O que é NEBOSH?

Saiba o que é NEBOSH. Confira!

Conhecimento é algo que nunca é demais, ainda mais quando se trata de Segurança do Trabalho. Com o objetivo de capacitar o profissional para o cumprimento das responsabilidades na área, o curso NEBOSH não se restringe apenas aos trabalhadores que atuam na área da segurança do trabalho, sendo também perfeito para os setores de Gestão de Pessoas e Saúde Ocupacional.

O NEBOSH é excelente também para os profissionais que lidam diariamente com a saúde e qualidade de vida no trabalho. Tal como, é uma ótima opção para médicos, advogados, engenheiros e arquitetos, especialistas ou não em segurança do trabalho.

Cerca de 35 mil pessoas de mais de 120 países obtêm o certificado NEBOSH anualmente. O curso é ministrado em diversos idiomas, incluindo o português.

Você agora saberá o essencial sobre este diploma e como ele pode ser importante na sua vida profissional.

O que é NEBOSH?

NEBOSH é uma entidade que desde 1979 oferece cursos ligados aos setores ao meio ambiente, segurança e saúde do trabalho. Surgido no Reino Unido, o órgão possui mais de 600 locais que oferecem cursos preparatórios para a obtenção do seu certificado.

O individuo que adquire o NEBOSH tem direito a ser membro do Instituto de Segurança e Saúde Ocupacional (IOSH), podendo ser também membro da mesma entidade e associado do Instituto Internacional de Gestão de Risco e Segurança (IIRSM).

O que significa NEBOSH?

NEBOSH é uma abreviação de National Examination Board in Occupational Safety and Health (Conselho Nacional de Avaliação de Segurança e Saúde Ocupacional, em português).

O que é o Certificado NEBOSH?

O Certificado NEBOSH é de nível internacional, aumentando consideravelmente as chances de emprego fora do Brasil. Independentemente disso, o profissional estará apto para trabalhar de uma forma mais segura e melhorando o seu desempenho.

Para obtê-lo, o candidato necessita fazer um curso em um local credenciado. Durante os estudos, ele entrará em contato com toda a teoria relativa às áreas da Segurança do Trabalho, Saúde Ocupacional e Meio Ambiente, ao mesmo tempo que se prepara para uma prova que testa os conhecimentos de cada candidato e que no final fornecerá o Certificado de Conclusão do curso ou o diploma NEBOSH, dependendo do seu desempenho na avaliação.

A importância da certificação NEBOSH

Um profissional precisa atender às exigências do mundo globalizado de hoje, logo ele precisa se reciclar sempre com cursos de formação, agregando conhecimento e melhorando o seu currículo.

O certificado NEBOSH é reconhecido internacionalmente, portanto é um grande diferencial no currículo, principalmente do profissional que trabalha na área da segurança e saúde do trabalho.

No Brasil, algumas empresas multinacionais adotam o NEBOSH como requisito para contratar um funcionário da área de segurança e saúde do trabalho. No entanto, apesar do certificado existir desde o final dos anos 70, poucos profissionais o possuem no país, pois os cursos começaram a ser ministrados há pouco tempo em português, aumentando a chance das pessoas que não dominam a língua inglesa realizá-lo.

Independentemente da obtenção do certificado, o conhecimento adquirido ao fazer o curso preparatório para a certificação NEBOSH, proporcionará ao profissional novos conceitos e qualidades conforme os padrões  e as exigências mundiais no âmbito da segurança do trabalho, saúde ocupacional e meio ambiente.

Compartilhe o texto:

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais