Para que serve a CIPA

Muitas empresas têm a obrigatoriedade de possuir uma CIPA, mas para que serve e quais são suas atribuições dentro de uma empresa? Vamos entender qual é o objetivo de uma CIPA.

Segundo a Norma Regulamentadora nº 05, a Comissão Interna de Prevenção de AcidentesCIPA tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

A CIPA deve ser implantada em todas as empresas e é composta por representantes do empregador e dos empregados, de acordo com o dimensionamento previsto no Quadro 1 da NR-05 (Dimensionamento da CIPA).

O objetivo da CIPA de maior importância é o de estabelecer uma relação de diálogo e conscientização tanto dos empregados como empregadores, visando uma melhor condição de trabalho.

Agora que sabemos qual seu objetivo principal, vamos conhecer as principais atribuições de uma CIPA dentro de uma empresa.

Para que serve a CIPA na empresa

E dentro de uma empresa, para que serve a CIPA? A CIPA funciona como um representante, será a voz dos trabalhadores, responsável por identificar os principais riscos dentro da empresa e receber sugestões dos funcionários. Vamos conhecer de forma mais específica suas atribuições.

A CIPA tem por atribuição a identificação dos riscos no ambiente de trabalho, elaboração do mapa de riscos e do plano de trabalho que possibilite a ação preventiva na solução de problemas de segurança e saúde do trabalho, realizar inspeções no ambiente de trabalho, realizar a avaliação do cumprimento de metas fixadas em seu plano de trabalho. É um trabalho contínuo, que deve ser feito de tempos em tempos para uma atualização dos riscos.

Há responsabilidade de divulgação de informações relativas à segurança do trabalho aos funcionários, por exemplo, promover a SIPATSemana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, evento que promove palestras, oficinas e seminários relativos à segurança e saúde no ambiente de trabalho. Além disso, participar, anualmente, em conjunto com a empresa da Campanhas de Prevenção da AIDS.

Outra atribuição importante da CIPA é colaborar na elaboração e implantação dos programas de segurança e saúde da empresa, como PPRA, PCMAT, PCMSO, dentre os outros programas.

A CIPA deve trabalhar em conjunto com o SESMTServiço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, como no requerimento da paralisação de máquinas no setor onde considere haver risco grave e iminente à segurança e saúde dos trabalhadores. Além disso, participar junto ao SESMT da análise das causas de doenças e/ou acidentes de trabalho, propondo também medidas de solução nos problemas identificados.

Um forte elo entre a CIPA e o SESMT geram resultados positivos para a segurança e saúde dos trabalhadores. A CIPA dentro de uma empresa necessita da atenção tanto da gerência como dos trabalhadores para que sua função seja cumprida e que seus resultados sejam produtivos e positivos.

Compartilhe o texto:

2 Comentários

  1. CIPA em certas faculdades e universidades públicas e privadas não funciona porque as diretorias causam entraves aos cipistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais