Quantos dias de atestado para entrar no INSS?

Saiba sobre quantos dias de atestado para entrar no INSS. Confira!

Os dias de afastamento por atestado necessários para requerer o auxílio-doença ao INSS variam de acordo com a categoria do trabalhador. São consideradas categorias de segurados para a Previdência Social: empregado, empregado doméstico, contribuinte individual, trabalhador avulso, segurado especial e segurado facultativo.

Para o empregado, é necessário que o afastamento em virtude de atestado seja de 15 dias. Assim, essa categoria terá direito a requerer o auxílio-doença a partir do décimo sexto dia de afastamento. Os primeiros 15 dias são de responsabilidade da empresa, conforme disciplina o §3º do artigo 60, da Lei 8.213/91.

Já as demais categorias não têm essa limitação temporal para entrar no INSS. Para o empregado doméstico, o contribuinte individual, o trabalhador avulso, o segurado especial e o segurado facultativo, o benefício é devido a partir da Data do Início da Incapacidade (DII), se requerido por segurado afastado por menos de 30 dias. Quando requerido por segurado afastado por tempo superior a 30 dias, o benefício será devido da Data de Entrada do Requerimento (DER).

O requerimento do auxílio-doença, para qualquer das categorias, poderá ser feito diretamente na página da Previdência Social, que pode ser acessada através do link: www.inss.gov.br/beneficios/auxilio-doenca.

No dia da realização da perícia é importante comparecer à Agência da Previdência Social munido dos seguintes documentos:

  • Documento de identificação com foto;
  • CPF;
  • Carteiras de Trabalho, carnês de contribuição ou outros documentos que possam comprovar as atividades exercidas;
  • Documentos médicos;
  • Para o segurado empregado, apresentar declaração assinada e carimbada pelo empregador, onde conste a Data do Último dia de Trabalho (DUT);
  • Para o segurado especial, apresentar documentos que comprovem essa categorização.

É importante comparecer com uma certa antecedência em relação ao horário de marcação da perícia, pois é muito comum que seja necessário realizar acerto nos dados cadastrais antes da avaliação médico-pericial. Outra informação relevante, para quem necessita acionar o INSS em caso de incapacidade, é que o resultado da perícia só é entregue no momento do atendimento ao segurado empregado, que tem a obrigação de informar à empresa até que dia foi concedido o afastamento pelo perito médico.

Para as demais categorias, o resultado poderá ser obtido no site da Previdência Social. Se o segurado quiser o resultado no mesmo dia em que foi realizada a perícia, ele só estará disponível a partir das 21h. A partir do dia seguinte ao da perícia, o resultado poderá ser consultado a qualquer momento.

Para que se tenha acesso ao resultado da perícia médica, é necessário acessar o site do INSS, por meio do link: www2.dataprev.gov.br/sabiweb/relatorio/imprimirCRER.view?acao=imprimir_CRER e informar os seguintes dados:

  • Número do benefício ou do requerimento;
  • Data de nascimento;
  • Nome;
  • CPF.

No site também é possível consultar o agendamento da perícia, para verificar a data, a hora e o local para os quais foi marcada a avaliação médico pericial. A consulta está disponível através do link: www2.dataprev.gov.br/sabiweb/consulta/inicio.view#sabiweb e deverão ser informados os mesmos dados citados acima para consulta ao resultado da perícia.

Compartilhe o texto:

82 Comentários

  1. Gostaria de saber se dois atestados um di 5 dias e outro de 15 dias da direito ao Inss, pois uns diz q tenho direito e outros não estou na dúvida no aguardo.

    Sds: Wellington

        1. Boa tarde fiz uma cirurgia de varizes o médico mim deu atestado de 30 dias. Mas minha perícia tá marcada 21 dias depois que acaba o atestado. O que gostaria de saber o que tenho que fazer agora pra frente tenho que passar pelo médico da empresa ou o que fez a cirurgia. Quem mim paga esses 21 dias?

      1. Tenho um atestado de 15 dias no periodo de 17/01 a 31/01
        E hoje 17/03 por conta do tratamento da mesma peguei outro atestado de 5 dias com o mesmo CID

        Vou ser afastada da empresa????

  2. Gostaria de saber se treis atestado um de 5 outro de 14 e um de 12 eu entro pelo INSS ou é meu patrão que paga trb de babar que entra na cad de doméstica.

    1. Peguei um atestado de sete dias,um de quinze e outro de sete dias.
      Fiz a perícia do INSS e foi negado o benefício pq só tenho dez meses de carteira assinada.
      O que fazer? Vou perder o dinheiro?

  3. Olá,
    Gostaria tirar uma dúvida peguei um atestado de 7dias com o cid F41 e voltei a empresa e trabalhei por 3 dias e peguei mais 14 dias pelo mesmo cid F41 …. totalizando 21 dias afastada este mês de setembro a empresa me informou que já estou afastada pelo inss isso procede ?

    1. Meu marido pego um atesuado de 15 dias e quando acabo o médico deu mais 30 a firma março a pericia pra daqui a 23 dias pra ele nesse tempo de espera são perícia ele fica sem pagamento

  4. Tenho um atestado de 5 dias mais minha patroa disse que tenho que ir ao INSS porque não tenho direito de receber, mas eu sei que é depois dos 15 que recebo pelo INSS

    1. Fiquei enternada do dia 23 ao dia 27 o médico me atestou do dia 27 ao dia 01 fui ao médico de novo pois não estou bem ainda decorrente a água no pulmão peguei um outro atestado com outros Cid e ainda não estou bem tenho que retornar o médico no sábado agora dia 07 se outro médico me dá outro atestado com mais 7 dias já estarei na caixa

  5. Bom dia estou de atestado a 14 dias mais ainda não melhorei minhas férias está marcada para o mês seguinte se eu encosta pelo inss vou perde minha férias

    1. Olá gente.
      No meu caso no mês de março entreguei um atestado de 14 dias e agora mês de maio entreguei mais um atestado de 14 dias, ambos tem o mesmo Cid isso me obriga a entrar no INSS?

  6. Meu marido pegou um atesto de 10 dias voltou trabalhou trabalhou 2 semanas e tirou outro atestado de 14 dias outro médico e outro Cid.entra pelo INSS

  7. Uma dúvida, peguei atestado de 15 dias devido uma cirurgia que realizei dia 18/10, devendo voltar ao trabalho dia 02/11 e fiquei sabendo que estou de folga dia 02 , devendo voltar ao trabalho dia 03/11, já entro na caixa por isso ou devo ir realmente amanhã ao trabalho ?

  8. Bom dia, estou no tratamento de hanseníase, a minha médica me deu um atestado de 30 dias, tem validade pra da entrada no INSS, minha perícia foi marcada pra três mês…

  9. Olá bom gostaria de saber, estou gestante de 8 meses e estou com cólicas. Fui na minha médica na quinta dia 30/11/17, e ela me deu 2 dias de atestado, e pediu para mim voltar na segunda. Voltei segunda dia 4/12, e ela me deu mais 13 dias, que totaliza 15 , nesse caso entro para caixa?

  10. Bom dia tem dúvida nas novas regras do INSS, estou com um atestado de 60 dias.
    Trabalho na iniciativa privada no regime da clt. Gostaria de saber qual o procedimento para dar entrada no INSS e para realização de perícia médica e quais documentação deve apresentar.

  11. Boa tarde
    Tenho um atestado de 10 dias
    No 7º dia tinha uma consulta com outra especialidade fiz um procedimento porém não consigo voltar antes do 15º dianeste caso mesmo com Cid diferente entro para o INSS

  12. Gostaria de tirar uma dúvida fiz uma cirurgia peguei um atestado de 14 dias retornei peguei outro de 9 já marquei a perícia porém só daqui 3 meses já tenho número do requerimento não preciso mais apresentar atestados a empresa correto ?
    I outra dúvida a caixa me pagará só os 9 dias do último atestado ou os 3 meses que é quando passo na perícia ? Aguardo uma resposta

  13. QUERIA TIRAR UMA DÚVIDA SIMPLES. POR EXEMPLO, SE EU PEGAR VAMOS SUPOR ATESTADO DE 30 DIAS OS OUTROS 15 QUEM PAGA É O INSS, OK? NESSE CASO DEPOIS DOS 30 DIAS EU VOLTO E O PRA RECEBER O RESTANTE TENHO QUE ENTRAR NO INSS? TO MEIO CONFUSO

  14. bom dia peguei atestado de dois dias ,voltei pro trabalho trabalhei dois dias e tive que pegar mais 15 dias entro no INSS.trabalho como vendedora em uma farmacia.

