Os problemas do Excesso de Confiança no Local de Trabalho


Saiba os problemas do excesso de confiança no local de trabalho.

Por mais que algo seja bom, passa a ser algo prejudicial quando em excesso, ou seja, é importante ter equilíbrio em tudo, inclusive na autoconfiança.

É preciso ter confiança em si mesmo, nas experiências, nos conhecimentos e na própria tarefa, a confiança impulsiona o profissional para o sucesso, auxilia no relacionamento com colegas, chefes, clientes e torna a pessoa mais eficiente e produtiva, etc.

Pode-se perceber que a confiança é realmente benéfica, mas é fundamental esclarecer que só tem benefício quando há equilíbrio. O excesso de confiança pode ocasionar diversos problemas no trabalho, acompanhe o texto para entender melhor sobre o assunto.

Excesso de Confiança nos Relacionamentos Interpessoais

A autoconfiança é essencial para que o ser humano consiga se relacionar com as demais pessoas, principalmente no ambiente de trabalho, onde há hierarquia. Porém, o excesso de confiança pode atrapalhar a forma como um funcionário se relaciona com os colegas e com os gestores.

Ter autoconfiança excessiva pode fazer com que a pessoa se torne ou pareça alguém arrogante, sem humildade, que não aceita opiniões e ideias diferentes, tampouco ordens e regras.

Além disso, pessoas excessivamente autoconfiantes costumam evitar contato com as demais pessoas, pois se sentem suficientes na própria companhia, o que dificulta ainda mais o relacionamento com estas pessoas.

Excesso de Confiança e Exposição aos Riscos

O profissional que confia muito no seu desempenho geralmente é aquele profissional que é altamente experiente, realiza as mesmas tarefas e desempenha a mesma função há muito tempo.

O problema é que quando há excesso de confiança no seu modo de fazer, o trabalhador passa a realizar a tarefa automaticamente, perdendo a concentração, atenção e o foco na tarefa, isso pode expor o trabalhador e outras pessoas aos acidentes de trabalho.

Além disso, muitos profissionais deixam de usar os equipamentos de segurança de forma adequada devido à confiança excessiva que possuem. A autoconfiança em excesso leva a pessoa a um pensamento inconsciente de ser invencível e inatingível, porém este pensamento é natural durante a infância, na vida adulta é preciso ter cautela, principalmente quando há risco de acidentes no ambiente de trabalho.

Problemas do Excesso de Confiança da Empresa

Quando são os gestores da empresa que têm excesso de confiança, há um risco enorme. Pois neste caso, o número de pessoas que são afetadas é ainda maior. Isto é, quando a autoconfiança excessiva é uma questão de toda uma empresa, isto afeta na cultura organizacional, afeta na sociedade e claro, nos funcionários.

Os gestores que confiam em excesso no mercado, no potencial da empresa e na segurança dos trabalhadores, ela se expõe mais facilmente aos riscos, pois deixa de acompanhar as mudanças na economia do país, deixa de observar as possíveis melhoras que a empresa pode alcançar, deixa de traçar novos objetivos e acaba se estagnando.

Além disso, a empresa com excesso de confiança expõe seus funcionários ao risco de acidentes e a doenças ocupacionais, pois deixa de prover as condições adequadas que garantem a segurança do trabalho.

Como ter Confiança sem Ocasionar Problemas

Ter confiança em si mesmo, no seu trabalho e na sua empresa é algo que o trabalhador busca constantemente, porém podemos concordar que é o excesso de confiança é que pode ser prejudicial, quando há equilíbrio só há benefícios.

Para que o trabalhador ou a empresa tenha confiança sem que ocasione problemas é preciso que juntamente com a confiança, haja cautela, humildade, atualização, capacitação e pré-visualização das situações presentes e futuras.

Em suma, o excesso de confiança pode ser considerado um desajuste que deve ser reconsiderado e modificado. Geralmente está acompanhado de imprudência, estagnação, preguiça, atitude de protelar e falta de visão crítica.


Veja também

Comentário