Administração de Conflitos no Ambiente de Trabalho

O ambiente de trabalho é composto tanto por artefatos físicos como intangíveis, um destes é o próprio ser humano. Desta forma, a administração de uma empresa deve se atentar ao conceito de grupo, a não ser que a empresa possua apenas um funcionário.

Entende-se por grupo um conjunto de duas ou mais pessoas que compartilham objetivos, o comportamento grupal pode gerar diferentes fenômenos, um deles é o fenômeno do conflito.

Em outras palavras, onde há grupo, há a possibilidade de conflito. Sabendo disso, é preciso que haja medidas preventivas e soluções para este fenômeno no ambiente de trabalho e isto consiste na administração de conflitos.

O que geram os conflitos

O primeiro ponto que a administração de conflitos deve observar está no que se refere às causas dos conflitos, os principais fatores de conflitos são:

  • Competitividade;
  • Percepção de injustiça;
  • Confronto de ideias/opiniões;
  • Discrepância nas recompensas;
  • Presença de fatores estressores;
  • Erros/ruídos na comunicação;
  • Hostilidade;
  • Aversão pessoal;
  • Ausência de respeito ao espaço físico e psicológico do outro.

⇒ Leia também: Como os estilos de liderança interferem no bem-estar do trabalhador?

Como evitar os conflitos

Após identificar o que pode gerar conflitos, o segundo passo da administração de conflitos consiste na aplicação de medidas que busquem evitar a ocorrência dos mesmos.

Os gestores devem implementar ações que visem a melhoria na comunicação, através de palestras, treinamentos, dinâmicas. Mas a melhor forma de implementar a boa comunicação é integrar esta característica na cultura da própria empresa.

A melhora da comunicação evita mal-entendidos, permite consenso nas opiniões, permite solução de problemas antecipadamente, permite conhecer o outro e reconhecê-lo com suas diferenças, tal como permite especificar exatamente a função de cada colaborador no grupo.

Para evitar a competitividade, a percepção de injustiça e a discrepância nas recompensas é preciso que haja planejamento e desenho de cargos, bem como boa comunicação da liderança permitindo reconhecimento e valorização de cada funcionário no desempenho de sua atividade.

Extinguir os fatores estressores é essencial para que haja um ambiente mais agradável, com menos tensão, com melhores condições de trabalho, proporcionando motivação e satisfação dos funcionários, o que evita a geração de conflitos.

A hostilidade e a aversão pessoal, bem como o desrespeito pelo espaço do outro são problemas que devem ser trabalhados na subjetividade de cada um, isto é, estas questões são de origem da personalidade do trabalhador, por isso o que os gestores na administração de conflitos pode fazer é evitar a contratação de pessoas que têm esta dificuldade de relacionamento, preferindo recrutar e selecionar capital humano com habilidade social, mas também pode-se trabalhar isto através de treinamentos, dinâmicas e diálogos.

⇒ Leia também: A importância da Comunicação no Ambiente de Trabalho.

Como solucionar os conflitos existentes

Caso a administração de conflitos na fase de identificação e prevenção tenha falhado e assim havendo ocorrência de conflito, o que se deve fazer é interferir buscando resolvê-los, pois deixar que o conflito evolua as consequências se tornam mais graves. Em outras palavras, quando antes houver a solução, melhor para os funcionários e para a empresa.

A solução dos conflitos é uma competência dos próprios membros do grupo, das pessoas envolvidas e dos gestores da empresa. Assim, cabe à pessoa envolvida buscar ter diálogo com educação e assertividade, buscando ouvir o que a outra parte tem a dizer, ao mesmo tempo demonstrar o modo como se sente e pensa a respeito da situação.

Através do diálogo cordial é possível chegar a conclusões e consenso, porém quando há problemas na comunicação, a solução do conflito deve ser mediada por alguém competente para este fim, ou seja, um líder, que atua ponderando os dois lados, questionando adequadamente sobre as faces do ocorrido e sugerindo ações para resolver o problema.

Quando necessário, os gestores podem interferir determinando o que deve ser feito, este caso só é recomendado quando o diálogo não surte nenhum efeito e a discussão começa a evoluir, isto é, para evitar que haja agressões verbais ou mesmo físicas.

O gestor pode tomar uma atitude específica de acordo com o caso, por exemplo, dar uma advertência, suspensão, encaminhar para o psicólogo organizacional, delegar tarefas específicas para as partes executarem ou ainda, quando o conflito tem base na atividade desempenhada, pode-se retirar a função das partes e delegar a uma terceira pessoa temporariamente.

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1 Comentário

  1. Boa tarde. O texto me parece tratar o conflito de ideias como coisa ruim e não é quando existe respeito. Durante uma divergência de ideias surgem outras que são não houvessem as divergências não aconteceriam. Os conflitos de ideias são necessários pois quando não há nenhum conflito ou discussão as pessoas não pensam e não opinam.

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