  15. Boa tarde Ari. Sendo o atestado médico de 30 dias e você empregado de empresa ou equiparada, ou seja, não é doméstico, nem contribuinte individual, nem segurado especial, receberá os primeiros 15 dias pela Empresa, a partir de 16º dia receberá do INSS, o que para tal deverá ser requerido pelo 135 o auxílio doença. Pode ocorrer de a perícia acontecer após os 30 dias do total do atestado, quando já tiver retornado ao trabalho, mas que precisa comparecer a perícia para receber esses dias do INSS.

  16. Boa noite, estou com uma dúvida cruel, não entendo nada de perícia, estou gestante de 13 semanas e estou de atestado a meses, são dias variados, e hj ao meu esposo ir na empresa deixar um atm, informaram a ele q minha perícia está marcada para o dia 06 de março. Minha dúvida é, nesse tempo daqui para a data marcada tenho que continuar apresentando atestados, vou continuar recebendo dinheiro, quem me pagará nesse período, a empresa mesmo?

  17. Bom dia fiz uma cirrugia e o medico me deu 15 dias vou ter que entrar na caixa porque minha empresa não quer receber o atestado…pois não voltei a trabalhar ainda essa e minha primeira semana em casa

  18. Neste mes peguei um atestado de um dia com minha filha que estava consultando
    E dois dias pedois indo trabalha me acidentei e machuquei a cravicula o medico ortopedista me deu 15 dias
    Tenho.que passar pelo inss
    Pois la no.meu trabalho falaram que tenho.que ir la
    Nao sei o que fazer.

  19. Boa noite! Dia 29/11/17 Peguei um atestado de 10 dias. Vou no médico dia 31/01/18 se eu pegar um atestado de 15 dias com o mesmo cid entra no Inss?

  20. Boa noite
    Fiz uma cirurgia e o médico me passou um atestado com 8 dias depois me passou um com 3 dias
    Fui trabalhar após o vencimento do atestado e no dia seguinte ele me deu mais 8 dias isso é caso de INSS?

  21. Boa tarde .
    Gostaria de tirar uma dúvida,estou gestante de 35 semanas e meu médico me deu um atestado de 30 dias pois minha gravidez e de risco ,como minha empresa me encaminhou para o inss minha perícia foi marcada só para 30 dias depois que acabar meu atestado, meu médico disso que não preciso pegar outro atestado e sim posso já encaminhar o auxílio maternidade. posso tentar renovar o atestado com outro médico ou posso já encaminhar o auxílio maternidade? Se eu encaminhar o auxílio vai afetar quando eu fizer a perícia? ?

  22. Olá! Preciso esclarecer uma dúvida. Trabalho numa prefeitura que tem previdência própria. Entrei de atestado 15 dias iniciado no dia 02/02/2018, e eles pediram perícia que foi agendada 6 dias depois do meu primeiro atestado acabar ou seja dia 21/02/2018. Meu médico porém me deu novo atestado de mais seis dia, e junto enviou um laudo pedido meu afastamento das funções , onde foi concedido 30 dias pelo perito da previdência. Ocorre que no dia 09/03/2018 fui comunicada que minha licença havia vencido desde o dia 03/02/2018. O que seria incompatível com a data da perícia pois se fui a perícia no dia 21/02/2018, ente do que é o.perito me deu 30 dias de acordo com o laudo como ele alegou que venceu no dia 03, vale ressaltar ainda que o mês de fevereiro são 28 dias. O perito alega que meu laudo estava datado do.dia 02/02/2018, e que concedeu a licença a partir dessa data. Ou seja ignorou os atestados e me concedeu apenas 10 dias de licença e não 30. Assim protocolei novo atestado no dia 09/03/2018, porém caso a prefeitura determina que protocole até 48 horas pelas contas corretas deveria ter sido protocolado até o dia 06/03/2018, pois desconta 29 e 30 de fevereiro e conta 3 e 4 de março. Eles não aceitaram o meu atestado marcaram nova perícia para o dia 20/03/2018, onde apresentei no laudo datado do dia 16/03/2018, onde meu médico pediatra mais 60 dias de afastamento e o perito, vale ressaltar que é o mesmo, negou o pedido de 60 dias me concedendo apenas mais trinta dias a contar do dia 16/03/2018. Além disso foi descontado 8 dias do meu salário. Como devo proceder? A partir de que data ele deveria ter concedido o afastamento? Ele não deveria ter me comunicado? A perícia não deveria ter ocorrido nesse período?

  23. Bom dia em Fevereiro eu fiz uma pequena cirurgia no dia 27 de fevereiro o médico me deu 9 dias de atestado em março dia 27 de março eu fiz outra cirurgia o médico me deu 7 dias de atestado por isso eu tenho que ir para o INSS que na minha empresa foi alegado que dentro de 60 dias eu botei mais de 15 dias de atestado Mas sendo que eu botei dia 27 de fevereiro 9 dias aí fechou o mês 27 28 ficou 7 dias para março aí eu fiz outra cirurgia no caso ficou certo para março mais 7 dias 14 mas o mês Fechou então ficou 12 dias no mês de março e mais dois dias no mês de abril que ficou dia primeiro dia 2 para completar os atestados

  24. Gostaria de saber se posso voltar a trabalhar antes do dia da minha perícia, pois meu atestado de 20 dias se encerra 15 dias antes da perícia do INSS..

  25. Me afastei por 4 dias (CID Causa desconhecida). Depois por mais 10 (CID DE REPOUSO/GESTANTE). Depois mais 1 (CID REPOUSO/GESTANTE). Corro o risco de ir para o INSS?

  26. Levei uma pancada no braço fui ao hospital dia 8 do 5 2018 no dia seguinte fui ao médico do trabalho la ele mim avaliou e mim deu 15 dias a parti do dia 9 ao dia 23 nesse casa vou ter q ir ao INSS ou não??

  27. Coloquei 14 dias de atestado,vou folgar 2 e por mais 14 por sou gestante e nao consigo trabalha,no mes de junho farei o mesmo,com esses dois dias irei ao Inss???

  28. Boa noite , eu fiquei afastado por 45 dias , aí acabou o atestado o INSS deu mais 2 meses pra perícia , aí fiquei sem trabalhar , só que quando fui nessa última perícia eu perdi a hora , aí eles deram mais 2 meses pra mim esperar passar na perícia , aí eu não entendi nao posso ir trabalhar sem passar na perícia e agora ? Ser que eu continuo recebendo ?

  29. Fiquei afastada por 15 dias voltei ao trabalho depois de 2 dia voltei a passar mal fui no medico ele me deu mais 15 dias eu tenho que passar pelo Inss ou não ??

  30. Gostaria de saber o seguinte. Peguei atestado de 15 dias se eu voltar a trabalhar e depois de 2 ou três dias precisa entrar novamente de atestado é pela empresa ou pelo inss

  31. no dia 08 de junho fiz uma cirurgia na mão, retirada de um cisto cinuvial e peguei 15d . teve o recesso e voltei ao médico o qual me deu mais 15 só em julho… o atestado estar sendo encaminhado pra o INSS . como proceder?

  32. Ola peguei um atestado por conta de uma cirurgia dia 29/06 de 10 dias. Logo após foram minhas férias e deveria retornar dia 29/07. O médico me deu mais 15 dias, eu ja seria afastado pelo inss?

  33. Bom Dia!
    Eu realizei uma cirurgia dia 17/08/meu médico mim deu 10 dias, retornei para ele ele mim deu mais 15 dias. Eu estaria coberto até o dia 10/09, só que minha pericia está marcada para dia 28/09. Esses 18 dias que eu estaria descoberto precisaria eu ter mais atestado, logo q eu n estaria apto a trabalhar ainda?

  34. Bom dia!
    No dia 27 de agosto peguei um atestado de 15 dias, voltei e trabalhei 15 dias.
    Fui a uma nova consulta dia 10 de setembro e a medica me deu um novo atestado de 14 dias.
    No primeiro consta o CID mas no segundo não. Minha empregadora falou que pediu a contadora dela
    para me encostar pelo INSS e que agora sou obrigada querendo ou não.
    Gostaria de saber se isso procede?

  35. Peguei 14 dias de afastamento porem nao estou apto a voltar a trabalhar…vou pegar mais uns dias e assim entrar no inss…receberei os dias que ultrapassar os 15?

