DDS Ginástica Laboral

Confira o DDS Ginástica Laboral e sua importância para a segurança e saúde dos trabalhadores.

Juntamente com o avanço da tecnologia e da medicina, surgem novas doenças, parece que quanto mais se evolui cientificamente, mais a saúde do ser humano é afetada. Vivemos em uma era muito acelerada e de pessoas multitarefas, isto é, cada indivíduo possui diversos papeis a serem desempenhados.

No entanto, entre tantas funções, as pessoas deixam o autocuidado em último plano, tornando-se pessoas cada vez mais aptas a adoecerem. É a imunidade que cai, é a pressão do dia a dia que estressa, são as compulsões por substâncias psicoativas ou mesmo pela comida, é a ansiedade que marca o século.

Para esquivar-se destes problemas e desfrutar dos avanços contemporâneos, é preciso cuidar de si mesmo tanto física como mentalmente, um dos cuidados mais importante é o exercício físico, este auxilia em diversos aspectos, uma modalidade de atividade física é a ginástica laboral.

A ginástica laboral é uma modalidade de exercício físico realizado no ambiente de trabalho, é planejada e orientada por um profissional especializado, isto é, um educador físico ou um fisioterapeuta. As práticas costumam incluir alongamentos, exercícios aeróbicos simplificados e de relaxamento.

O momento em que se realiza a ginástica laboral pode ser no início da jornada de trabalho, antes de iniciar as atividades do trabalho, configurando, portanto em uma ginástica preparatória, com foco no aquecimento para o início do dia.

Por outro lado, pode ser nos intervalos durante a jornada de trabalho, configurando o tipo ginástica compensatória, neste tipo costuma-se praticar exercícios de relaxamento, respiração e alongamento.

A duração da prática costuma ser de 10 a 20 minutos diariamente ou em dias alternados, conforme a necessidade percebida.

⇒ Leia também: Benefícios da Ginástica Laboral para a Saúde do Trabalhador.

Vantagens da ginástica laboral

Sabemos que qualquer exercício físico contribui com a saúde mental e física de quem pratica.Além disso, confira a seguir quais os benefícios específicos da ginástica laboral:

  • Bom humor: a atividade física faz com que sejam liberados hormônios relacionados com o prazer e sensação de bem-estar, como a endorfina e a serotonina.
  • Estímulo cerebral: imaginamos que a atividade física mexe apenas com o aspecto musculoesquelético, mas envolve também o sistema neurológico, de forma que movimentar-se faz com que diferentes áreas do cérebro sejam ativadas, tornando o praticante mais criativo e produtivo;
  • Circulação sanguínea: a ginástica laboral contribui com uma jornada de trabalho mais eficaz, pois aprimora a circulação, o que proporciona mais funcionalidade de todos os órgãos do corpo;
  • Respiração: sem dúvida, qualquer atividade física melhora a oxigenação e isto promove mais eficiência, ou seja, mais produtividade com menos esforço, causando menos cansaço. Além disso, respirar melhor ajuda no controle das emoções e evita diversas doenças;
  • Tempo: muitos funcionários alegam não ter tempo ou recurso financeiro para realizar alguma atividade física após o horário de trabalho, por isso, a ginástica laboral é uma oportunidade de driblar o sedentarismo;
  • Socialização: a prática pode ser um momento descontraído e com presença de vários colegas, assim, fica mais fácil se socializar. Além disso, como já foi dito, a atividade física melhora o humor, o que também contribui ao se relacionar;
  • Redução da tensão: tanto o alongamento e o relaxamento, como os aeróbicos, auxiliam na descontração muscular, o que evita problemas como torcicolo, dores de coluna, LER, má postura, além de diminuir a fadiga;
  • Benefícios cognitivos: estudos provam que a atenção e concentração humana após tende a cair após certo tempo, por isso, a ginástica laboral compensatória contribui com a retomada da atenção, tornando o trabalho menos cansativo e, portanto, mais produtivo e satisfatório.

Vale acrescentar que o profissional, ao preparar o planejamento da prática, deve considerar o nicho da empresa, o perfil dos trabalhadores e o tipo de atividades que são executadas pelos trabalhadores.

Estas questões são importantes na escolha do tipo de exercício que será passado, por exemplo, se a maioria dos colaboradores trabalham sentados, o foco deverá ser na correção postural e assim por diante.

Compartilhe o texto:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais