A importância da CIPA


Saiba a importância da CIPA. Confira o texto!

Primeiramente, é importante que a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) seja bem estruturada e atuante nos estabelecimentos, pois a mesma auxilia no combate e na prevenção dos acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais.

A CIPA é formada pelos trabalhadores de determinado estabelecimento, e estes, além de exercerem suas atividades para as quais foram contratados, fazem parte desta comissão e ajudam a manter o local de trabalho mais saudável e seguro, seja para os próprios trabalhadores, bem como para os visitantes.

A CIPA contribui com o SESMT na prevenção dos acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais, porém as empresas desobrigadas de constituírem o SESMT, a CIPA se torna a principal responsável por atuar neste propósito. Lembrando, que a segurança do trabalho é um dever de todos e não somente de responsabilidade de uma comissão ou setor específico.

Além disso, é importante destacar que as empresas desobrigadas de constituírem a CIPA, a norma regulamentadora nº 05 determina que a empresa nomeie um responsável pelo cumprimento dos objetivos referentes à CIPA (NR-05).

A importância da CIPA para as empresas

A CIPA tem grande importância para as empresas, pois os funcionários que fazem parte dela são treinados para identificar os riscos e combater a ocorrência dos acidentes e das doenças ocupacionais, tal como ajudam a realizar melhorias e apontam possíveis soluções.

Investir na CIPA é melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, pois não adianta a empresa ter uma CIPA formada se a mesma não recebe recursos para realizar as melhorias necessárias. Além disso, é importante ressaltar que trabalhar na prevenção é mais fácil e menos custoso para as empresas.

A importância da CIPA para os trabalhadores

Todo trabalhador deseja voltar do trabalho com segurança e saúde, sem ter sofrido qualquer acidente, sem estar estressado ou desmotivado. E dessa forma, poder passar bons momentos em família, estudar ou se divertir. Ter um ambiente de trabalho seguro e saudável não faz apenas diferença no trabalho, mas também na vida pessoal.

A elaboração dos Mapas de Risco também faz parte das atribuições da CIPA, este documento aponta os riscos que existem em cada ambiente (físico, químico, biológico, ergonômico e de acidente) e qual é o grau desse risco (pequeno, médio ou grande), bem como quais são os equipamentos de segurança do trabalho que devem ser utilizados para minimizar ou eliminar os riscos.

Os integrantes da CIPA são os trabalhadores designados para auxiliar na manutenção da Segurança e Saúde nos ambientes de trabalho, no entanto, todo trabalhador deve se comprometer, fazendo ou não parte da CIPA, pois diz respeito ao bem estar de todos. Se cada trabalhador realizar suas atividades com atenção e seguir as normas de segurança, menor será a probabilidade de ocorrerem acidentes.

A importância da CIPA para a sociedade

Quanto menos acidentes de trabalho ocorrerem, menor será o desembolso da empresa e do governo em atendimentos médicos e hospitalares, o INSS também economizará, pois gastará menos em benefícios e reabilitações. Esses gastos sendo menores, sobram mais recursos para investir na saúde e na qualidade de vida da sociedade.

Gostou do texto sobre a importância da CIPA? Então, não deixe de acompanhar o Blog Segurança do Trabalho pelas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram e Google plus.


Veja também

Uma ideia sobre “A importância da CIPA

  1. Aurelio Simoes

    Para empresas conciente a CIPA é de grande valor para a mesma pois ajuda na prevenção de ocorrências que prejudica não só ao trabalhador mais também ela própria .Mas há empresas onde a CIPA e vista com desconfiança pois muitos querem só aproveitarem a situação de Cipeiros para garantir o seu emprego. isto é uma mentalidade atrasada que prejudica o funcionamento da mesma

    Responder

Comentário