A importância da Segurança do Trabalho

Saiba a importância da segurança do trabalho. As normas de segurança do trabalho visam proteger os trabalhadores, a própria empresa e em sentido amplo, a sociedade em que se insere.

A importância da Segurança do Trabalho nas Empresas

O objetivo maior das implementações decorrentes da segurança do trabalho é manter a saúde e segurança do trabalhador. No Brasil há trinta e seis normas regulamentadoras, emitidas pelo Ministério do Trabalho, que norteiam as ações das empresas nesse sentido.

À primeira vista, a manutenção de uma estrutura que garanta o cumprimento da norma e propicie um local de trabalho adequado e seguro ao trabalhador pode parecer um custo sem retorno. Entretanto, o número de empresas que investem em itens de segurança do trabalho tem aumentado, haja vista os reflexos positivos que essa estrutura propicia.

Um ambiente de trabalho seguro, com iluminação adequada, acústica apropriada, que confere os Equipamentos de Proteção Individual (EPI), evita acidentes e diminui os riscos de incidência de doenças ocupacionais e como reflexo disso, tem-se menos afastamentos, maior produtividade, estabilização do Fator Acidentário de Prevenção (FAP) e outras vantagens.

Assim, tem-se que manter uma estrutura de segurança do trabalho é de suma importância para as empresas, pois vai além do simples cumprimento da norma legal.

A importância da Segurança do Trabalho para o Trabalhador

O Brasil possui uma das legislações mais avançadas do mundo no que concerne à proteção do direito do trabalhador na relação com o empregado e isso se estende aos requisitos de segurança do trabalho.

Quando se analisa a importância da segurança do trabalho levando em consideração o aspecto humano, não há dúvida de que o maior interessado no cumprimento da norma e no investimento em ações de prevenção de acidentes é o próprio trabalhador.

Toda a normativa envolvendo a segurança do trabalho, os investimentos feitos pela empresa, as comissões formadas e demais ações providenciadas pelo empregador são para garantir a integridade física e mental do trabalhador.

É preciso pontuar, ainda que os trabalhadores devem ter consciência dessa importância e se portarem como efetivos colaboradores das empresas, não se recusando a fazer uso do EPI e a seguir as normas de segurança.

A importância da Segurança do Trabalho para a Sociedade

O dicionário define sociedade como a reunião de pessoas unidas pela origem ou por leis. Com essa definição já é possível compreender em parte a importância da segurança do trabalho para a sociedade, porque está se falando do todo. Os impactos gerados pela implementação das técnicas de segurança do trabalho ou por sua ausência, alcançam a todos, mesmo que indiretamente.

Uma sociedade que possui um número excessivo de acidentes de trabalho tem por consequência, menos leitos disponíveis nos hospitais, maior concessão de benefícios previdenciários acidentários, redução da população economicamente ativa, queda na produção das empresas, entre outros.

Sendo assim, a importância da segurança do trabalho para a sociedade é tão intrínseca quanto a sua importância para o trabalhador e para a empresa. A valorização e a eficácia da legislação trabalhista dependem de uma sociedade ativa e consciente de seus direitos e deveres, e o desenvolvimento dessa sociedade evolui a partir do cumprimento das normas, inclusive aquelas referentes à segurança do trabalho.

Compartilhe o texto:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais