DDS Excesso de Confiança


Tudo em escassez ou em excesso é prejudicial, até mesmo coisas positivas como a confiança. Jamais imaginamos que a confiança pode ser algo negativo, mas se pensarmos bem, podemos verificar que o excesso de confiança pode causar diversos problemas.

Por outro lado, é importante ter o pé atrás em diversas ocasiões. O medo é um mecanismo de sobrevivência, não deve ser algo considerado negativo, por isso, no ambiente de trabalho é importante ter receio, medo e cautela em diversos aspectos.

Excesso de confiança x Medo

Ter medo não significa que a pessoa não seja confiante, mas significa que esta pessoa é cautelosa, realista e que possui a autoconfiança necessária, na medida certa. Vale ressaltar também que muitas vezes a negligência de cuidados ocorre devido não somente ao excesso de confiança, mas também à falta da mesma, de forma que a pessoa precisa se arriscar para provar que não tem receio, ou seja, é um mecanismo de auto-afirmação, quando na verdade, o essencial é ser confiante e cauteloso na medida certa, funcionando como mecanismo de sobrevivência e auto-cuidado.

Exposição a Riscos

Se expor aos riscos devido ao excesso de confiança não prejudica apenas a própria segurança, mas também a das demais pessoas envolvidas, isto é, colegas, visitantes, clientes e chefes.

As atitudes mais comuns do excesso de confiança que te expõe aos riscos são:

  • Realizar brincadeiras no ambiente de trabalho utilizando materiais, máquinas e equipamentos;
  • Negligenciar o uso de EPI’s, isto é, não utilizar adequadamente os capacetes, luvas, botas, máscaras, óculos, protetores auriculares e respiratórios, etc;
  • Realizar as atividades de formas inadequadas, com pressa ou de forma distraída;
  • Negligenciar a manutenção de máquinas.

⇒ Leia também: Os problemas do Excesso de Confiança no Local de Trabalho.

Você tem excesso de confiança?

Para saber se você é uma pessoa que possui excesso de confiança, responda mentalmente se concorda ou não com as seguintes afirmativas, depois você mesmo irá avaliar o resultado:

  1. Nem sempre me parece possível que algum acidente ocorra comigo.
  2. No dia-a-dia penso nos riscos que existem ao meu redor.
  3. Utilizo corretamente os equipamentos de segurança individual.
  4. Aconselho ou oriento os colegas a utilizarem corretamente os EPI’s.
  5. Faço “zoação” com colegas que se preocupam com a segurança.
  6. Faço brincadeiras usando o meu posto de trabalho, como máquinas, materiais ou equipamentos.

Se das seis afirmativas, você concordou com a 1, a 5 ou a 6, você provavelmente possui confiança excessiva, irresponsabilidade e, portanto, sua segurança e dos seus colegas a seu redor está comprometida. No entanto, se você concordou com a 2, 3 ou a 4, você possui mais responsabilidade, maior senso de segurança e autocuidado.

O excesso de confiança pode indicar imaturidade, desejo de auto-afirmação, necessidade de provar ser invencível ou inatingível, irresponsabilidade, etc. Há pessoas com excesso de confiança que podem indicar, inclusive, um desejo inconsciente contra a vida, pois a exposição frequente e constante aos riscos podem ser uma forma alternativa relacionada ao suicídio.

Portanto, tanto as pessoas com baixa autoconfiança quando as com excesso de confiança devem repensar suas atitudes no ambiente de trabalho, bem como questionar o real motivo de agir de maneira negligente consigo mesmos e alguns casos devem considerar até psicoterapia.

Gostou do DDS Excesso de Confiança? Então, acompanhe o Blog Segurança do Trabalho pelas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram e Google plus.


Veja também

Uma ideia sobre “DDS Excesso de Confiança

Comentário