A eleição da CIPA pode ser anulada?

Veja os aspectos de regularidade da eleição da CIPA e se ela pode ser anulada.

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) deve existir em todos os estabelecimentos e tem como função precípua garantir que políticas de prevenção de acidentes sejam implantadas nas empresas e que haja comprometimento do empregador e dos trabalhadores em discuti-las e torná-las eficazes.

Em razão de sua importância no ramo de segurança e saúde do trabalhador, a formação da CIPA não é realizada simplesmente por designação do empregador, mas, também, por um processo eleitoral que envolve a participação dos empregados e é regulamentado pela Norma Regulamentadora nº 5 (NR-5).

Em síntese, a CIPA é formada por representantes da empresa, que são escolhidos e designados pelo próprio empregador, e por representantes dos empregados, que são eleitos diretamente pelos próprios empregados, por meio de processo eleitoral que tem seu procedimento estabelecido na NR-5.

A composição paritária da CIPA foi concebida dessa forma para que fosse garantida a atuação isenta da comissão, de maneira que houvesse equilíbrio entre as decisões e que os interesses de ambas as partes fossem considerados e resguardados. Assim, preza-se pela razoabilidade e proporcionalidade das decisões.

Quanto ao processo eleitoral que envolve a escolha do representantes dos empregados, há diversas regras que devem ser seguidas para garantir a lisura do procedimento e todas elas estão dispostas na NR-5, tais como:

  • convocação das eleições com antecedência de 60 dias em relação ao término do mandato atual;
  • comunicação do início do processo eleitoral ao sindicato da categoria profissional;
  • constituição da Comissão Eleitoral;
  • liberdade de inscrição para todos os empregados do estabelecimento;
  • realização da eleição no prazo mínimo de 30 dias antes do término do mandato da CIPA;
  • entre outras.

A lista acima não é exaustiva, na NR-5 constam diversos outros requisitos necessários para garantir que o processo eleitoral seja considerado legal. E quando isso não ocorre, a eleição da CIPA pode ser anulada? Se não houver respeito ao disposto na norma há consequências estabelecidas na própria NR-5 e uma delas é a anulação da eleição.

A NR-5 estabelece:

5.42.1 Compete a unidade descentralizada do Ministério do Trabalho e Emprego, confirmadas irregularidades no processo eleitoral, determinar a sua correção ou proceder a anulação quando for o caso.

Para que haja a intervenção do Ministério do Trabalho, deve ter havido a protocolização de denúncia sobre o processo eleitoral no prazo de até 30 dias após a data da posse dos novos membros da CIPA.

Na hipótese de decisão do Ministério no sentido de anulação da eleição, a NR-5 ainda determina:

5.42.2 Em caso de anulação a empresa convocará nova eleição no prazo de cinco dias, a contar da data de ciência, garantidas as inscrições anteriores.

Além disso, o subitem 5.42.3 da NR-5 estabelece:

5.42.3 Quando a anulação se der antes da posse dos membros da CIPA, ficará assegurada a prorrogação do mandato anterior, quando houver, até a complementação do processo eleitoral.

Lembrando, que havendo participação inferior a 50% (cinqüenta por cento) dos empregados na votação, não haverá a apuração dos votos e a comissão eleitoral deverá organizar outra votação, que ocorrerá no prazo máximo de 10 (dez) dias.

Compartilhe o texto:

8 Comentários

  1. Não empresa onde trabalho a empresa inscreveu candidato algumas horas antes da votação isso é legal e após dois dias ainda não divulgou o resultado da apuração

  2. Eu trabalho em turno e sou candidato nas eleições da CIPA. Mas no dia da eleição eu e minha turma estava de folga e não votamos! A eleição pode ser anulada por conta disso?

  3. Um funcionário que acabou de se eleger na copa …mas está usando isso de maneira índole(faltando para ser demitido para receber a indenização)pode ser retirado da cipa por meio de abaixo assinado?

  4. Fui emprestado para outro setor e não fui comunicado sobre a Cipa e fui demitido acredito que foi feita esta manobra para poderem me demitir. Passou um ano da minha demissão tem algo que eu possa fazer? Como entrar com um processo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais