10 características de um bom estagiário

O momento do estágio é muito importante para os jovens, uma vez que pode ser o primeiro contato com o mercado de trabalho.

No entanto, não existe nenhum manual de instruções para ensinar a como ser um bom estagiário. Mas, toda a ajuda é bem-vinda para que o jovem se saia bem nesta fase de amadurecimento e definição de sua carreira. Por isso, confira a seguir dez características que todo patrão espera de um bom estagiário:

10 características de um bom estagiário

  • Vestuário adequado ao ambiente da empresa: Um bom estagiário precisa, literalmente, estar de acordo com o ambiente de trabalho desde o primeiro dia. Ao ser contratado, você terá a chance de notar qual a dinâmica da empresa. Por isso, vá para o seu serviço com roupas clássicas e não pense em exagerar nas peças e acessórios extravagantes. Muitas vezes, o social sempre é uma boa alternativa para se adaptar na primeira semana.
  • Conheça os seus colegas de trabalho: Mesmo que o seu estágio tenha um tempo predeterminado é importante não se isolar. Afinal, o trabalho fica muito mais espontâneo e satisfatório quando ocorre uma relação saudável com as pessoas a sua volta. Então, um bom estagiário também entende a importância de se enturmar e se mostrar interessado na vivencia de seus colegas nos momentos de folga.
  • Seja educado com as pessoas ao redor: Essa é uma dica que não deve se limitar ao objetivo de ser um bom estagiário. Você deve ser sempre educado com as pessoas que estão a sua volta, especialmente, durante o seu horário de trabalho. A cordialidade é o primeiro passo para construir um relacionamento amigável com colegas, superiores, clientes e colaboradores.
  • Valorize o trabalho em equipe: Um bom estagiário sempre está disposto a auxiliar qualquer pessoa a fazer qualquer tarefa, mesmo que seja algo bastante simples. Essa iniciante pode ser muito bem recebida pelo seu patrão e lhe render até mesmo uma proposta de trabalho formal depois do fim do contrato de estágio.
  • Cumpra a sua jornada de trabalho com pontualidade: Algumas vezes, o estágio é o primeiro contato do jovem com o mercado de trabalho. Portanto, para ser um bom estagiário não deixe de chegar dentro do horário determinado. Esta é uma atitude simples e primordial para quem deseja crescer na carreira.

⇒ Leia também: A importância do estágio para a formação profissional.

  • Bom estagiário deve aprender tudo que puder: Apresentar a disposição de aprender tudo o que puder a respeito do empreendimento que lhe deu uma oportunidade é uma excelente alternativa para um bom estagiário aproveitar esse período de experiência e até mesmo batalhar por uma contratação definitiva.
  • Preste atenção nas novas mídias: Atualmente, todo jovem já nasce conectado e sabendo explorar as novas ferramentas digitais. Mas, será que você está preparado para fazer isso profissionalmente? Afinal, as redes sociais são essenciais para a publicidade de qualquer companhia nos dias de hoje. Então, fique atento e aprenda ainda mais sobre as novas mídias.
  • Mantenha o seu foco nas suas tarefas: Um local de trabalho pode ser totalmente novo para quem está lidando com a sua primeira experiência profissional, mas um bom estagiário precisa se lembrar que será avaliado por seu desempenho na realização de suas tarefas. Portanto, mantenha o foco em seus afazeres e seja produtivo no seu tempo dentro da empresa.
  • Aumente a sua rede de contatos: Esse momento pode ser uma ótima maneira de iniciar ou ampliar a sua rede de contatos. Mesmo que você não seja contratado depois do estágio pode ser lembrado posteriormente ou indicado para outra vaga.
  • Seja um bom estagiário: Fuja da sua zona de conforto, realize as suas tarefas e faça por merecer a oportunidade que lhe foi dada. Não basta passar por um estágio, seja um bom estagiário para ser notado por um desempenho acima da média.

Compartilhe o texto:

1 Comentário

  1. Meu caro, solicito que você escreva uma matéria relacionada com estágio e trabalho para que cursou TST, já com outra profissão e querendo atuar como TST. Aqui em alagoas não dão oportunidades a quem fez este curso depois de anos trabalhando em outra profissão. Meu caso sou formado em Técnico em Agropecuária fiz o curso de TST, mas nem arrumo estágio nem emprego, todos anúncios de empregos pede experiência, como vou ter experiência se sou formado agora no ano de 2013.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais