Como fazer uma Análise de Risco – Passo a Passo

Hoje, abordaremos sobre como fazer uma análise de risco no âmbito da segurança e saúde do trabalho.

No entanto, é importante destacarmos antes que a análise de risco trata-se de uma ferramenta de antecipação, reconhecimento, avaliação e consequentemente de controle dos possíveis riscos ambientais existentes ou que venham existir no ambiente de trabalho, levando em consideração o meio ambiente e a eventual presença de terceiros.

A análise de risco servirá de base na elaboração de alguns documentos e programas da área de segurança e saúde do trabalho, assim como alguns desses documentos e programas servirão de apoio na elaboração da análise de risco.

Quem pode elaborar uma Análise de Risco?

Se realizarmos uma pesquisa nas legislações trabalhistas e de segurança e saúde do trabalho, verificaremos à ausência de uma determinada especificação legal do profissional responsável pela elaboração da análise de risco.

No entanto, é altamente recomendado que o profissional responsável pela elaboração da análise de risco tenha um satisfatório conhecimento acerca do local de trabalho, da atividade a ser desenvolvida e a respeito das Normas Regulamentadoras, assim como das Normas Brasileiras aprovadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, correlacionadas a atividade em questão.

Na necessidade de realizar alguma análise quantitativa acerca de um determinado agente ambiental no local de trabalho e/ou atividade a ser desenvolvida, recomenda-se que a análise de risco seja elaborada ou auxiliada por um profissional qualificado no manuseio, na averiguação e na análise dos resultados obtidos com o uso dos equipamentos adequados.

⇒ Leia também: O que é Análise de Risco?

Como fazer uma Análise de Risco – Passo a Passo

Basicamente, na elaboração da análise de risco envolve as seguintes etapas abaixo:

  • 1º Passo – Conhecer a atividade a ser executada, o local de trabalho, as pessoas envolvidas na atividade ou processo produtivo, os equipamentos e produtos utilizados, a provável presença e movimentação de pessoas e/ou maquinários no local de trabalho, etc.
  • 2º Passo – Para a elaboração de uma excelente análise de risco é importante buscar informações com outros profissionais, como funcionários mais experientes ou os que estão mais integrados a respeito da atividade a ser executada, visando com isso o seu maior entendimento acerca da atividade e dos procedimentos a serem realizados.
  • 3º Passo – Anote as informações obtidas no ”2º Passo” de forma sequencial, conforme cada etapa do trabalho.
  • 4º Passo Após reunir informações suficientes a respeito do serviço, prosseguir para a investigação dos riscos, das ações de controle e dos procedimentos de segurança para cada etapa do trabalho.
  • 5º Passo – Antes de finalizar a análise de risco é importante realizar uma averiguação e revisão das informações obtidas e descritas na análise de risco, visando com isso a complementação e a melhoria da mesma.

Lembrando que qualquer alteração no ambiente de trabalho, na execução e nos procedimentos da atividade devem ser obrigatoriamente incluídos na análise de risco. Resultando uma nova investigação e estudo dos riscos, das ações de controle e dos procedimentos de segurança do trabalho.

É importante destacar que os trabalhadores envolvidos na atividade devem ser informados acerca dos riscos que possam originar nos locais de trabalho, dos meios de prevenir e de limitar os riscos, das medidas adotadas pela empresa e dos resultados obtidos nas avaliações ambientais.

Conforme dispõe a alínea “c” do item 1.7 da Norma Regulamentadora nº 01, portanto recomenda-se documentar a análise de risco, juntamente com a assinatura de todos trabalhadores envolvidos na atividade.

Modelo de Análise de Risco

Para auxiliar na confecção da sua própria análise de risco, acesse: Modelo de Análise de Risco.

Além disso, confira também mais alguns modelos específicos para o trabalho em altura. Para conferir, por favor, acesse: Modelos de Análise de Risco para Trabalho em Altura.

Compartilhe o texto:

1 Comentário

  1. Bom dia!
    Me formo este mês em TST.
    Sobre o assunto ANÁLISE DE RISCO, qual o curso vcs me recomendariam fazer para que eu não tenha dificuldade na hora de executar esta tarefa (analisar os riscos)?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais