Como se manter motivado no trabalho

Este artigo, portanto, se propõe a revelar como se manter motivado no trabalho. Confira!

Todos os feitos humanos dependem de motivação, para manter um relacionamento, constituir família, cultivar amizades, praticar exercício, seguir a dieta, para ter lazer e claro, para trabalhar.

Cada pessoa é movida de formas diferentes, cada um possui uma maneira de agir, pensar e lidar com os desafios do dia a dia, por isso, cada pessoa precisa encontrar suas próprias motivações para cada aspecto da vida.

Muito embora cada pessoa seja única, somos todos semelhantes e por isso, capazes de nos adaptar e evoluir. Por isso, há determinados fatores capazes de causar desmotivação em qualquer pessoa, pois são fatores ligados às necessidades básicas de um ser humano.

Encontre sua motivação

Como já fora mencionado, as personalidades são distintas e por isso, o que move uma pessoa pode ser o que estaciona outra. Há pessoas, por exemplo, que se motivam e impulsionam em decorrência de uma crítica, enquanto outras pessoas se abatem e desistem após receber críticas.

O medo também pode ser motivacional para algumas pessoas e para outras, o medo pode paralisar. Estamos falando daquele medo de fracassar, por exemplo, ou medo de novidade, medo de ser incapaz, medo de falhar, enfim, podemos imaginar que o medo pode causar efeitos positivos ou negativos a depender da pessoa.

Desta forma, críticas ou elogios e o medo podem causar efeitos diferentes em cada um, pode acomodar ou alavancar alguém. Por isso, basta cada pessoa identificar a forma com reage aos estímulos. Este autoconhecimento ajuda a cada um descobrir como se manter motivado no trabalho.

Trabalhe com prazer

Ter alegria, prazer e realização no trabalho é essencial para se manter motivado, isto quer dizer que é preciso gostar da função desempenhada, é preciso ter prazer em realizar as tarefas do trabalho todos os dias, é preciso – por fim – sentir-se realizado pessoalmente e financeiramente com o que faz.

Buscar trabalhar com o que realmente gosta, faz com que o trabalho não se torne um esforço desagradável. Este é um dos mais importantes fatores de como se manter motivado no trabalho, pois a motivação se associa muito às emoções.

» Leia também: DDS Motivação no Trabalho.

Entenda as necessidades

Dentre as teorias motivacionais, uma das principais é a desenvolvida por Abraham Maslow, conhecida pela pirâmide das necessidades, que foi desenvolvida a fim de organizar as necessidades do homem de acordo com o grau hierárquico, tornando mais fácil a compreensão das necessidades em relação à motivação.

A pirâmide é dividida em três agrupamentos, que são fatores de como se manter motivado no trabalho:

  • Necessidades fisiológicas: alimento, vestimenta, secreção, moradia, descanso. Se estas necessidades básicas forem impedidas ou dificultadas dentro e fora do trabalho, com certeza a motivação diminui;
  • Necessidade de segurança: se refere tanto à segurança do corpo, ou seja, ter a saúde preservada e estar fora de perigo de acidentes, bem como à segurança do próprio trabalho, que se refere à estabilidade no emprego, o que inclui o recebimento dos benefícios respeitando o valor e o prazo adequado;
  • Necessidade de amor/ relacionamento: amizade, família, intimidade sexual, os quais ao serem prejudicados pelo trabalho leva à desmotivação;
  • Necessidade de estima: reconhecimento, respeito, autoestima, confiança dos outros. Caso não haja algum destes fatores, a motivação enfraquece, para evitar isso é preciso refletir sempre consigo ou com ajuda profissional;
  • Necessidade de realização pessoal: capacidade de resolver problemas, ausência de preconceito, inteligência emocional, resiliência. Esta necessidade e a do tópico anterior são essencialmente psicológicas, por isso recomenda-se a busca pelo autoconhecimento sempre.

A motivação é mantida se houver o atendimento, pelo menos razoável, de cada necessidade. Por outro lado, se tais necessidades forem negligenciadas, a motivação enfraquece inevitavelmente.

Tenha objetivos

A motivação está intimamente relacionada também aos objetivos que traçamos na vida, se não há um lugar onde se almeja chegar, então o caminho simplesmente não é percorrido.

Por isso, uma das principais formas de como se manter motivado no trabalho é ter metas, é sempre se manter em movimento buscando alcançar novos resultados, superar os desafios, aprender com os erros, resolver problemas e assim, jamais se acomodar.

Compartilhe o texto:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais