DDS Novembro Azul

Hoje, trataremos sobre o DDS Novembro Azul. Confira o texto!

Na sequencia, do mês de outubro e de toda a movimentação em prol da prevenção do câncer de mama através do Outubro Rosa, o foco em novembro se reverte para os homens. Durante o penúltimo mês do ano, a mobilização é destinada a conscientização do câncer de próstata e a saúde do homem em geral.

Vale destacar que novembro foi selecionado em função do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, comemorado sempre no dia 17 de novembro. Afinal, se trata do sexto tipo de câncer mais frequente no planeta e com maior ocorrência nos homens.

No entanto, a prevenção segue sendo a melhor maneira de tratamento, uma vez que a descoberta precoce do câncer de próstata aumenta drasticamente as chances de recuperação total.

De acordo com o senso popular, o homem não cuida muito de sua saúde. Normalmente, só marca uma consulta médica quando é cobrado veementemente pela esposa, amigos ou familiares. Portanto, o Novembro Azul acontece, justamente, para quebrar esse paradigma com ações de conscientização e da busca frequente por cuidados médicos.

Basicamente, o homem não deve procurar o seu médico de confiança apenas quando se sentir indisposto. Mas, precisa realizar todos os exames de rotina dentro dos prazos indicados para ter a garantia que o seu estado clinico seja excelente. E essa mobilização e conscientização deve acontecer dentro de casa, no ambiente acadêmico e também no local de trabalho.

É comum que as empresas adotem atividades de conscientização durante o Outubro Rosa, mas esse exemplo deve ser seguido também no Novembro Azul. Essa iniciativa pode representar o aumento significativo da vida de muitos homens, já que o diagnostico antecipado do câncer e o início imediato do tratamento reduzem consideravelmente o risco de morte.

O trabalhador também precisa tomar medidas para evitar o aparecimento desta enfermidade, sendo que manter hábitos alimentares saudáveis é um excelente começo. Mantendo uma alimentação repleta de cereais, grãos, legumes, verduras e frutas e também realizando exercício físico com regularidade, você mantém a sua saúde fortalecida.

De acordo com peritos na área de preparação física, cerca de meia-hora por dia de pratica esportiva é suficiente para afastar o risco de câncer, problemas cardíacos, sedentarismo e obesidade.

Outra sugestão para garantir um estilo de vida adequado é reduzir o consumo de bebidas alcoólicas e nem pensar na possibilidade de fumar. São pequenas ações que podem fazer toda a diferença na sua rotina.

Ao seguir essas sugestões, o homem tem tudo para se sentir muito mais motivado, disposto e bem humorado para enfrentar os desafios do seu cotidiano.

É importante ressaltar que o exame clínico mais usado e eficiente, juntamente com o teste de sangue, para descobrir a incidência do câncer de próstata é o toque retal. Por causa disso, os especialistas afirmam que a partir dos 45 anos, os homens necessitam realizar o exame de próstata (toque retal e o exame de sangue) todos os anos.

Os principais sintomas são problemas para urinar, redução da potencia do jato de urina e mudança na vontade de urinar. Além disso, as pessoas que contam com parentes que sofreram com a doença devem informar esse histórico aos seus respectivos médicos.

Compartilhe o texto:

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais