O que é CANPAT?

A incidência cada vez mais recorrente de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais é uma preocupação em todo mundo, pois seus impactos refletem diretamente na sociedade e na economia.

No dia 28 de abril, foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho, o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, em razão de um acidente ocorrido em uma fábrica nos Estados Unidos, que matou dezenas de trabalhadores. O Brasil, em apoio à prevenção de acidentes e em respeito aos acidentados, instituiu, também no dia 28 de abril, o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidente de Trabalho.

Há, no Brasil, diversas normas que regulamentam a segurança e a saúde do trabalhador, com vistas a tornar o local de trabalho seguro e adequado às atividades realizadas. Sabe-se que a responsabilidade pela segurança no trabalho não é apenas da empresa, é também dos trabalhadores e da sociedade.

A CANPAT é uma das iniciativas regulamentadas por lei para conscientizar a sociedade da importância da prevenção dos acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

Significado de CANPAT

A sigla CANPAT significa Campanha Nacional de Prevenção dos Acidentes de Trabalho e encontra fundamento da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e na Norma Regulamentadora nº 01.

O Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho, com fulcro nas normas citadas, é o órgão nacional competente para coordenar, orientar, controlar e supervisionar as atividades relacionadas com a segurança e medicina do trabalho, inclusive a CANPAT. Por sua vez, os órgãos regionais com as mesmas competências são as Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego (SRTE).

Objetivo da CANPAT

A CANPAT é uma ação desenvolvida pelo Ministério do Trabalho, em parceria com outros órgãos, com o objetivo de consolidar na sociedade a conscientização para a importância de uma cultura de prevenção de acidentes e doenças do trabalho.

O objetivo principal é promover ações de fomento à prevenção de acidentes e doenças do trabalho, com vistas a diminuir a incidência destes acontecimentos. Isso porque um ambiente de trabalho seguro e saudável gera aumento da produtividade e competitividade, melhoria no ambiente de trabalho e nas relações com os trabalhadores, valorização da marca e credibilidade da empresa, diminuição dos gastos operacionais decorrentes de adoecimento e acidentes, tal como maior adesão dos empregados aos objetivos da empresa.

Como funciona a CANPAT

A CANPAT funciona como qualquer campanha governamental, na qual são lançados os temas para discussão e publicização das questões afetas ao assunto e diversas ações relacionadas ao tema são promovidas pelo governo e por órgãos parceiros, sempre com o objetivo de conscientizar a sociedade da importância de se prevenir os acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

Este ano, 2017, o tema da campanha é Conhecer para Prevenir. As ações serão voltadas àqueles locais em que há uma maior ocorrência de acidentes de trabalho. Um dos destaques é o setor de transportes terrestres, que possui maior incidência de óbitos e a segunda maior incidência de incapacitações permanentes.

Assim, o intuito é que a partir do conhecimento dos fatores de risco e das causas dos acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, seja possível otimizar o processo de prevenção dessas ocorrências e diminuir o número de acidentes e de trabalhadores incapazes em decorrência de doenças do trabalho.

Compartilhe o texto:

1 Comentário

  1. Bom dia a todos os colegas téc. seg. trabalho e demais, eu na area a + de 23 anos, sempre vejo só falar e não agir, prejudicar muitas vezes os profissionais que tem boas intenções de ações preventiva e corretiva são tantas NORMA que até confunde as pessoas, aqueles que tem ajudar resolver são que os causas os problemas para não prevenir,Teve caso que o empregador não precisa deixo que eu assumo, depois não aceitam as recomendações e não querer assinar DDS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais