DDS Atividade Física

A OMS (Organização Mundial de Saúde) diz que o conceito de saúde abrange o bem-estar mental, social e físico. Assim, a atividade física é essencial para contribuir com este equilíbrio que resulta em saúde.

A atividade física beneficia as funções do corpo como um todo, tanto os músculos, a circulação, a respiração, como a mente, pois influencia o funcionamento hormonal, traz sensação de bem-estar, plenitude, contribui com melhorias na atenção, memória, concentração e ainda promove socialização.

Por isto, este DDS Atividade física é tão importante, ou seja, para mostrar como a atividade física pode ajudar na prevenção de doenças, de acidentes e muitos outros benefícios.

Prevenção de Doenças

A atividade física, sendo ela musculação, caminhada, corrida, dança, esportes, contribui com um melhor funcionamento da circulação, aumenta o sistema imunológico (de defesa), melhora a capacidade de respiração, proporciona mais força, mais flexibilidade e mais resistência.

Diante destas funções da atividade física, várias doenças podem ser evitadas, como hipertensão, trombose, doenças renais, doenças gastrointestinais, doenças respiratórias, reumatismo, lombalgia, tendinites, LER/DORT, etc.

A hipertensão, trombose e outros problemas circulatórios são prevenidos porque a atividade física aumenta a resistência cardiovascular através de exercícios aeróbicos. Pelo mesmo motivo, doenças respiratórias também são evitadas, pois há uma melhora na oxigenação e maior resistência pulmonar, entre outros benefícios.

As infecções são prevenidas porque o exercício promove maior resistência de defesa do corpo, assim o sistema imune fica menos suscetível a bactérias e vírus. As doenças renais, por sua vez, são prevenidas porque o movimento do corpo proporciona uma melhor função dos órgãos envolvidos no sistema urinário, bem como na digestão e absorção de alimentos.

O reumatismo, a LER/DORT e outras doenças articulares são prevenidas porque a atividade física é capaz de fortalecer os músculos, fornecer flexibilidade dos tendões e ligamentos, que em caso contrário se tornam mais suscetíveis a lesões, dores, etc.

Por fim, as dores na coluna (muito comuns no ambiente de trabalho) como a lombalgia e cervicalgia, são evitadas porque ocorre uma correção postural devido ao fortalecimento dos músculos do abdome e das costas, bem como maior flexibilidade das vértebras.

Prevenção contra Acidentes de Trabalho

Este DDS Atividade física não pode deixar de mencionar os acidentes de trabalho, os quais também podem ser prevenidos com a prática de atividade física. Acidentes acontecem por diversos motivos, dependendo do setor e das tarefas de trabalho desempenhadas.

Um exemplo é o carregamento e deslocamento de cargas, de forma que a atividade física torna o trabalhador mais apto a fazer esta tarefa de forma mais eficaz, mais correta e que ocasione menos danos às articulações e fibras musculares.

A atividade física também altera os níveis hormonais de uma forma positiva, isto é, promove aumento de endorfina, que é um hormônio relacionado à sensação de bem-estar, animação e alegria, ao mesmo tempo que diminui o nível de cortisol, que é o hormônio do estresse. Assim, a atividade física contribui com a redução do índice de estresse, depressão, ansiedade, Burnout, etc. Além de promover socialização, fator também essencial no bem-estar.

Outra contribuição neste sentido é a melhora cognitiva, isto quer dizer que a atividade física possibilita um aprimoramento da memória, da atenção e da concentração. Isto ocorre porque a atividade física melhora a circulação e a oxigenação, ou seja, o cérebro recebe mais sangue e mais oxigênio, tornando as funções neurológicas muito mais eficazes. Pois, quanto mais atenção, menor é o risco de acidentes.

Compartilhe o texto:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais