DDS Outubro Rosa

O décimo mês do ano é reconhecido mundialmente pelas atividades de proteção a saúde da mulher.

O Outubro Rosa é uma iniciativa que prega a conscientização das mulheres e da sociedade em geral, a respeito da importância das ações de prevenção e do diagnóstico precoce para o câncer de mama.

Basicamente, essa campanha ocorre com mais força durante o mês de outubro e conta com um símbolo muito conhecido: o laço rosa.

Normalmente, o Outubro Rosa é lembrado no Brasil e no mundo através de esforços publicitários, matérias em veículos de comunicação de alcance local e nacional e ainda com iniciativas dentro de empreendimentos privados ou públicos com o objetivo de incentivar o autoexame.

E neste contexto, muitas empresas acabam por realizar DDS Outubro Rosa, ou seja, o Dialogo Diário de Segurança (DDS) que trata-se de uma simples orientação e conscientização sobre o tema, justamente, para incentivar as trabalhadoras à realizarem o autoexame e os exames clínicos necessários, como a mamografia.

A história do Outubro Rosa começa na década de 1990 com a realização da primeira Corrida pela Cura, efetuada em Nova Iorque, nos Estados Unidos, que vem acontecendo todos os anos desde a data.

Mas, apenas em 1997 é que algumas entidades americanas passaram a fazer a promoção de ações direcionadas para o diagnóstico e a prevenção do câncer de mama, selecionando o mês de outubro como grande palco para atividades em todo o mundo.

Hoje em dia, o Outubro Rosa é celebrado em diversos países com o objetivo de incentivar a participação de jovens, adultos e idosos no combate a doença e também de disseminar informações, promover a conscientização sobre a enfermidade, gerar maior acesso aos exames de diagnósticos e de tratamento do câncer para ajudar na diminuição dos índices de mortalidade.

Afinal, o câncer de mama é um das doenças que mais atinge as mulheres no Brasil, segundo informações publicadas pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) são aproximadamente 55 mil novas pacientes no país todos os anos.

Vale lembrar que a faixa etária continua sendo um dos fatores de risco primordiais, uma vez que quatro entre cada cinco mulheres com câncer de mama apresenta mais de 50 anos de idade. Portanto, é essencial destacar que o diagnóstico precoce da doença, que pode ser conseguido através do autoexame ou da mamografia.

Importância do Outubro Rosa para as mulheres

Fica evidente a importância de todas as ações do Outubro Rosa para as brasileiras e mulheres de todas as partes do mundo. Muitas vezes, uma simples ação como o DDS, já é o suficiente para esclarecer dúvidas sobre o exame de toque, a mamografia e até mesmo as chances de cura, que são enormes a partir da descoberta precoce do câncer de mama.

Seja através do DDS Outubro Rosa, uma matéria na televisão ou de informações repassadas por amigas e familiares, a mulher deve compreender a necessidade de zelar pela sua integridade física e de fazer os exames clínicos. E esse cuidado com a própria saúde deve transcender o Outubro Rosa e ocorrer durante todo o ano.

Compartilhe o texto:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais