Programa CAT do INSS


A Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) é uma obrigação do empregador e uma proteção aos direitos do cidadão e da dignidade do trabalhador. Nos termos da Lei 8.213/91, a empresa deverá comunicar o acidente do trabalho à Previdência Social até o primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência e em caso de morte, de imediato, à autoridade competente, sob pena de multa.

Esta comunicação pode ocorrer de duas maneiras: via formulário, a ser entregue em uma Agência da Previdência Social ou por meio do programa CAT via internet, disponibilizado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O programa CAT é um aplicativo que permite o cadastramento da CAT em tempo real, desde que preenchidos os campos de conteúdo obrigatório. Seu propósito é imprimir mais celeridade ao processo de comunicação do acidente e proporcionar maior comodidade ao empregador, pois a transmissão passa a ser feita pela própria empresa, em seu estabelecimento, sem necessidade de deslocamento a uma agência do INSS.

O aplicativo também possibilita a impressão do formulário da CAT, para os casos em que por algum infortúnio não seja possível a transmissão online. Caso isso ocorra, confira o artigo: Como preencher a CAT – Passo a Passo, no qual é possível consultar de forma detalhada como deve ser o preenchimento do formulário.

Como registrar a CAT Online no INSS

Para registrar a CAT é preciso realizar o download do aplicativo. Contudo, uma vez instalado o programa, sua utilização é bastante intuitiva e não abre margem para erros em seu manuseio.

O aplicativo permite o cadastramento da CAT, disponibilizando tela a tela todas as informações constantes no formulário da CAT, de forma que a orientação de como preencher a CAT mencionada acima, também é útil para a operacionalização do aplicativo.

Além disso, o programa permite consultar a última CAT cadastrada, possibilita a reimpressão da CAT cadastrada, da CAT parcial e a impressão do formulário em branco, como citado.

É importante ter em mente no momento do cadastramento, que uma vez transmitidas as informações ali contidas não há como cancelá-las. É possível solicitar ao INSS a alteração de alguns campos, mas não será possível cancelar o documento. No momento de iniciar o cadastramento da CAT o sistema exibe a seguinte mensagem:

Confirmação Programa CAT online

Para maiores informações sobre a impossibilidade de cancelamento, confira o artigo: É possível cancelar a CAT?.

Além disso, caso o aplicativo fique inativo por mais de trinta minutos, as informações serão perdidas e o cadastro terá que ser reinicializado. O programa mostrará essa notificação quando for inicializado.

Download do Programa CAT do INSS

O programa CAT contribui de forma considerável para que as empresas cumpram os prazos estabelecidos pela Lei 8.213/91 e a sua utilização deve ser incentivada, pois traz benefícios para o empregador e o empregado.

O download do aplicativo pode ser feito na página da Previdência Social, que está disponível no link abaixo:

⇒ Download – Programa CAT do INSS.

A instalação do aplicativo é tão simples quanto a sua utilização, sendo necessário apenas comandar a execução. Quando concluída, será criado um ícone na área de trabalho para acesso ao programa.


Veja também

Comentários

  1. Thairon Souza'

    Qual procedimento recomendado a fazer quando o sistema cat 4.0 não esta respondendo, no caso aparece uma mensagen dizendo failed to connect.

    Responder
  2. Jenilson Jorge Pedroso

    Baixei o aplicativo.
    Informei a CAT através dele.
    Foi informado o número da CAT.
    Mas não consegui imprimí-lo.
    O aplicativo informa que devo imprimir pelo navegador (!?).
    O que devo fazer para imprimir?

    Responder

Comentário