  36. Ganhei 15 dias de atestado do dia 14 ao 28,voltei ao médico ele me deu mas 7 dias ,sendo que essas 7 dias vence hj 5/10. Queria saber o que faço?pois meu atestado já vendeu os dias .. o médico me liberou para trabalhar,sendo que liguei pra empresa avisando que eu iria trabalhar no dia 6/10,a empresa me informou que o dh vai me mandar um papel para eu estar ligando para o inss! Sendo meus dias de atestado já acabaram,já estou até sem o gesso na mão! queria saber o que faço. Obg

  37. Bom dia por favor mim tira uma dúvida, Peguei uma tendinite no trabalho o médico mim deu um atestado de 15 dias e passou uma ressonância a coluna e usg pediu pra mim retornar com os exames, se mim liberar pra voltar a trabalhar a empresa pode mim demitir obrigada

  38. Boa noite… to afastado da empresa a 2 meses. Sendo q meu atestado vai vencer agora dia 29/11. E meu retorno so ta previsto pro dia 12/12. Vou ter problemas com esses dias 11dias sem atestado. Pois no inss tenho q apresentar os atestados na ordem certa dos dias parados? Dei entrada no inss ja

  39. Boa noite estou na dúvida, eu peguei um atestado de 15 dias devido uma cirurgia e retornei ao trabalho no 16° dia e trabalhei por 7 dias e retornei ao médico e ele me deu mais 15 dias fiquei afastada no dia 07/11 retornei no dia 21/11 trabalhei por oito dias, e outro atestado comecara a contar a partir do dia 29/11 sendo que foram os mesmos CID 20, então devido isso o RH da empresa em que trabalho me informou que estou pelo INSS e não tenho direito a férias ? Isso é verdade

  40. BOM DIA
    POR GENTILEZA , VOU ENTRAR DE FÉRIAS NO DIA 02 DE JANEIRO , QUE POR SUA VEZ JÁ ESTÁ ASSINADA A ALGUNS DIAS , MAS TEM UM PORÉM EU TBM ESTAVA AGUARDANDO PA FAZER UMA CIRURGIA DE VARIZES , ONTEM A TARDE O HOSPITAL LIGOU E ME INFORMOU QUE A MESMA SERÁ NESTE SÁBADO 29/12/2018, FALEI COM O PESSOAL DO RH MAS ELES ME DISSERAM QUE NÃO TEM MAIS COMO INTERROMPER AS FÉRIAS , MAS TAMBÉM NÃO POSSO DESISTIR DA CIRURGIA , POIS ESTOU ESPERANDO A ALGUNS ANOS NA FILA DO SUS, COMO DEVO POCEDER? NÃO SEI , SEI MAS PARECE QUE ESTOU SENDO LESADA , SERÁ ? ME AJUDEM POR FAVOR .

  41. Por favor gostaria de sabe como faço para me afasta do trabalho não consigo mais fazer o meu trabalho pois fui ao medico e tenho um atestado de 15 dias é o outro de 10 dias eu não estou com posibilidadd de volta ao trabalho como devo prosegui

  42. Sou empregada doméstica. Tenho três atestados que somados dão 15 dias (4/2 a 18/2). Pedidos de exames para dias 08/03 e 13/03. Estive na perícia dia 20/2 e ela foi indeferida. Voltei na médica e ela me deu um atestado com quatro CD e dizendo que não posso carregar peso. Não consigo trabalhar. Como fica meu pagamento?

  43. Paguei um atestado de 12 dias retornei o trabalho trabalhei mais 2 dias e me afastei por mais 12 dias com o mesmo CID, isso nessa situação a empresa pode me encaminhar para o INSS?

  44. Bom dia! Tenho atestado intercalados e juntos Soman dezessete dias, pela mesma doença. Posso entrar no INSS por conta desses atestado?

    1. Olá gente.
      No meu caso no mês de março entreguei um atestado de 14 dias e agora mês de maio entreguei mais um atestado de 14 dias, ambos tem o mesmo Cid isso me obriga a entrar no INSS?

  45. Oi tô com 4 atestado 1 de um dia 1 d 3 mais um de 7 mais um d 5 devido um problema q tenho no meu joelho devido este problema precisei d pega estes atestados são d médicos diferentes mas são do msm problema !!!! Consigo da entrada no INSS ?????

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais