Consulta – Número ONU e de Risco no Transporte de Produtos Perigosos

A identificação de riscos no transporte de produtos perigosos é realizada através do Painel de Segurança, que deve ficar em 4 quatro lugares diferentes no veículo de transporte, ou seja, um painel de segurança a cada lado do veículo de transporte. Com objetivo, de torná-la visível a qualquer posição em que se olhe para o veículo de transporte, assim como, facilitar a fiscalização e a identificação do produto químico transportado.

O Painel de Segurança deve conter em sua parte superior o número de identificação de  risco e na parte inferior o número ONU.

O que é o número ONU?

É o número de série estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), que identifica e fornece informações sobre os produtos ou misturas químicas. Exemplos de números de ONU: Benzeno – 1114, Tolueno – 1294, Gasolina -1203, Querosene – 1223 e GLP – 1075.

O que é o número de risco?

É um código numérico que indica a natureza e a intensidade do(s) risco(s), consistem em dois ou três algarismos, conforme estabelecido na Resolução n° 420, de 12/02/2004, da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) – Ministério dos Transportes.

Número ONU e de Risco no Transporte de Produtos Perigosos

Consultar o Número ONU e de Risco no Transporte de Produtos Perigosos

⇒  Consultar – Número ONU e de Risco no Transporte de Produtos Perigosos.

Gostou da publicação sobre o número ONU e de risco no transporte de produtos perigosos? Então, acompanhe o Blog Segurança do Trabalho pelas redes sociais: Twitter, FacebookGoogle plus.

Veja também

Comentários

    1. William

      Stephanie
      O nome que você deve ter para saber a numeração do produto, deve ser o “Nome Apropriado para Embarque”, com essa nomenclatura, você deve consultar a Relução 3252/16 da ANTT que substituiu a 420. Lá existe uma lista com os produtos, de acordo com a numeração da ONU, Nome Apropriado para Embarque, Classe de Risco, Grupo de embalagem e outras informações importantes.

      Responder

Comentário

CAPTCHA