Exemplo de PPRA

Hoje, disponibilizaremos um exemplo de PPRA para auxiliar estudantes e profissionais da área de segurança do trabalho no entendimento e na elaboração do próprio PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais.

Conforme, estabelece a norma regulamentadora nº 09 (Programas de Prevenção de Riscos Ambientais) do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados tem a obrigatoriedade de elaborar e implementar o Programa de Prevenção de Riscos AmbientaisPPRA, independente, do número de funcionários e grau de risco.

Com o objetivo de preservação à saúde e integridade dos trabalhadores através da antecipação, do reconhecimento, da avaliação e conseqüentemente, do controle da ocorrência dos riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.

O subitem 9.1.3 da norma regulamentadora nº 09 estabelece que:

9.1.3 O PPRA é parte integrante do conjunto mais amplo das iniciativas da empresa no campo da preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, devendo estar articulado com o disposto nas demais NR, em especial com o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO previsto na NR-7.

Leia também:

Reconhecimento dos Riscos Ambientais

A seguir, disponibilizaremos uma simples ferramenta de auxílio aos profissionais da área de segurança do trabalho no reconhecimento dos possíveis riscos ambientais presentes no ambiente de trabalho. Portanto, para visualizar e/ou realizar o download, acesse: Reconhecimento dos Riscos Ambientais.

Exemplo de PPRA

A disponibilidade deste exemplo de PPRA que tem como objetivo auxiliar estudantes e profissionais da área de segurança do trabalho no entendimento e na elaboração do PPRA. Para visualizar e/ou realizar o download do exemplo de PPRA, por favor, acesse: Exemplo de PPRA.

Em relação a elaboração do PPRA, o subitem 9.3.1.1 da NR-09 dispõe que:

9.3.1.1 A elaboração, implementação, acompanhamento e avaliação do PPRA poderão ser feitas pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT ou por pessoa ou equipe de pessoas que, a critério do empregador, sejam capazes de desenvolver o disposto nesta NR.

Dessa forma, o PPRA poderá ser elaborado pelo SESMT ou qualquer pessoa ou equipe de pessoas, que a critério do empregador, sejam capazes de cumprir o disposto na NR-09. No entanto, é altamente recomendado que o PPRA seja desenvolvido por profissionais da área de segurança do trabalho, por exemplo: O técnico e/ou engenheiro de segurança do trabalho.

Veja também

Gostou do texto? Então, não deixe de compartilhá-lo:

Comentários

  1. sergio fernandes

    Sou recém formado técnico de segurança gostaria de saber se eu tenho que ter carteirinha de tst ou não precisa?
    eu sou obrigado ter a carteirinha do crea.

    Responder

Comentário

CAPTCHA