DDS Relacionamento Interpessoal


Este DDS relacionamento interpessoal se propõe a mostrar como melhorar o relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho.

Uma das realidades do mundo contemporâneo é de que passamos grande parte do nosso tempo no ambiente de trabalho, muitas vezes passamos mais tempo no trabalho do que em casa, isto quer dizer que é comum que as pessoas convivam mais com colegas de trabalho do que com a própria família.

É bastante comum o nascimento de fortes e duradouras amizades a partir do ambiente de trabalho, por outro lado, as pessoas com que nos relacionamos no trabalho quase nunca são pessoas que escolhemos e claro, há muita diversidade em tal ambiente.

O relacionamento interpessoal trata de toda interação humana entre duas ou mais pessoas, que pode ocorrer de forma contínua ou remota. Toda interação humana envolve emoções, sentimentos, atitudes e interesses.

As emoções permeiam qualquer relação humana, inclusive no trabalho, o padrão emocional de cada indivíduo varia, pois cada pessoa possui uma personalidade e lida com as emoções e situações de maneiras distintas.

Dicas para melhorar o relacionamento interpessoal no trabalho

No ambiente de trabalho existem pessoas de diferentes idades, sexos, gostos, preferências, costumes, cultura, religião, escolaridade, classe social, etc. Além disso, por mais parecidas que duas pessoas pareçam em alguns aspectos, ainda assim apresentarão diferenças entre si, o modo como se posiciona diante dos problemas, como resolve e como lida com suas questões são características individuais que não devem ser julgadas como certas ou erradas por ninguém, mas sim respeitadas.

Portanto, o primeiro passo que este DDS relacionamento interpessoal apresenta é o respeito incondicional pelo outro, esta é a dica de ouro para a qualidade de qualquer relacionamento, mas veja a seguir mais dicas de como melhorar as relações no trabalho:

  • Desenvolva qualidades como gentileza e cordialidade, pois isso faz com que tudo ao seu redor tenha mais harmonia;
  • Busque conhecer a si mesmo, esta capacidade de administrar suas próprias questões evita conflitos com as pessoas, pois esta compreensão ajuda a distinguir seus sentimentos sem deixá-los que interfira no outro;
  • Reflita sobre seus conflitos internos, reconheça seus erros, defeitos e limitações, isto contribui nos relacionamentos porque evita de descontar e projetar no outro questões que são individuais;
  • Aprenda a trabalhar em equipe, não são todos que possuem esta habilidade, mas é possível desenvolvê-la, comece dialogando mais com os colegas, ofereça ou peça ajuda quando perceber necessidade;
  • Administre os conflitos precocemente, pois quanto mais tempo demorar para resolvê-lo mais complicado se tornará, causando estresse, clima desagradável entre os envolvidos, problemas emocionais, etc;
  • Participe de eventos, dinâmicas, atividades e reuniões com o grupo de trabalho, pois estes acontecimentos promovem coesão, compreensão e conhecimento;
  • Aprenda a ouvir e saiba quando falar, isto é, seja assertivo, expressando e dando espaço para os outros se expressarem sempre tendo o respeito como ponto de partida.

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