DDS Gentileza gera Gentileza

É muito comum, no dia-a-dia, a gente se deparar com pessoas pouco gentis, seja sendo atendido no caixa de um supermercado, em uma loja, seja logo pela manhã sem receber a resposta de um bom dia autêntico.

Qual será o motivo pelo qual as pessoas não cumprimentam adequadamente um conhecido, um colega? Pode-se imaginar que as pessoas têm a autoestima tão afetada, isto é, tão elevada ou tão baixa, que deixam de ser gentis por acreditar que a outra pessoa não seja ou se sinta digna do seu “olá”, do seu “bom dia”, do seu sorriso, etc.

O ser humano é um ser social, por isso, seja na academia, na escola, na faculdade, no ambiente de trabalho, na rua, não importa a classe social, o nível de escolaridade, a cor ou a opção sexual, é sempre essencial que haja gentileza entre as pessoas, pois gentileza gera gentileza.

Gentileza gera gentileza

Se a pessoa não é gentil por si mesma, ela pode aprender com o exemplo. Da mesma forma, a grosseria de alguém pode influenciar uma resposta também grosseira, no entanto cabe a você decidir qual exemplo você pretende dar. Pode ser difícil, mas responder com gentileza à uma grosseria educa a pessoa a longo prazo, fazê-la refletir e assim, passar a ser mais leve e gentil.

É nesse sentido que a gentileza gera gentileza, ou seja, pelo exemplo. O problema é que pode ser mais difícil despertar a gentileza no próximo do que despertar grosseria, por isso, é preciso paciência, no primeiro bom dia, talvez a pessoa irá responder ainda com um tom inesperado, mas com o tempo o bom dia gentil será retribuído, pois trata-se de um comportamento condicionado.

É importante dizer que gentileza começa com os pequenos gestos, como o bom dia exemplificado antes, mas alguns gestos são mais impactantes e muito importantes no convívio social. Por exemplo, ceder um assento para alguém que esteja em pé há mais tempo do que você, oferecer água ou café a um colega ou cliente, oferecer ajuda a um colega que está muito atarefado, abrir a porta para alguém, deixar que a pessoa ao seu lado passe primeiro que você em determinado local, segurar o elevador para um colega.

Além disso, comportamentos gentis envolvem também a maneira como você se porta nos lugares, isto é, a pontualidade, o vocabulário, o modo como pede e agradece favores, ser atencioso com o próximo, etc.

⇒ Leia também: A importância de respeitar as diferenças no ambiente de trabalho.

Porque as pessoas não são gentis?

DDS Gentileza gera Gentileza

Realmente o mundo hoje está muito acelerado, a falta de tempo é algo que está nas nossas justificativas sempre. Porém, o real motivo de cada vez haver menos pessoas gentis é justamente pelo motivo de que gentileza gera gentileza, ou seja, quanto menos pessoas derem o exemplo, menos pessoas serão contagiadas e terão o hábito de ser gentis, é uma bola de neve.

Além disso, a sociedade contemporânea tem enaltecido o individualismo, de forma que todos se voltam para si, ignorando o próximo, diminuindo a importância e as necessidades do colega, todos esperam um ato gentil, mas nem todos dão o exemplo, pois se acham dignos de receber gentileza, mas não consideram o próximo digno de receber sua gentileza.

⇒ Leia também: DDS Respeitar o Colega de Trabalho.

Gentileza no Trabalho

Gentileza gera gentileza também no trabalho, afinal, as pessoas passam a maior parte do seu dia no ambiente de trabalho, é geralmente o lugar onde as pessoas iniciam seu dia, de forma que os colegas, os clientes e os chefes são umas das primeiras pessoas com as quais têm que se relacionar no dia-a-dia. Por isso, começar o dia com gentileza faz com que seu dia e o dia do próximo comece bem.

A gentileza no trabalho beneficia a si mesmo, as pessoas ao redor e à empresa. Todo mundo sai beneficiado, olha só:

  • Saúde: tratar as pessoas e ser tratado com respeito, gentileza, cordialidade faz com que o humor melhore, as respostas são em nível fisiológico, isto é, hormônios relacionados ao prazer e bem-estar entram na corrente sanguínea, melhorando as funções orgânicas e psicológicas, evitando problemas emocionais que poderiam desencadear diversas patologias;
  • Sucesso: é muito difícil ver pessoas bem-sucedidas sendo grosseiras, pois a maioria dos profissionais de sucesso são gentis, educados, generosos, ajudam o próximo a se erguer também. Além disso, a gentileza atrai mais clientes, mais oportunidades, mais aliados;
  • Produtividade: gentileza gera gentileza e gera também resultados, pois quando a pessoa está bem-humorada, aberta, espontânea, ela rende contribuindo no resultado da empresa e nas relações humanas;
  • Segurança: gentileza gera também notoriedade, você passa a ser conhecido, a ter amigos, as pessoas se importam com quem é gentil, por isso, contribui com a segurança no trabalho, isto é, os colegas se preocupam com seu bem-estar, auxiliando com situações de risco seja através de um diálogo, de um alerta ou mesmo em situações mais sérias, como acidentes.

Espero que tenham gostado do Dialogo Diário de Segurança (DDS). E lembre-se sempre, gentileza gera gentileza.

Compartilhe o texto:

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais