Modelo de PMOC

Antes de disponibilizarmos o modelo de PMOC, é importante destacar que a sigla PMOC significa Plano de Manutenção, Operação e Controle.

O Plano de Manutenção, Operação e Controle – PMOC trata-se de um plano obrigatório estabelecido pela Portaria n° 3.523, de 28 de agosto de 1998 e a Resolução nº 09 da Anvisa de 16 de Janeiro de 2003 aos proprietários, locatários e prepostos, responsáveis por sistemas de climatização com capacidade acima de 5 TR (15.000 kcal/h = 60.000 BTU/H), assim como a presença de um responsável técnico habilitado.

⇒ Leia mais sobre: PMOC – Plano de Manutenção, Operação e Controle.

O Plano de Manutenção, Operação e Controle – PMOC tem como objetivo estabelecer as medidas básicas referentes aos procedimentos de verificação do estado de limpeza, remoção das sujeiras e a manutenção de todos os componentes dos sistemas de climatização, visando garantir a plena qualidade do ar de interiores e a prevenção aos riscos à saúde dos ocupantes dos ambientes climatizados.

Modelo de PMOC

De acordo, o anexo I da Portaria n° 3.523/1998 e a NBR 13971/97 (Sistemas de Refrigeração, Condicionamento de Ar, Ventilação e Aquecimento – Manutenção Programada), segue abaixo o modelo de PMOC, acesse:

⇒ Download – Modelo de PMOC – Plano de Manutenção, Operação e Controle.

Compartilhe o texto:

164 Comentários

  1. Boa tarde.
    Amigo gostaria que vcs Me manda-se uns modelo De PMOC
    tem com.estou com dificuldade pra encontrar um,e estou precisando.
    Desde já agradeço.

  2. vale ressaltar que o PMOC deve possuir ART exclusividade do profissional das engenharias especificamente o engenheiro mecânico, tenho um programa de minha que estarei disponibilizando
    abraços
    williams
    eng mecânico e eng de seg do trabalho

  3. boa noite gostaria de saber se e nessesario um pmoc esclusivo para cada instalação eu tenho um splt 60.0000btu seria nessesario desde ja obrigado e se vcs assinam como engenheiro ou eu posso assinar

    1. Tem de avaliar sua formação primária, pois isso inicialmente será necessário formação em eng. mecânica, de acordo com legislação do CONFEA / CREA.

  4. Boa noite, Willian
    Vi sua planilha pmoc, muito bem elaborada atendendo a proposta da legislação.
    O mais legal tornar a mesma publica, possibilitando a nós profissionais liberais poder oferecer um serviço que realmente zela pela saúde das pessoas como de seus respectivos equipamentos, tornado um trabalho bem transparente.
    Agradeço se me enviar o programa.

  5. Boa noite Willian, seria possível me enviar um modelo de PMOC para shopping com sistema de água gelada, desde ja agradeço.

  6. Olá, gostaria de saber se um técnico em Refrigeração e Ar condicionado pode assinar o PMOC ou se precisa ser o Engenheiro.

  7. Bom dia gostaria de mais informações sobre o pmoc devido que aqui na minha cidade a vigilância sanitária é bem rígida se alguém puder me contatar no email pra conversarmos

  8. Boa tarde, William! Tudo bem? Achei o seu post muito interessante. Por gentileza, você poderia me enviar um modelo de PMOC?
    Desde já agradeço!

  9. olá william, muito bom seu post, por gentileza você conseguiria me enviar o software pmoc? ficaria muito grato me ajudaria muito mesmo, desde já agradeço…
    obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais