Higiene e Segurança do Trabalho – Qual a Diferença?

A Higiene e Segurança do Trabalho ou HST em conjunto visam à preservação, a promoção da saúde e do bem-estar dos trabalhadores.

A higiene e segurança do trabalho, juntamente com outras áreas de conhecimento, como a ergonomia, saúde ocupacional e a medicina do trabalho tem como objetivo o reconhecimento, a avaliação e consequente o controle da ocorrência dos riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho.

O que é Higiene do Trabalho?

A higiene do trabalho, higiene industrial ou higiene ocupacional trata-se de uma ciência do ramo da segurança e medicina do trabalho, que busca o reconhecimento, a avaliação e o controle dos riscos provenientes do ambiente de trabalho que possam ocasionar prejuízo à saúde dos trabalhadores.

A higiene do trabalho tem como objetivo a preservação à integridade física e mental dos trabalhadores expostos aos riscos ambientais presentes no ambiente de trabalho.

  • Para saber mais sobre higiene do trabalho, acesse:

O que é Higiene Ocupacional?

O que é Segurança do Trabalho?

A segurança do trabalho trata-se do conjunto de procedimentos adotados na prevenção dos acidentes de trabalho através do reconhecimento, da avaliação e do controle dos riscos ambientais presentes no ambiente de trabalho.

A segurança do trabalho tem como objetivo estudar as possíveis causas e consequências dos acidentes de trabalho. E dessa forma, implantar metodologias e procedimentos adequados para a preservação da segurança e saúde dos trabalhadores.

  • Para saber mais sobre segurança do trabalho, acesse:

O que é Segurança do Trabalho?

Diferença entre Higiene e Segurança do Trabalho

Então, de forma simples e prática, estabeleceremos abaixo a diferença entre higiene e segurança do trabalho:

  • Segurança do Trabalho – Fundamenta-se na prevenção dos acidentes de trabalho, visando o reconhecimento e o controle dos riscos correlacionados ao ambiente de trabalho, em geral.
  • Higiene do Trabalho – Fundamenta-se na prevenção das doenças profissionais ou ocupacionais (oriundas pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade), visando à ação e o controle dos agentes físicos, químicos e biológicos presentes no ambiente laboral e/ou durante a execução das atividades.

⇒ Leia também: A Diferença entre Doença Profissional e do Trabalho.

Compartilhe o texto:

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais