A importância da Comunicação no Ambiente de Trabalho

O ser humano é um ser social, que utiliza a linguagem como o principal meio de se relacionar, por isso a comunicação é algo extremamente importante na vida, inclusive no trabalho.

A comunicação adequada contribui em diversos aspectos, na saúde, na segurança e no bem-estar tanto individual como de um grupo. Por isso, as empresas e os trabalhadores devem sempre procurar estabelecer uma boa comunicação.

Este texto se propõe a apresentar o conceito de comunicação e relacionar a importância da comunicação com a segurança e a saúde do trabalho, portanto acompanhe a leitura!

O que é comunicação?

Comunicação consiste basicamente em um processo de troca de informações, podendo ser elas verbal (falada ou escrita) ou não-verbal (símbolos).

No dia-a-dia não percebemos, mas ocorrem diversos fenômenos durante o processo de comunicação. Entenda abaixo os componentes da comunicação:

  • Emissor: quem envia a informação;
  • Receptor: quem recebe a informação;
  • Mensagem: a própria informação;
  • Canal: o modo pelo qual a mensagem foi enviada (fala, escrita);
  • Ruído: falha na comunicação (mal compreensão da informação, mensagem mal elaborada, mensagem repassada várias vezes sem clareza, etc).

Estes componentes são fundamentais para compreender a importância da comunicação.

A importância da comunicação na gestão

Os gestores de uma organização devem conhecer como operar a comunicação no ambiente de trabalho, pois a importância da comunicação envolve a melhora nos resultados, melhora nos relacionamentos, na liderança e inclusive, como medida preventiva contra doenças ocupacionais e acidentes do trabalho.

Dessa forma, é interessante que os gestores procurem ouvir seus funcionários e clientes, bem como se pronunciarem diante dos mesmos, no entanto comunicar-se não é apenas trocar informações, é preciso saber como fazê-lo, mantendo a comunicação limpa, clara, direta, sem duplos sentidos e sem ruídos. São os ruídos que causam mal entendidos, que podem ocasionar em diversos prejuízos, por exemplo, os acidentes de trabalho.

Importância da comunicação na segurança do trabalho

A importância da comunicação no ambiente de trabalho é o principal instrumento de desempenho de todas as tarefas laborais e de atendimento, sem ela a organização simplesmente não existe.

Por isso, é preciso que os gestores planejem a comunicação quando o assunto for segurança do trabalho, é inaceitável que haja ruído, isto é é imprescindível que todos os trabalhadores consigam entender claramente todas as informações que concernem à segurança.

Para que haja compreensão de todos, o planejamento deve considerar o grau de escolaridade do trabalhador, os fatores socioeconômicos, bem como deficiência auditiva, neste caso é importante adequar a informação ao canal compreensível para tal pessoa.

A prevenção contra acidentes de trabalho envolve as instruções por parte do SESMT e gestores, compreensão dos avisos de perigo e risco em linguagem não-verbal (placas) e diálogos de alertas entre colegas.

Importância da comunicação na saúde do trabalhador

Assim como para evitar acidentes de trabalho, a comunicação também é capaz de contribuir com a preservação da saúde do trabalhador. A importância da comunicação adequada, sem ruídos, é que ela proporciona inúmeros benefícios no dia-a-dia do trabalho, evitando vários problemas que poderiam desencadear doenças ocupacionais.

  • Melhorar no relacionamento: uma boa comunicação contribui com a resolução de conflitos, melhorando a forma de se relacionar com colegas e com a chefia, o que auxilia ainda no aumento de satisfação no trabalho e na redução de estresse.
  • Boa compreensão: quando a comunicação é adequada, há menos mal entendidos e isto evita erros e reprimendas, o que ocasiona em melhora da motivação e na redução de conflitos.
  • Informação: ser informado sobre os riscos de movimentos inadequados, do mau uso dos EPI’s, da má manipulação de objetos, da má postura, contribui com o aumento da atenção e do cuidado durante o desenvolvimento da tarefa;
  • Liderança: o líder que compreende a importância da comunicação, sabe a importância que existe no reconhecimento do trabalho realizado, da recompensa, sabe como corrigir os erros sem ofender o ser humano, sabe como motivar seus funcionários. Tudo isso contribui com maior bem-estar do colaborador.

Compartilhe o texto:

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais