O que é PCA – Programa de Conservação Auditiva

A sigla PCA significa Programa de Conservação Auditiva e trata-se do conjunto de medidas técnicas e administrativas que visa à saúde dos trabalhadores, expostos no local de trabalho a níveis de pressão sonora elevados.

O Programa de Conservação Auditiva (PCA) é estabelecido pela norma regulamentadora nº 07 e a Portaria n.º 19/1998, ambas do Ministério do Trabalho e Emprego, que dispõe sobre as diretrizes e os parâmetros mínimos para a implementação do programa.

Além disso, o Programa de Conservação Auditiva – PCA baseia-se na NBR 10152 (Níveis de ruído para conforto acústico – Procedimento), na Norma de Higiene Ocupacional (NHO-01) da Fundacentro, nas instruções normativas do INSS e no Anexo I da norma regulamentadora nº 15 (Limites de tolerância para ruído contínuo ou intermitente).

E com essa base documental, deve-se adotar as medidas técnicas de proteção coletiva e/ou individual que tornem o ambiente de trabalho dentro dos limites de tolerância, consequentemente mais saudável e seguro ao trabalhador.

Durante a implantação, o aprimoramento e o controle do Programa de Conservação Auditiva – PCA, serão tomadas algumas medidas preventivas, por exemplo: A substituição das máquinas por outras mais silenciosas, a redução na concentração de máquinas, a implantação de medidas de proteção individuais, etc.

Objetivo do PCA

O Programa de Conservação Auditiva – PCA tem como objetivo a proteção e a prevenção à saúde dos trabalhadores expostos a níveis de pressão sonora elevados, que possibilitem o desenvolvimento da Perda Auditiva Induzida por Ruído – PAIR.

Benefícios do PCA

Entre os principais benefícios do PCA, podemos destacar:

  • Prevenção da PAIR;
  • Aumento da produtividade;
  • A motivação dos funcionários;
  • Redução do índice de acidentes de trabalho;
  • Melhora da qualidade do serviço e do produto;
  • Redução dos gastos;
  • Minimização do índice de doenças ocupacionais;
  • Bem-estar no ambiente de trabalho;
  • Otimização da imagem da empresa.

Modelo de PCA

Para auxiliá-lo no entendimento acerca do Programa de Conservação Auditiva – PCA, disponibilizaremos um simples modelo de PCA abaixo:

⇒ Download – Modelo de PCA(formato pdf)

Compartilhe o texto:

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais