das políticas de RH (orientações sobre faltas, atrasos, benefícios, plano de carreiras, etc.);
  3. Apresentação do colaborador a seus colegas de trabalho, de forma acolhedora;
  4. Explicação sobre a hierarquia da empresa e a conduta esperada do colaborador;
  5. Apresentar os diferentes setores da empresa;
  6. Apresentar as políticas de segurança no trabalho, de preferência com apresentação audiovisual acompanhada de material impresso;
  7. Esclarecer sobre os canais de comunicação entre gestores e funcionários.
Importância do Treinamento de Integração

O treinamento de integração é de extrema importância para que o novo funcionário se sinta acolhido no ambiente corporativo. É uma forma de mostrar sua importância dentro da estrutura organizacional, fortalecer o vínculo recém-criado, engajar o funcionário com os objetivos da empresa e motivá-lo a fazer um bom trabalho.

Além disso, é o momento ideal para o esclarecimento de todas as dúvidas, evitando mal-entendidos e conflitos desnecessários.

Gostou do texto? Então, não deixe de compartilhá-lo:

7 Comentário

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − 8 =