Modelo de Mapa de Risco

Hoje, disponibilizaremos um simples modelo de mapa de risco com o objetivo de ajudá-lo no entendimento acerca do assunto e na confecção do seu próprio modelo de mapa de risco.

No entanto, antes de disponibilizarmos para download o modelo de mapa de risco é importante destacarmos alguns aspectos sobre o próprio mapa de risco. Então, vamos lá!

O que é Mapa de Risco?

O mapa de risco trata-se da representação gráfica do mapeamento dos possíveis riscos ambientais presentes nos ambientes de trabalho.

Devido, já possuirmos uma outra publicação que aborda detalhadamente sobre o mapa de risco, não entraremos em muitos detalhes nesta publicação. Porém, caso queira obter mais informações sobre o mapa de risco, por favor, acesse: O que é Mapa de Risco?

Cores do Mapa de Risco

Conforme, a tabela I do anexo IV, da portaria n.º 25, de 29 de dezembro de 1994, a classificação dos riscos ambientais e suas respectivas cores são:

Cores do Mapa de Risco
*Portaria n.º 25, de 29 de Dezembro de 1994.

Dessa forma, temos as seguintes cores para o mapa de risco:

  • Verde – Riscos Físicos;
  • Vermelho – Riscos Químicos;
  • Marrom – Riscos Biológicos;
  • Amarelo – Riscos Ergonômicos;
  • Azul – Riscos de acidentes.

Graduação dos Riscos Ambientais

Modelo de Mapa de Risco
*Graduação dos Riscos Ambientais.

Geralmente, a graduação dos riscos ambientais do mapa de risco é simbolizada através da utilização de círculos em 3 (três) diferentes tamanhos:

  • Pequeno;
  • Médio;
  • Grande.

Sendo utilizados conforme a proporcionalidade de intensidade ou de presença do risco no ambiente de trabalho, assim como representados pelas cores estabelecidas na tabela I do anexo IV, da portaria n.º 25, de 29 de dezembro de 1994.

Além disso, é importante destacar que a proporcionalidade de intensidade ou de presença do risco no ambiente de trabalho será de acordo com a percepção dos trabalhadores, juntamente com a CIPA e o SESMT da empresa.

Modelo de Mapa de Risco

  • Para realizar o download do modelo de mapa de risco, acesse:

⇒ Download – Modelo – Mapa de Riscos (formato pdf)

Compartilhe o texto:

3 Comentários

  1. Bom, sobre modelo de mapa de risco em forma de planta baixa eu não agrado muito, prefiro com fotos do local, pois assim facilita ainda mais para o trabalhador visualizar o seu local de trabalho, lembrando que nem todos sabem ler uma planta baixa. Sobre as dicas são ótimas! quanto mais conhecimento melhor, parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais