Registro do CREA na elaboração do PPRA

Não é raro, encontrarmos profissionais com dúvidas a respeito da necessidade do registro do CREA na elaboração do PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais).

No entanto, ao consultarmos o subitem 9.3.1.1 da norma regulamentadora nº 09 (Programas de Prevenção de Riscos Ambientais), verificamos as seguintes especificações a respeito da elaboração do PPRA:

9.3.1.1 A elaboração, implementação, acompanhamento e avaliação do PPRA poderão ser feitas pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT ou por pessoa ou equipe de pessoas que, a critério do empregador, sejam capazes de desenvolver o disposto nesta NR.

Dessa forma, constatamos que a norma regulamentadora nº 09, não especifica e nem estabelece a obrigação do registro no CREA para o profissional responsável pela elaboração do PPRA.

No entanto, se este profissional for registrado ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA passará a ter a obrigação de emitir a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) e consequentemente, a presença do seu registro do CREA ao Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA.

Leia também:

Além disso, a empresa deve sempre ficar atenta aos registros dos profissionais que elaborarão o Programa de Prevenção de Riscos AmbientaisPPRA, pois os mesmos deverão assinar o PPRA e qualquer problema que o profissional tenha com o seu registro no Ministério do Trabalho e/ou CREA, colocará em dúvida a validade do documento, podendo acarretar em multa ou até mesmo a interdição da empresa.

É importante destacar, que o registro do CREA é facultativo ao técnico de segurança do trabalho, ou seja, não é obrigatório. O registro obrigatório a todo técnico de segurança do trabalho é o registro profissional do Ministério do Trabalho e Emprego.

Atualmente, o Ministério do Trabalho e Emprego – MTE disponibiliza aos técnicos de segurança do trabalho e a outros profissionais, a possibilidade de solicitar online o registro profissional. Para obter mais informações sobre o registro profissional do Ministério do Trabalho e Emprego, acesse: Registro Profissional do MTE.

Veja também

Gostou do texto? Então, não deixe de compartilhá-lo:

Avalie esta publicação:

(Ainda sem avaliações)
Loading...

Uma ideia sobre “Registro do CREA na elaboração do PPRA

  1. Rosemary J. P. Oliveira

    Olá,

    Inicialmente quero cumprimentar pelo conteúdo do site, as informações são claras e objetivas, além de sempre atuais. Parabéns!!!

    A dúvida que tenho é com relação ao “Tecnólogo em Segurança do Trabalho”, esse profissional tem o direito de se registrar no MTE e no CREA?

    Atenciosamente, Rosemary.

    Responder

Comentário

CAPTCHA